Flotilhas

Espaço aberto para o debate e tentativa de solução de casos (e fraudes) ufológicos nacionais e internacionais. Com o toque detalhista (e chato) característico da nossa Equipe. Quer se juntar ao time?

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Flotilhas

Mensagem por hsette »

Sociedade Portuguesa de Ovnilogia:

http://www.spo-ovnilogia.com/modules.ph ... =flotillas

“Flotillas” de OVNIs em Portugal

-Mistério Resolvido-

Recentemente surgiu no panorama internacional o fenómeno das “flotillas”, supostas frotas de pequenos OVNIs circulares que aparecem em grande número e que foram exaustivamente fotografadas e filmadas principalmente no México. O fenómeno chegou a ser recentemente capa da Revista UFO nº 109 e tem gerado longa controvérsia.
Acontecimentos recentes fazem-nos crer que a Sociedade Portuguesa de Ovnilogia tem muito possivelmente a resposta para o fenómeno.
Na passada quarta-feira dia 5 de Outubro de 2005, por volta das 15h30, surgiu nos céus de Lisboa um fenómeno idêntico. Mais de cinquenta bolas luminosas brancas foram observadas inicialmente sobre o Monsanto, passando depois por cima das torres das Amoreiras e finalmente sobre o Palácio da Justiça, numa rota Sul-Norte. A observação era em tudo igual à dos filmes do México, onde os pontos luminosos surgiam às vezes em movimento e outras vezes estáticos, alto no céu e sem qualquer tipo de ruído associado. Curioso notar que também em concordância com os filmes do México, havia uma estrutura maior irregular e que ao longe parecia uma pequena nuvem, constatando-se porém que o céu encontrava-se azul e sem nuvens.
O fenómeno relatado foi observado pelo presidente da SPO e pela namorada, quando se dirigia na A5 rumo a uma reunião da sociedade. O fenómeno foi também observado por alguns transeuntes mas no geral passou despercebido, tendo durado cerca de quarenta minutos. De seguida foi contactado o investigador Carlos Teixeira que munido de binóculos (10x25) e da câmara fotográfica Panasonic Lumix DMC FZ10 de 4 megapixeis com um zoom óptico de 12x (420mm) finalmente identificou o fenómeno; na realidade os pontos luminosos eram balões brancos e a estrutura maior e irregular, que no México se especula ser a “nave” principal que comanda a “frota”, afinal um aglomerado de balões. Nuno Silveira confrontado com os dados confirmou também esta conclusão.
Os balões quando primeiramente observados por cima do Monsanto estavam mais perto e em maior número e no final, já por cima do Palácio da Justiça de Lisboa, foram observados mais distantes e em menor número, o que se adequa perfeitamente à explicação de balões que vão subindo desde a sua largada e em que alguns vão rebentando com o tempo. Como havia pouco ou nenhum vento é também normal que os balões fossem vistos a deslocarem-se em ocasiões e noutras parecessem imóveis, de facto, devido à distância os balões até poderiam estar a deslocar-se lentamente pela brisa, mantendo contudo a aparência de estarem parados. Os investigadores notaram também que apesar de haverem alterações na posição dos balões em relação uns aos outros, alguns ficavam exactamente na mesma posição dentro da “formação”.
Embora inicialmente a observação tenha causado alguma confusão, ficou claramente demonstrado após a utilização de binóculos e da máquina digital que são de facto balões brancos, que ao reluzirem parecem metálicos. A explicação é ainda mais aceitável quando se percebe que nesse dia se comemora o dia da “Instauração da República” e que os balões são sem dúvida o resultado de uma cerimónia.
Parece então aos investigadores da SPO que após terem observado pessoalmente o fenómeno e constado as semelhanças entre o visto em Portugal e o relatado no México, que a explicação é muito provavelmente a de balões largados em cerimónias, que neste país, principalmente as religiosas, são extremamente abundantes.
Para concluir importa ressalvar contudo que se admite a hipótese de haverem “flotillas” que não sejam balões e que tenham outra natureza, mas importa principalmente admitir que a hipótese dos balões é sem dúvida a melhor explicação para a grande maioria dos vídeos publicitados até hoje, que são infelizmente feitos sobretudo com câmaras de filmar analógicas, de pouca resolução, de zoom insuficiente, feitos por amadores e que por isso mesmo dificultam muitas vezes a sua identificação como balões.
Quanto à “flotilla” de Lisboa, ela foi sem dúvida o passar inocente de balões largados para comemorar um dos principais capítulos da história de Portugal.
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Ok, ok. Mas no Mexico teriam sido baloes comemorando o que exatamente? E deve ser uma grande comemoraçao, pois os "baloe" de la foram vistos varios dias...

E o que dizer sobre 1986, aqui na "Noite Oficial" dos UFOs? Estavamos comemorando o que? E porque os caças nao conseguiram chegar perto dos baloes tupiniquins? Alias, segundo relatos dos proprios pilotos da FAB, os "baloes" driblaram todos os movimentos... teria sido um verdadeiro baile. Seriam nossos "baloes" mais inteligentes que os luso-mexicanos?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

O caso foi unvestigado pelo Dr. Nuno Silveira da SPO ( Sociedade Portuguesa de Ovnilogia) e refere-se a 2 acontecimentos um em Lisboa outro no México em determinada altura e o que se prova nesse artigo é que nestes 2 casos tratavam-se de balões, se consultarem o site podem ver as diversas comparações de fotografias que o provam.

Cumptos
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Devagar aí com as conclusões. Quem viu realmente os filmes de flotilhas do México não se engana. Balões não viajam a grande velocidade, não manobram nem mudam de posição contra o vento. Pensem nisso! Balões seguem o vento, como nuvens. 8)
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Ja disse e torno a dizer o caso especifico referido no artigo têm a ver com um caso particular no México por isso não se retirem conclusões percipitadas, vão lá leiam o artigo completo vejam as fotos e depois opinem

ps: editei o post para acrescentar que segunda feira vamos ter mais desenvolvimentos e fotos sobre este caso, o Dr Nuno Silveira informou-me pessoalmente de tal facto, eu estou a tentar obter autorização para depois publicar aqui o caso todo completo incluindo fotos

Abraço
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
NunoSilveira
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Out 2005, 15:15

Mensagem por NunoSilveira »

Olá a todos! Obrigado Britan por teres respondido a algumas perguntas por mim. É um prazer estar neste forum e um prazer pela primeira vez nele participar.

De facto o artigo publicado centra-se sobretudo no caso de Lisboa, a conclusão é de que no dia 5 de Outubro os ovnis eram na realidade balões. Depois o artigo faz alguns paralelismos com os fenómenos no México e que não podem ser ignorados. Creio que a grande maioria das frotas filmadas são de facto balões. Mas irei demonstrar melhor numa versão actualizada que planeio publicar até segunda feira.

Mas não quero com isto dizer que TODOS os OVNIs são balões! Atenção! Apenas quero dizer que no caso das frotas, a grande maioria o será. Quanto às festas no México, tal como dito no artigo, são inumeros os feriados religiosos, é questão de se compararem as datas das filmagens com feriados nacionais.

Abraço a todos,

Nuno Silveira
Euzébio
Gerente
Mensagens: 3982
Registrado em: 29 Nov 2003, 07:15
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Euzébio »

Olá, Nuno Silveira! Seja bem vindo ao nosso fórum!
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

É um prazer enorme pessoal ter aqui o caro e meu bom amigo Dr. Nuno Silveira ( eu sei que ele fica danado pelo trato de Dr), posso dizer com toda a clareza a todos aqui no forum que o Nuno é um dos grandes da ovnilogia Portuguesa e o trabalho de campo dele é notavel, espero um destes dias conseguir que o Filipe Gomes também comece com alguns posts que eu sei que voces vão adorar.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

O Dr Nuno Silveira acabou o seu relatório sobre flotillas e teve a gentileza de o deixar publicar aqui no Vigilia, por favor, leiam com atenção e comentem

http://forza.no.sapo.pt/flotillas.swf
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Belo trabalho, Dr. Nuno Silveira e Ricardo.
Creio que os fenômenos observados recentemente no México se enquadram bem no ocorrido e elucidado em Lisboa.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

O mérito é todo do Nuno eu só me limitei a dar uma mao na publicação :wink:
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
picoassirio
Mensagens: 7
Registrado em: 10 Nov 2005, 16:48
Localização: Portugal

Mensagem por picoassirio »

Oi pessoal.

Já venho atrasado neste tópico, mas cá vai:

Penso que foi o Gustavo que mencionou o caso da noite dos ovnis no Brasil, ocorrida em 1986, um caso memorável a vários nivéis. Mas atenção que o encontro de uma solução para um ou mais casos, não significa que todos os ovni ou especialmente grupos de ovni, sejam balões...

Quando se faz a comparação estamos a falar nas ondas de frotas recentes no México, que basicamente são sempre semelhantes. Vi várias vezes as filmagens feitas no México, durante 2004, e a inicio achei que muitos dos argumentos eram acertados e que não poderiam ser balões, principalmente por manterem aparetemnte a distancia entre si. Num entanto há uma ou outra filmagem onde se vê claramente os balões a moverem-se de forma ondulada, como ao sabor do vento. Nas filmagens não dá para ver a direcção de onde está o vento, nem a sua velocidade. Os objectos observados estão mesmo muito altos e a essa distancia podem enganar muito. Quando vi as fotos de Lisboa, não só as da SPO, mas de mais testemunhas, fiquei convencido de que os ovni filmados no México, nesta vaga de frotas, eram balões. Descobrir de onde vieram é dificil, mas não impossível.

Abraço de Filipe Gomes
Done
Mensagens: 13
Registrado em: 07 Jan 2006, 14:45

Mensagem por Done »

Acho ridicula essa ideia dos balões, eu não vi as filmagens, mas li todas as reportagens da UFO e vi varias imagens, e pelo oque vi, não eram balões.