Eu mesmo já tinha chegado a essa conclusão quando escrevi o tópico da propulsão Electrokinetic.
Lulu escreveu
Fonte: Tópico sobre a Propulsão ElectrokineticEu pessoalmente acredito que o problema para se mover um grande objeto com esta tecnologia está na fonte de energia, no tipo de material necessário para reter grandes quantidades de energia elétrica estática e na sua forma de construção entre outros detalhes técnicos.
Certamente o projeto de viagens espaciais baratas ficará comprometido até que se encontre um meio de obter-se guandes quantidades de energia a custo pífio.
Por isso acho que as aventuras humanas no espaço deveriam ficar restritas a órbita baixa, telescópios espaciais e missões com sondas, que tem dado um show de descobertas a custo relativamente baixo. Nunca coloquei fé em foguetes desde que conheci as limitações dos lançamentos e da velocidade deles e as distâncias espaciais envolvidas numa viagem espacial.
A humanidade deveria focar-se na busca de uma nova fonte de energia e no desenvolvimento de materiais supercondutores em temperatura ambiente ou pelo menos com baixa resistividade. Talvez conhecer a verdadeira natureza do Cosmo nos remeta para a solução. Quem sabe não vivemos imersos num potente campo de energia e tudo que temos que aprender é como retirar energia dele? Estou falando da "Free-energy".
Para mim, o futuro das viagens espaciais e da própria humanidade repousa em uma nova tecnologia baseada em descobertas ainda não concebidas que darão início a uma nova era totalmente diferente e inimaginável no momento.