Entre fadas e espíritos

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre

Latorre
Administrador

Mensagem por Latorre »

Dell escreveu:gostaria de saber, quem sabe em um a enquete, quantos dos participantes deste fórum acreditam( ou vivenciam, fica ao gosto do fregues...) fenômenos espirituais....
Isso é necessário para fortalecer a sua fé?

Interessante o conceito de multiverso, Humberto. Grato.
EdDurval escreveu:Realmente precisamos expandir nossos conceitos para podermos ver o que pode estar acontecendo a nossa frente
Está bem claro no texto que o multiverso é um conceito teórico. Como tal, não significa que seja real- pode não passar de especulação. Pode ser a maior balela. Ninguém, sabe. Sendo assim, ninguém pode estar vendo-o, pois simplesmente ele pode simplesmente não estar acontecendo a nossa frente.
pois se fixarmos nossos pés na materilidade pura não poderemos explicar certar ocorrencias.
Explicar ocorrências a partir de pura fantasia (aquela sem o menor indício de existência real) não ajuda muito.

Outra coisa, corta essa de senhor.

E sim, eu já ví coisas que qualquer crente chamaria de fantasma. Sou humano também, dotado de instintos irracionais, e obviamente me assustei, fiquei com medo. Depois, na medida do possível reproduzí (mesmo anos depois) as situações, e tive a grande sorte de em grande parte delas, ter acontecido exatamente a mesma coisa (ou seja, os fantasmas reapareceram). Porém, desta vez munido de racionalidade, eu já havia me preparado previamente, lido a respeito e traçado hipóteses "materialistas" para possivelmente explicar os acontecimentos. Não para minha surpresa, todos eles foram explicados de forma racional, e como desta vez eu fui atrás até o fim, descobrí cada origem. E cada uma delas foi material.

Conclui-se que;
(1) Fantasmas nao existem; ou
(2) Eu, particularmente, não encontrei com fantasmas depois de perder o medo, e portanto, fantasmas tem medo de quem nao tem medo.

Utensilhos voando... ninguém nunca conseguiu filmar isso. Fantasmas tem medo de câmeras. Engraçado, pois eles adoram se exibir para mortais sozinhos e amedrontados, mas fogem dos céticos e das câmeras. Qual explicação você teria para esse fato?
Já tentou fazer uma pesquisa seria em uma casa espirita? uma visita a uma sessão de psicografia ? mesmo que não queira acreditar, isso continua acontecendo
Novamente, as coisas nao dependem de eu acreditar. E qualquer coisa que eu (ou quem quer que seja) precise acreditar para parecer decente, não merece atenção. Sei que as sessões continuam acontecendo. Sei também que as pessoas continuam usando remédios homeopáticos pelos quatro cantos do mundo. E que o pastos da Universal continua prometendo levantar aleijados de suas cadeiras de rodas. Mas isso não garante que esses fatos não passem de charlatanismo. Alias, no que depende de prova, são mesmo.

Claro, pra quem simplesmente acredita, não são necessárias provas. Por exemplo, Peter Pan está sentado aqui do meu lado agora, enquanto eu digito este texto. E claro, eu não tenho como provar isso. Mas nem ligo, porque a maioria do pessoal do fórum usa a fé para aceitar possíveis fatos, como este. Portanto, a maioria do pessoal do fórum vai acreditar em mim. E no Peter, aqui.

Mas para os que continuam duvidando, eu deixarei o Peter escrever o próximo parágrafo. Assume aí, cara.

(sobre os relâmpagos, o Britan respondeu o que eu responderia).
Acreditas que apos o desencarne, nos resta o limbo???
Não.
se assim fosse o que nos impediria de termos o que quisessemos, passando por cima dos outros ?
O bom senso, a decência, a ética. Não o medo de um castigo, mas a consciência de que só se todos forem decentes, o mundo será decente.

Einsteis disse certa vez "Se somos bons apenas por medo de sermos castigados, então somos realmente um povo muito desprezível".

Você só consegue ser bom quando está diante da possibilidade de castigo? Não consegue simplesmente ajudar um necessitado por compaixão? Sim, você tem compaixão. E isso é institivo. Foi criado e lapidado, per secula secolorum, pela natureza. Lindo não?
afinal o que ganahriamos sendo bons ou nos preocupando com os outros?
Um mundo melhor onde ninguém te sacanearia. Mas claro, dar uma de malandrão, é sempre melhor. Alias, é isso que faz do brasileiro um dos povos mais nojentos do globo. Digo isso baseado em fatos, antes que alguém aí se exalte. Semana passada conversava com um importador/exportador, um alemão. Me dizia que na Europa ninguém gosta de negociar com brasileiros, pois eles nao honram os negócios. Pagam metade, recebem a mercadoria e nao pagam o resto. Lindo para a nossa cara. Ouvi isso de um norte-mericano também. E fiquei sabendo de outro fato semelhante a respeito de materiais importados por uma firma daqui de Florianópolis.

Claro, num mundo com jesusno coração, isso não aconteceria.
Não seria uma certeza no nosso subconciente que nos diz que devemos er corretos afim de evitarmos problema futuros?
Talvez por isso não funcione. Se funcionasse, o mundo seria bom. E milhoes de estupradores nao teriam sido soltos ontem, por todo o pais, apos a redução para 2 anos da pena para crimes ediondos.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Ô, Gustavo, manda um abraço para o Peter Pan, sim?

:D

Há uma outra face na moeda: ser totalmente isento de um sentimento de espiritualidade, de "crime e castigo", de "punição" (não que eu seja a favor disto), pode levar alguns homens a cobiçar o poder absoluto, como por exemplo a idéia da Raça Ariana.

:shock:
Ad Honorem Extraterrestris
Dell

Mensagem por Dell »

"Dell escreveu:
gostaria de saber, quem sabe em um a enquete, quantos dos participantes deste fórum acreditam( ou vivenciam, fica ao gosto do fregues...) fenômenos espirituais....

Isso é necessário para fortalecer a sua fé? "

Não é.Se vc sabe ler e interpretar um texto, sinta-se à vontade de votar SIM ou NÃO.Só isso.Ou ignore esta enquete.
Latorre
Administrador

Mensagem por Latorre »

Euzébio escreveu:Há uma outra face na moeda: ser totalmente isento de um sentimento de espiritualidade, de "crime e castigo", de "punição" (não que eu seja a favor disto), pode levar alguns homens a cobiçar o poder absoluto, como por exemplo a idéia da Raça Ariana.
Errado porque:

1. Hitler nao era isento de espiritualidade; era cristao. Comemorava natal e tudo mais.

2. Seu pensamento estaria correto se aquilo que vc chama de espiritualidade fosse a unica forma possivel de evitar o racismo. O que definitiva nao é: raciocinar sobre a mesma origem de todos os povos e até de todos os seres, é o caminho mais curto para ENTENDER que somos iguais e assim respeitar (ao contrário de respeitar simplesmente porque deus disse que é uma atitude nobre). Hoje em dia, com a sociedade menos espiritualizada, foi o desenvolvimento de instituiçoes laicas (o direito e a educaçao) que finalmente tornaram crime o racismo. Ao contrário do que existe desde a mais remota época, nas sociedades mais "espiritualizadas" que se tem noticia. O racismo sempre imperou.

Portanto, "espiritualidade" nao pode ser considerado algo necessário para a bondade humana.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Latorre
Administrador

Mensagem por Latorre »

Dell escreveu:Não é.Se vc sabe ler e interpretar um texto, sinta-se à vontade de votar SIM ou NÃO.Só isso.Ou ignore esta enquete.
E fora isso, nao existe um motivo para a enquete?
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Gustavo Latorre escreveu: Errado porque:

1. Hitler nao era isento de espiritualidade; era cristao. Comemorava natal e tudo mais.
Isto é só fachada, Gustavo. Você duvida que haja muito padreco por aí que seja ateu e materialista? Você considera o bispo Edir Macedo um espiritualista genuíno?
Gustavo Latorre escreveu:2. Seu pensamento estaria correto se aquilo que vc chama de espiritualidade fosse a unica forma possivel de evitar o racismo. O que definitiva nao é: raciocinar sobre a mesma origem de todos os povos e até de todos os seres, é o caminho mais curto para ENTENDER que somos iguais e assim respeitar (ao contrário de respeitar simplesmente porque deus disse que é uma atitude nobre). Hoje em dia, com a sociedade menos espiritualizada, foi o desenvolvimento de instituiçoes laicas (o direito e a educaçao) que finalmente tornaram crime o racismo. Ao contrário do que existe desde a mais remota época, nas sociedades mais "espiritualizadas" que se tem noticia. O racismo sempre imperou.
Não é o meu objetivo tirar o mérito das intituições laicas, acho mesmo muito bom separar espiritualidade e direitos humanos. Apenas considero muito perigoso que o homem se sinta senhor absoluto de si mesmo (e, por conseqüência, dos outros também). Se os generais tivessem (o verdadeiro) sentimento de espiritualidade, será que continuaríamos a assistir às guerras? Será que o Iraque teria sido invadido? E o que dizer da Revolução Rússia, teria realmente acontecido?
Gustavo Latorre escreveu:Portanto, "espiritualidade" nao pode ser considerado algo necessário para a bondade humana.
Se a espiritualidade faz com que os homens se enxerguem como irmãos, como isto não pode ser necessário para a bondade humana?

Se a espiritualidade diz que devemos amar ao próximo como a nós mesmos, e que devemos perdoar não sete vezes mas sim, setenta e sete vezes sete vezes, como isto não pode ser necessário para a bondade humana?

Se a espiritualidade diz que iremos arcar com todas as conseqüências de nossos atos, sejam eles bons ou maus, e que pela espada que ferirmos seremos também feridos, como isto não pode ser necessário para a bondade humana?

Mesmo o mais cético dos homens, ao praticar estas máximas, está sendo espiritualista, ou seja, nem precisa de uma bandeira religiosa.

Talvez isto signifique que a espiritualidade não necessita de uma religião, e que a religião é apenas uma forma de orientar esta espiritualidade.

Mas dizer que sem a espiritualidade o homem é mais íntegro, é mais feliz, eu não concordarei jamais.
Latorre
Administrador

Mensagem por Latorre »

Euzébio escreveu:Isto é só fachada, Gustavo. Você duvida que haja muito padreco por aí que seja ateu e materialista? Você considera o bispo Edir Macedo um espiritualista genuíno?
Independente de o cristianismo de Hitler se fachada ou nao, isso nao serve de base para mostrar que o racismo nazista se originou da falta de religiao.

Macedo nao parece ser um espiritualista genuino. Hitler nao parecia um ateu genuino.
Gustavo Latorre escreveu:considero muito perigoso que o homem se sinta senhor absoluto de si mesmo (e, por conseqüência, dos outros também).
Isso é passar o maior atestado de incapacidade possivel a nos. E como eu disse, o direito laico ainda é infinitamente melhor que o religioso (compare na pratica, o direito ocidental (laico) do árabe (misturado com religiao). Em qual deles vc preferiria ser julgado?

Tem mais algum outro exemplo de direito religioso que seja melhor? Caso contrario, se em todos os exemplos ele for pior que o laico, nao precisamos dele. E pelo contrario, ele provavelmente deve ser abolido.
Se os generais tivessem (o verdadeiro) sentimento de espiritualidade
Falácia do escocês?
será que continuaríamos a assistir às guerras?
Se os generais fossem seres realmente racionais, que via conhecimento entendessem que todos os homens sao realmente iguais, será que teríamos guerras?

E agora? Qual o melhor sistema? A moral religiosa, ou a humanista? Mais uma vez, invoco Einstein: "Se agimos correto apenas para evitar um castigo, entao somos um povo realmente muito desprezível".

Que moral é essa, que só faz certo porque deus quer?
E o que dizer da Revolução Rússia, teria realmente acontecido?
A revoluçao russa nao eh culpa do ateismo. Voce ja deve ter lido inumeras discussoes a respeito.
Se a espiritualidade faz com que os homens se enxerguem como irmãos, como isto não pode ser necessário para a bondade humana?
Porque existem outros meios. Como eu disse, o conhecimento, a instruçao, como mostrei acima. E aí, qual dos dois é mlehor? No mínimo, éxistem 2 formas. Essa moral religiosa só poderia ser considerada necessária se fosse a única forma, se nao houvesse alternativa. E mesmo que pior, existe.
Se a espiritualidade diz que devemos amar ao próximo como a nós mesmos, e que devemos perdoar não sete vezes mas sim, setenta e sete vezes sete vezes, como isto não pode ser necessário para a bondade humana?
Ela diz isso?
Se a espiritualidade diz que iremos arcar com todas as conseqüências de nossos atos, sejam eles bons ou maus, e que pela espada que ferirmos seremos também feridos, como isto não pode ser necessário para a bondade humana?
A razao pode dizer o mesmo. E com o detalhe de explicar o porque, e nao simplesmente de dizer que esta certo e pronto.

Afinal, por que amar ao proximo? Por que? A espiritualidade responde?
Mesmo o mais cético dos homens, ao praticar estas máximas, está sendo espiritualista, ou seja, nem precisa de uma bandeira religiosa.
Como se espiritualidade fosse sinonimo de etica. Espiritualidade é sinonimo de religiao, crença, metafisica, misticismo ou qquer coisa do genero. Existem outras formas de abranger a etica que nao por meio de fantasmas.
Talvez isto signifique que a espiritualidade não necessita de uma religião, e que a religião é apenas uma forma de orientar esta espiritualidade.
Otimo. Mas ela continua precisando de fantasmas. Pra que?
Mas dizer que sem a espiritualidade o homem é mais íntegro, é mais feliz, eu não concordarei jamais.
Ele nao pode ser ético e feliz sem espiritualidade?
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Será apenas coincidência?

Imagem
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Gustavo Latorre escreveu:Isso é passar o maior atestado de incapacidade possivel a nos. E como eu disse, o direito laico ainda é infinitamente melhor que o religioso (compare na pratica, o direito ocidental (laico) do árabe (misturado com religiao). Em qual deles vc preferiria ser julgado?

Tem mais algum outro exemplo de direito religioso que seja melhor? Caso contrario, se em todos os exemplos ele for pior que o laico, nao precisamos dele. E pelo contrario, ele provavelmente deve ser abolido.
Deve estar havendo alguma confusão aqui. Não estou defendendo o "direito religioso", mas sim a religiosidade (ou espiritualidade, como quiser). Eu tinha um professor que dizia, muito acertadamente: O homem só vai ser feliz quando enterrarem o último padre ao lado do último general!

Eu entendo como sendo religiosidade o sentimento inato que o homem tem de uma Força Superior a reger o Universo, assim como a nossa existência.
Gustavo Latorre escreveu:
será que continuaríamos a assistir às guerras?
Se os generais fossem seres realmente racionais, que via conhecimento entendessem que todos os homens sao realmente iguais, será que teríamos guerras?
Sem um sentimento de religiosidade, dificilmente eliminaremos o sentimento de superioridade, Gustavo.
Gustavo Latorre escreveu:E agora? Qual o melhor sistema? A moral religiosa, ou a humanista? Mais uma vez, invoco Einstein: "Se agimos correto apenas para evitar um castigo, entao somos um povo realmente muito desprezível".
Se é para invocar Einstein:

"Science can only be created by those who are thoroughly imbued with the aspiration toward truth and understanding. This source of feeling, however, springs from the sphere of religion...The situation may be expressed by an image: science without religion is lame, religion without science is blind" --SCIENCE, PHILOSOPHY, AND RELIGION: A SYMPOSIUM, 1941.

"My religiosity consists in a humble admiratation of the infinitely superior spirit that reveals itself in the little that we, with our weak and transitory understanding, can comprehend of reality." --[Albert Einstein, from "Albert Einstein: The Human Side", edited by Helen Dukas and Banesh Hoffman, Princeton University Press]

Porque existem outros meios. Como eu disse, o conhecimento, a instruçao, como mostrei acima. E aí, qual dos dois é mlehor? No mínimo, éxistem 2 formas. Essa moral religiosa só poderia ser considerada necessária se fosse a única forma, se nao houvesse alternativa. E mesmo que pior, existe.
Conhecimento e Instrução apenas, nos fariam frias máquinas. Religiosidade apenas, nos faria marionetes.
Ela diz isso?
Sim. Em que anais da Ciência e do Conhecimento podemos encontrar algo parecido?
A razao pode dizer o mesmo. E com o detalhe de explicar o porque, e nao simplesmente de dizer que esta certo e pronto.

Afinal, por que amar ao proximo? Por que? A espiritualidade responde?
Devemos amar ao próximo porque ambos somos falíveis. Ambos cometemos erros e injustiças. Portanto, se quisermos ser perdoados pelas nossas faltas, devemos perdoar antes.

Porque é através deste amor fraternal que iremos conhecer a paz e a felicidade almejadas.

Porque é através do amor que acabaremos com as guerras, as injustiças, os crimes, etc.
Como se espiritualidade fosse sinonimo de etica. Espiritualidade é sinonimo de religiao, crença, metafisica, misticismo ou qquer coisa do genero. Existem outras formas de abranger a etica que nao por meio de fantasmas.
Espiritualidade é sinônimo de que há algo maior do que o homem, algo que de tão grande abrange o Universo, e que nos dá a certeza de não estarmos sozinhos.
Otimo. Mas ela continua precisando de fantasmas. Pra que?
E qual é o problema com os "fantasmas"? Será que temos mesmo a capacidade de conhecer a tudo o que cerca os nossos limitados sentidos físicos? Isto o que você chama de "fantasma" não poderiam ser forças que escapam à nossa compreensão e aos nossos sentidos?

Como explicar as cores do arco-íris para animais que só enxergam em preto-e-branco? Será que não lhes faltaria um sentido físico para as cores?
Ele nao pode ser ético e feliz sem espiritualidade?
Eu acredito que o próprio desejo de fazer o bem já é uma manifestação espiritualista, mesmo que oculta. O desejo de auxiliar o próximo (ser ético) já é espiritualista.
EDurval

Mensagem por EDurval »

Euzébio escreveu:Será apenas coincidência?

Imagem
Pegou Pesado!!!!

Nem todos estão preparados pra essa verdade, irmão Euzébio
Britan
Administrador

Mensagem por Britan »

Deixemo-nos de brincadeiras, dizer pegou pesado é uma hiperbole das grandes ( pleonasmo), metaforas a parte, que defendam aquilo em que acreditam tudo bem, dizer que é essa é a verdade dos factos, desculpem mas é no minimo ridiculo, uma verdade tem que ser comprovada, não experimentada espiritualmente isso me faz lembrar os hippies em woodstock :evil:
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Apenas achei MUITA coincidência a gente aqui discutindo espiritismo e ufologia e a UFO lançando a matéria de capa...

:x

Será coincidência?

Britan
Administrador

Mensagem por Britan »

Era porreiro um scan da revista para analisarmos o conteudo, vai ver o pessoal da UFO vem ao Vigilia buscar noticias :lol:
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
eDDy
Moderador

Mensagem por eDDy »

O tema abrange muitas areas... estamos discutindo espiritismo aqui e muitos outros só nesse forum... nao estou defendendo ninguem, mas axo que se agente nao nos unirmos nao vamos chegar a lugar algum... ficara para os proximos... ou nao... so depende de nós, e essas descisoes sao crucias...
Latorre
Administrador

Mensagem por Latorre »

Euzébio escreveu:Apenas achei MUITA coincidência a gente aqui discutindo espiritismo e ufologia e a UFO lançando a matéria de capa...

:x

Será coincidência?

Frase ambigua. Podes explicar? Fiquei curioso agora. O Britan levantou uma questao interessante. Do que vc fala exatamente? De eles terem se inspirado na gente, ou de ser "a verdade" ( :lol: ) como exclamou o Ed?