Ruído Oficial: livro mostra como a CIA transformou OVNIs em armas de controle social

Chegou ao público a obra “Ruído Oficial: Como a CIA Manipulou a Ufologia”, de autoria de Gustavo Cornaccioni, uma investigação minuciosa que se propõe a desvendar um dos maiores mistérios do século XX. O livro, publicado pela Edições Cosmos (e disponível na Amazon, neste link), promete mudar a forma como os leitores veem tanto os céus quanto aqueles que tentam controlar o conhecimento sobre eles.
A obra de Cornaccioni demonstra como a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) orquestrou uma complexa e intencional campanha de desinformação sobre objetos voadores não identificados (OVNIs). O objetivo era transformar o fenômeno ufológico em uma arma de controle social durante o período da Guerra Fria.
Através de documentos desclassificados e análises aprofundadas, incluindo material liberado por meio da Lei de Liberdade de Informação (FOIA) do governo dos EUA, o autor revela como a inteligência americana borrou intencionalmente a linha entre realidade, mito e manipulação.
O livro explora casos icônicos como Roswell e as operações secretas do Projeto Blue Book, além de destacar o papel de dissidentes que ousaram questionar a narrativa oficial. A investigação mostra que a estratégia de ridicularização e descredibilização do fenômeno ufológico serviu não apenas para encobrir avanços tecnológicos americanos, mas também para moldar a percepção pública sobre o desconhecido. Se os OVNIs ainda são vistos com escárnio, o livro argumenta que isso é fruto de um trabalho intencional.
Sobre o autor e a publicação

Aos 42 anos, Gustavo Cornaccioni é escritor, roteirista, publicitário, músico e apresentador do O Contato Podcast. A motivação para escrever Ruído Oficial surgiu de sua experiência de dois anos no podcast, buscando responder à pergunta constante dos ouvintes: “mas por que ninguém fala disso?”.
O foco da obra, conforme o autor, não é provar a existência de vida alienígena, mas sim mostrar como a CIA lidou com a ufologia. Além de Ruído Oficial, Cornaccioni, natural de Jaboticabal, SP, já escreveu vários quadrinhos e um livro de contos.
Ficha técnica:
- Título: Ruído Oficial: Como a CIA Manipulou a Ufologia.
- Autor: Gustavo Cornaccioni.
- Editora: Edições Cosmos.
- Data de Publicação: 30 de setembro de 2025.
- Páginas: 144 páginas.
- Avaliação dos Leitores: O livro tem sido bem recebido, com avaliações de 5,0 de 5 estrelas baseadas em 13 avaliações globais na Amazon. É descrito como “muito bem escrito, fruto de pesquisa séria”, “referência indispensável”, e ricamente ilustrado.
“Ruído Oficial” é uma leitura indispensável para entusiastas da ufologia e para qualquer pessoa interessada em entender as conexões entre poder, informação e controle social. O livro é também um alerta sobre como a opinião pública pode ser manipulada e como os meios de comunicação podem ser explorados para esse fim.







