Clima - Motivos para preocupações

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Euzébio, Alexandre, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Moderadores

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Clima - Motivos para preocupações

Mensagem por lulu »

O efeito estufa na Terra não é novidade. O planeta já passou por isso há cerca de 55 milhões de anos. Os motivos eram outros, mas a catástrofe pode se repetir.

Vejam a reportagem da Folha no link abaixo:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien ... 4115.shtml
Editado pela última vez por lulu em 15 Abr 2006, 15:13, em um total de 2 vezes.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Rina
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Jan 2006, 21:53
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por Rina »

http://www.worldjumpday.org

O pessoal deste site pensa que se 600 milhões de pessoas pularem ao mesmo tempo, podem alterar a órbita do planeta e com isto alterar o clima.
A intenção é parar o aquecimento global, aumentar o número de horas diárias e criar uma temperatura mais homogênea.
Cientistas alemães da ISA/Münshen publicaram uma reportagem que confirma a tese de que a órbita da Terra poderia ser alterada com um grande volume de pulos.
No site, citado acima, tem como se cadastrar como um dos pulantes, e uma animação mostrando como seria a alteração.....
Imagem
Imagem
Imagem
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Acho que o salto ja foi aqui discutido,para mim.... :(

Em relação ao aquecimento o artigo esta muito bom, este ano cá, em Portugal assistimos a fenomenos ineditos como o nevao em Lisboa e no Alentejo, as previsoes para nós são de Verões mais quentes e secos e Invernos mais extremosos com temperaturas negativas em todo o Pais, a propósito um metereologista famoso Portugues falava outro dia num especial de informação o seguinte:

O efeito de estufa no planeta só esta a adiar aquilo que era suposto acontecer, o planeta passados 15 000 anos iria entrar num ciclo de frio como aconteceu ha 15, 20 000 anos atras, alguem possui mais informações?
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

Não queiramos "tapar o sol com a peneira". O que precisaria ser feito urgentemente é sim parar com o desmatamento que hoje ocorre desmedidamente em todo o Brasil, principalmente na Amazonia, chamada de pulmão da Terra, além disso a poluição jogada em nossa atmosféra está muito além dos limites aceitáveis( se é que existe algum tipo de poluição aceitável). Enquanto os "acordos" como o Tratado de Kioto não forem respeitados e cumpridos por todos e as pessoas não tiverem consciência de suas atitudes destrutivas para com o nosso planeta a catástrofe continuará à galope em nossa direção e sinceramente não creio que seja com alguns "pulinhos" que conseguiríamos consertar esta situação.Talvez esteja perto o dia em que tenhamos de levar um puchãozinho de orelha da NATUREZA para que possamos acordar .
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

O problema é que não há evidências definitivas de que seja a atividade humana o fator relevante nas alterações climáticas ora vistas.
Uma corrente importante de especialistas afirmam que tais alterações são cíclicas e naturais, e que a redução da emissão de gases poluentes pelo ser humano teria um impacto irrelevante. É nesses especialistas que os EUA se fiam.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

hsette escreveu: Uma corrente importante de especialistas afirmam que tais alterações são cíclicas e naturais, e que a redução da emissão de gases poluentes pelo ser humano teria um impacto irrelevante. É nesses especialistas que os EUA se fiam.
Muito conveniente pra eles, os EUA, visto que são eles uns dos maiores poluidores no planeta e que teriam reduzidas drasticamente as cifras de sua economia com o controle da emissão de poluentes que hoje despejam em nossa atmosfera. Por outro lado se a Terra passa por transformações de tempos em tempos ,então, não nos resta muito mais do que esperar, ou então, procurar meios de sobreviver à estas mudanças que estão por vir. Certo? Conseguiríamos???
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

Sem dúvida a Terra passa por modificações importantes em períodos mais ou menos grandes. Já tivemos duas ou três glaciações, inundações universais e desertos infindáveis. Apesar disso, não deveríamos apressar as coisas poluindo o planeta. Se mantivéssemos nossas vidas num regime de não interferência, ficaríamos sujeitos apenas ao inevitável e nossas chances seriam maiores. Do jeito que temos agido, estamos abrindo nossa própria sepultura.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Bom, o pessoal da Nova Eca tem certeza de que é culpa do Ecóbulus. Alias, finalmente me deram uma explicaçao excelente(!) para o fato de as Voyagers terem alcançado os confins do SS sem ter se quer vislumbrado sinais do maldito planeta: é que ele fica sempre contra o sol, e por isso nao podemos ve-lo.

:shock:

(Posso vomitar agora?)

Claro, um planeta entre o Sol e a Terra nao faria um eclipse. Curiosamente, quando perguntei se minha amiga ja tinha feito observaçoes de manchas solares alguma vez, ela fugiu do assunto. Eu imagino, do alto da minha ignorancia, que durante esse tipo de observaçao, e neste caso particular de alinhamento, ver-se-ia o maldito.

Imagino tambem a orbita dele congruente a nossa. Claro, um pouco mais interna. Qual a chance de isso se formar? Bom, enfim, talvez tenha sido obra divina. :roll: Mas mesmo assim, numa orbita desse tipo, como essa m**** poderia chocar-se contra nos!?

...agora eu posso vomitar?
hsette escreveu:O problema é que não há evidências definitivas de que seja a atividade humana o fator relevante nas alterações climáticas ora vistas.
Independente disso, como trata-se de algo que nao pode ser remediado posteriormente, pelo principio da precauçao a mata deve ser preservada. Se for provado posteriormente que nao ha relaçao do desmatamento com o clima, pois, desmate-se.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Recentemente, vi no site da BBC um estudo publicado, este também muito conveniente aos interesses norte-americanos, em que se afirma que as florestas localizadas em zonas temperadas contribuem para o aquecimento global.
Assim, o reflorestamento só faria sentido se for feito em regiões tropicais.
Mais uma vez, o ônus recai sobre sobre nós, uma vez que a maioria dos países desenvolvidos situa-se em regiões temperadas, e nós brasileiros, bem como a maioria dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento estão em zona tropical.
Dá pra desconfiar.
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

Abaixo, algumas das idéias de Martin Keeley, geólogo e professor convidado na University College of London, um dos principais defensores da idéia de que o homem não é o responsável pelo aquecimento da terra.
Independente de concordar ou discordar, temos de admitir que ele tem razão quando diz que devemos nos apressar em tomar medidas adaptativas para enfrentarmos o que parece inevitável.

“O clima muda, e é isso mesmo. Esperar a estabilidade permanente dos padrões climáticos demonstra uma falta de compreensão básica das complexidades e instabilidades do clima. À medida em que o meio ambiente muda, a flora e a fauna ou se adaptam ou morrem. A natureza não é sentimental.”

“Com a agora desacreditada curva de temperatura do último milênio (usada pelo Painel em Mudança Climática Inter-govenamental para aumentar a pressão para a aprovação do protocolo de Kyoto), a maioria dos observadores ainda acredita que o clima de hoje é um dos “mais extremos já registrados”. Essa idéia é simplesmente mentirosa. Sabemos através de descobertas geológicas que variações climáticas extremas são a regra.”

“A questão real não é se mudanças climáticas e no nível do mar estão acontecendo e se isso seria bom ou ruim. Elas vêm ocorrendo naturalmente há bilhões de anos. Não encontrei nenhuma prova conclusiva de que a poluição humana causou qualquer significativa mudança climática. Seria mais relevante se perguntar se erupções vulcânicas alteram o clima. Nesse caso, pelo menos, podemos dizer que sim”.

“A única prova apresentada de mudança climática antropogênica é que a industrialização ocidental causou um aumento de temperatura. Porém, ela parece falha, pois os dados são muito recentes para se traçar uma tendência histórica. Não se tem medidas do que estava acontecendo antes.“

“Devemos pensar em como podemos nos adaptar à inevitabilidade da mudança climática e o aumento do nível do mar. Vista assim, a questão das emissões enfrentada por políticos muda totalmente. Eles não precisam mais ameaçar as emissões de países mais industrializados, e sim buscar soluções mais pragmáticas. Em relação ao petróleo, ele vai se tornar provavelmente muito caro para ser usado como uma grande fonte de energia em 25 anos.”

“O aquecimento global é um golpe, aplicado por cientistas com interesses velados, que necessitam ter aulas de geologia, lógica e filosofia da ciência. Ele dá à imprensa uma nova história de terror, é adotado por grupos de pressão e foi transformado em uma nova religião que oferece o inferno a todos os que não modificam seus hábitos.”
Max Diniz Cruzeiro
Mensagens: 112
Registrado em: 10 Set 2005, 09:18
Localização: Brasília

Efeito Borboleta

Mensagem por Max Diniz Cruzeiro »

Segundo a teoria do Efeito Borboleta o bater de asas de uma borboleta deslocaria uma corrente de ar capaz de alterar o ambiente e até provocar, por efeito em cadeia, um tufão do outro lado do mundo.

Se a idéia de deslocamento for adotada por este princípio teremos que o bater de asas de uma borboleta provocaria um efeito reativo bem inferior que os movimentos de translação e rotação do planeta no sistema solar.

Os problemas de destruição interna do planeta são apenas uma componente da difícil equação matemática que fecha as variações climáticas. No entanto os componentes externos são muito mais influentes no meio do que se pensa atualmente.

A característica de adaptabilidade do ser humano ao clima e dos outros animais e plantas não é tão rápida como se aparenta ser. A mutação necessária para um novo biosistema é fabricada em milhares de anos e não uma questão de dias.

Devemos lembrar que o Efeito Borboleta matou os dinossauros, extinguindo as espécies daquele período, numa época em que não havia tecnologia humana afetando o clima. E o culpado pelo efeito foram acontecimentos externos ao planeta que alteraram o clima drasticamente.

Como o efeito externo borboleta é muito imenso e não temos controle tecnológico suficiente, deveríamos estar preocupados na construção de formas inteligentes de proteger a população da extinção, caso tal efeito venha a ocorrer na dimensão dos dinossauros.

Só nos restam estudar a geologia do planeta para saber se tais eventos são cíclicos e determinar a periodicidade que o evento ocorre e que poderia nos levar para a extinção.

A proteção de animais e plantas, olhando do ângulo interno, está mais ligada a preservação de material genético para a ciência e futuras gerações. Nestes materiais encontraremos a solução para muitas doenças, soluções para engenharia, química, física e biologia.

Há que se proteger o ecossistema, para determinarmos a influência externa ao planeta com melhor precisão e tomar as medidas necessárias para a existência do homem moderno.

Max Diniz Cruzeiro
Sempre existe algo para aprender e evoluir para quem quiser conhecimento e evolução. Para quem não quer sempre existirá algo também para se fazer.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

O efeito borboleta esta ligado a teoria do caos nao ao aquecimento do planeta
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Max Diniz Cruzeiro
Mensagens: 112
Registrado em: 10 Set 2005, 09:18
Localização: Brasília

Caos

Mensagem por Max Diniz Cruzeiro »

Quem garante que seja verdade o que me disse? Pode sim o efeito borboleta, ou o caos, está associado ao aquecimento. Estatísticamente é possível.

Max Diniz Cruzeiro
Sempre existe algo para aprender e evoluir para quem quiser conhecimento e evolução. Para quem não quer sempre existirá algo também para se fazer.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

teoria do caos: há ordem na desordem e desordem na ordem.

Falamos aqui nas imprevisibilidades do sistema a teoria do caos mostra-nos que pode haver logica no meio do caos e da desordem, fudamentalmente é isto a teoria do caos.

Em relação ao efeito borboleta eu compreendo onde quer chegar embora o que esteja aqui em discussão é diferente, mas passo a explicar:

O efeito borboleta demonstra a impossibilidade de uma previsão meteorológica perfeita e prova que o determinismo de Laplace para certos casos passa a não funcionar, pois para se ter uma previsão meteorológica de extrema precisão, os dados de alimentação além de serem infinitos, deveriam ser de precisão infinita, portanto, a memória física de processamento de dados também deveria ser infinita. Sendo impossível dispor de tal sistema, é impossível se executar uma previsão determinista nestas bases...


Em relação ao que estamos aqui a discutir, o que se esta a tentar dizer e argumentar são os factos que estão a levar ao aquecimento do planeta e/ou a era glaciar em que deviamos estar neste momento a entrar e/ou como podemos estar a influenciar o sistema biológico natural por isso a teoria da borboleta aqui no meio, é, no minimo uma verdade de lapalice

abraços
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Mensagem por lulu »

:lol: E o calor continua a preocupar. Vejam no link abaixo a reportagem da Folha de São Paulo:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ ... 0801.shtml
O futuro está no desenvolvimento da ciência!