Agência Espacial Européia lançará sonda a satélite de Saturno
Em novembro desse ano, a ESA – Europe Space Agency (Agencia Espacial Européia), deverá lançar a sonda Huygens rumo à maior lua de Saturno, Titan. O experimento da ESA faz parte da missão espacial Cassini, planejada pela NASA, agência espacial norte-americana.
Acoplada à Cassini, a sonda Huygens -que leva este nome em homenagem ao astrônomo Christian Huygens, descobridor de Titan, deverá chegar a Saturno em novembro de 2004, depois de um longo trajeto.
Para chegar ao destino final, por economia de combustível, será utilizado o sistema de empuxo gravitacional. Assim, o experimento tomará impulso passando próximo a Vênus por duas vezes, depois aproximando-se da Terra novamente e, por fim, utilizando a gravidade de Júpiter para conseguir velocidade e finalmente chegar a Saturno.
Titan é a única lua do Sistema Solar que possui uma verdadeira atmosfera. No dia 6 de novembro de 2004, a sonda vai se separar do módulo orbital e entrará nesta atmosfera a uma velocidade de 20 mil km/h. Quando, por força do atrito, a velocidade baixar para 1,4 mil km/h, vai abrir-se um páraquedas. A sonda estará sujeita a temperaturas de até 12 mil graus célcius para, depois, descer lentamente numa atmosfera que atinge temperaturas de até 200ºC negativos.
Durante a entrada, a sonda analisará os componentes da atmosfera, o clima e a procurará por tempestades. Os participantes do projeto esperam encontrar uma composição muito parecida com atmosfera primitiva da Terra, procurando solucionar assim as dúvidas quando às condições que possibilitaram o aparecimento da vida em nosso Planeta. De todos os corpos no nosso sistema solar, só a Terra e Titan têm atmosferas ricas em nitrogênio.
Um dos principais mistérios que os cientistas também esperam esclarecer é se existe uma superfície sólida na lua de Saturno. Por isso, quando a Huygens tiver descido, continuará analisando a superfície até que as baterias se esgotem.
A missão é financiada por 14 países membros da ESA, em conjuto com o Canadá e os Estados Unidos. Uma curiosidade sobre a missão é que, além dos experimentos, a sonda levará um CD-ROM com mensagens gravadas através da Internet por pessoas do mundo todo e que ficará na superfície do satélite esperando ser encontrado por um eventual visitante espacial. Quem quiser deixar sua mensagem pode acessar o endereço da missão, no endereço http://www.huygens.com.