Esquentando Marte

Para os amantes da Ficção Científica darem asas a imaginação.

Moderadores: Moderadores, Euzébio, Alexandre, Cavaleiro, Britan, hsette, eDDy

lulu
Colaborador
Mensagens: 1157
Registrado em: 24 Abr 2005, 10:33
Localização: Estado de São Paulo

Esquentando Marte

Mensagem por lulu »

Marte é o planeta solar mais parecido com a Terra. Tem 4 estações, possui gelo nas calotas polares e tem vulcões, embora inativos, mas é muito frio podendo atingir temperaturas de - 100ºC.

Uma das formas de melhorar o clima do planeta é aquecendo-o. Acrescentar gases estufa em sua atmosfera em quantidade razoável poderia ser uma boa solução, mas é bem difícil de fazer com nossa tecnologia atual.

Andei pensando e encontrei uma forma que talvez seja viável a médio prazo. Colocar em órbita do planeta espelhos refletores com lentes ampliadoras de energia solar de modo que possam captar a luz do sol, ampliá-las em lentes de aumento e retransmitir para Marte potencializando a energia solar recebida pelo planeta.

O que acham? :P :P :P
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por hsette »

O ex-engenheiro da NASA Robert Zubrin, fundador da organização Mars Society ( www.marssociety.org ) elaborou proposta idêntica.
Outra método possível para incrementar a temperatura em 4ºC envolve a detonação de armas nucleares. A premissa básica do método de detonação nuclear envolve uma seqüência de passos. Primeiro a detonação deverá ocorrer no subsolo do polo sul. Essa explosão levantará poeira que irá depositar-se sobre o gelo polar. A coloração escura da poeira absorverá mais energia que a coloração branca do gelo, causando o aquecimento e sublimação do dióxido de carbono. O CO2 atua como gás estufa e aumentará a temperatura do planeta em 4ºC atingindo assim a terraformação parcial.
O método da detonação nuclear requer uma grande quantidade de poeira para cobrir o polo sul. Para ser mais efetiva, a bomba deve explodir embaixo da terra. A penetração ideal é de 97 metros, e deverá ser feita com veículos apropriados, o que está ao alcance da moderna tecnologia atual.
A poeira lançada no ar deverá cobrir uma área de 96.000 Km2 com um diâmetro de 350Km.
Comparada com a área coberta pelo Mt. St. Helena em 1980, o polo sul marciano é insignificante. A erupção do Mt. St. Helena teve a energia estimada de 7 megatons de TNT. Comparando com o polo sul marciano (observando a baixa força da gravidade e a baixa pressão atmosférica) a energia necessária para a bomba é de apenas 13 kilotons (0,013 megatons) de TNT.
A bomba existe, e a maneira de colocar na orbita de Marte também. No mais, uma bomba de 13 Kilotons pesaria 100Kg. É apenas 4% da massa de 2.600Kg da espaçonave Mars Observer recentemente colocada na órbita de Marte.
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

Num pequeno aparte saliente-se que o nosso "Prof.Pardal" acertou e tem a mesma teoria que o Engo da NAsa :lol:
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Diego
Mensagens: 227
Registrado em: 01 Set 2005, 08:34

Mensagem por Diego »

Já vi um documentário sobre aquecer Marte no Discovery, era algo como poluir o planeta para criar uma atmosfera ou algo do tipo já não me lembro. Acho que até isso acontecer já teremos interesses em outros locais.
I'm Diego, and I'm coming to get the rest of you alien bastards.
Alexandre
Moderador
Mensagens: 1353
Registrado em: 07 Ago 2005, 18:10
Localização: Mogi das Cruzes SP

Mensagem por Alexandre »

:wink: