Algo no céu em 20/03/2006 em Cabreúva-SP
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Alexandre, Cavaleiro, Britan, hsette, eDDy
Algo no céu em 20/03/2006 em Cabreúva-SP
Tenho 45 anos, sou formada em 2 faculdades, e professora. Nunca acreditei ou deixei de acreditar em ovnis, porque nunca havia visto nada que me levasse a isso. Mas na noite de hj, por volta da 1:00 hr, minha filha foi trancar o portão qdo me chamou para q visse umas 4 estrelas esquisitas no céu, q estava bem limpo. Eram umas 4 ou 5, bem visíveis, q ficavam piscando muito, e as estrelas de fato q apareciam naquele momento no céu não piscavam. tentamos fotografar com uma câmera digital, mas não conseguimos, devido á ausência de luz suficiente. Pegamos então o binóculo, e aí pudemos observar que a luz mais forte, girava ou piscava com as cores azul, vermelha e verde , e ao seu redor aparecia como se fosse um satélite girando em azul. As demais tbm apresentavam o mesmo comportamento, mas acredito q estavam muito distantes, porisso era mais fraco. As mais fracas foram enfraquecendo até desaparecerem, mas no msm lugar, e a mais forte demorou até umas 2:40 para ir desaparecendo. Elas não se moviam, apenas foram ficando mais fracas ou mais distantes, com exceção da mais forte, q as vezes descrevia um movimento circular e voltava ao msml ugar. Por favor, gostaria q alguém nos explicasse o q aconteceu! Grata, meu email e msn é sorayasimoes@hotmail.com.
Viva Soraya:
Para podermos analisar melhor toda a questão e irmos eliminando hipoteses gostaria que me informasse do seguinte:
1 - Localização de onde estava no momento do fenomeno:
1.1 - Cidade onde habita
1.2 - Ponto geográfico do fenomeno ( estava virada para norte, sul, etc)
1.3 - Hora do ocorrido
2 - Descreve pormenorizadamente todos os movimentos dos objectos pf.
Estes são o primeiro passo para detectarmos se poderiam ser satelites, aviões, fenomenos metereologicos etc
O que aqui vamos fazer é tentar achar uma explicação lógica para o ocorrido, soluções fáceis não existem, é bom que tenha essa consciencia, mas para começar era importante facultar os dados acima.
Obrigado
Para podermos analisar melhor toda a questão e irmos eliminando hipoteses gostaria que me informasse do seguinte:
1 - Localização de onde estava no momento do fenomeno:
1.1 - Cidade onde habita
1.2 - Ponto geográfico do fenomeno ( estava virada para norte, sul, etc)
1.3 - Hora do ocorrido
2 - Descreve pormenorizadamente todos os movimentos dos objectos pf.
Estes são o primeiro passo para detectarmos se poderiam ser satelites, aviões, fenomenos metereologicos etc
O que aqui vamos fazer é tentar achar uma explicação lógica para o ocorrido, soluções fáceis não existem, é bom que tenha essa consciencia, mas para começar era importante facultar os dados acima.
Obrigado
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
O local é a cidade de Cabreúva, que fica no interior do Estado de São Paulo (BR), próxima a Itu, e o horário foi à 1h00 de hoje (madrugada).
Algo que eu não entendi é: as estrelas de brilho mais fraco eram fixas ou giravam em torno da estrela mais brilhante?
Vocês estariam dispostas a verificar nesta próxima madrugada se as estrelas estarão novamente no mesmo lugar?
Algo que eu não entendi é: as estrelas de brilho mais fraco eram fixas ou giravam em torno da estrela mais brilhante?
Vocês estariam dispostas a verificar nesta próxima madrugada se as estrelas estarão novamente no mesmo lugar?
Ad Honorem Extraterrestris
Cabreúva - LocalizaçãoEuzébio escreveu:O local é a cidade de Cabreúva, que fica no interior do Estado de São Paulo (BR), próxima a Itu, e o horário foi à 1h00 de hoje (madrugada).
Latitude Sul: 23º18'27" Latitude W de Greenwich: 47º07'59".
Vou consultar alguns softwares Celestes e de Rastreamento de Satélites Artificiais.
Seria interessante que mais pessoas fizessem o mesmo.
Seria bom também termos o ponto do céu onde se deu o avistamento.
No horário e local, há uma conformação de 4 estrelas de boa magnitude (forte brilho) no horizonte oeste (cerca de 240º), dentre elas Sirius, que quando no horizonte brilha de tal maneira que temos a impressão de mudar de cor, indo de tons de azul a tons de vermelho.
Essa posição, próximo ao horizonte, faz que as estrelas pisquem muito.
Eu mesmo tenho observado isto por estas noites aqui em BH.
Em termos de conformação de astros, esta seria a única possibilidade que observei na Carta Celeste. Nenhuma outra se prestaria ao tipo de descrição citado.
Coincidentemente, às 2:35 min, a última delas desaparece no horizonte.
Estou apostando nesta possibilidade.
Se se confirmar a posição no céu do avistamento (onde o Sol se põe), acho que não haverá dúvidas.
Sobre satélites não há nada que possa corresponder.
Obs: usei o Cartes du Ciel e o Orbitron.
PS:
Uma observação que pode servir em averiguações futuras:
de acordo com os dados, poderíamos descartar de antemão a possibilidade de se tratar de satélites artificiais ou mesmo a ISS.
Tais objetos normalmente são visíveis ao entardecer ou ao amanhecer.
Ocorre que em função de sua altitude, apenas nesses horários tais objetos podem receber a luz solar numa inclinação tal que permitisse o reflexo, e conseqüentemente, a observação.
Essa posição, próximo ao horizonte, faz que as estrelas pisquem muito.
Eu mesmo tenho observado isto por estas noites aqui em BH.
Em termos de conformação de astros, esta seria a única possibilidade que observei na Carta Celeste. Nenhuma outra se prestaria ao tipo de descrição citado.
Coincidentemente, às 2:35 min, a última delas desaparece no horizonte.
Estou apostando nesta possibilidade.
Se se confirmar a posição no céu do avistamento (onde o Sol se põe), acho que não haverá dúvidas.
Sobre satélites não há nada que possa corresponder.
Obs: usei o Cartes du Ciel e o Orbitron.
PS:
Uma observação que pode servir em averiguações futuras:
de acordo com os dados, poderíamos descartar de antemão a possibilidade de se tratar de satélites artificiais ou mesmo a ISS.
Tais objetos normalmente são visíveis ao entardecer ou ao amanhecer.
Ocorre que em função de sua altitude, apenas nesses horários tais objetos podem receber a luz solar numa inclinação tal que permitisse o reflexo, e conseqüentemente, a observação.
-
Elas estavam paradas, e deram a impressão de irem sumindo sómente na distância, sem que mudassem de lugar. A mais brilhante, que piscava com mais intensidade, as vezes descrevia movimentor circulares muito rápidos, voltando ao mesmo ponto. E o que chamou a atenção, foi que as demais estrelas não piscavam do mesmo modo, com rítmo, e cores. A direção era aproximadamente o Noroeste,mas não sou muito boa nisso! Mas estou bem curiosa para sabero que foi que vimos! Conto com vocês para me ajudar! Inclusive, tentamos encontrar na internet algum lugar onde houvesse pessoas on line,para sabermos se também viam a mesma coisa, mas só encontrei a Vigília hoje. abraços.
A conformação estrelar que citei ocorreu a Sudoeste, à direita de onde o Sol se põe.
A definição claro desse fator me parece fundamental.
Sobre o fato de a mais brilhante aparentemente descrever movimentos ligeiramente circulares e rápidos (tem ocorrido isso com Sirius por estas noites), e o fato de as estrelas brilharem de forma irregular, em tons diferentes de cor, pode ocorrer pelo seguinte: quando no horizonte, a luz das estrelas incide obliquamente sobre a superfície da atmosfera; além disso, devem percorrer uma trajetória mais longa na mesma, passando por um número maior de camadas com diferentes graus de densidade. Em função disso, fenômenos ópticos como refração, difração e espalhamento são mais evidentes.
A definição claro desse fator me parece fundamental.
Sobre o fato de a mais brilhante aparentemente descrever movimentos ligeiramente circulares e rápidos (tem ocorrido isso com Sirius por estas noites), e o fato de as estrelas brilharem de forma irregular, em tons diferentes de cor, pode ocorrer pelo seguinte: quando no horizonte, a luz das estrelas incide obliquamente sobre a superfície da atmosfera; além disso, devem percorrer uma trajetória mais longa na mesma, passando por um número maior de camadas com diferentes graus de densidade. Em função disso, fenômenos ópticos como refração, difração e espalhamento são mais evidentes.
-
Acho que uma coisa não deixei muito clara: o que vimos estava realmente voltado para o lado aonde o sol se põe, mas, olhando para esse lado, tinhamos uma luz á direita, uma bem em frenta e a mais brilhante á esquerda, e entre elas mais umas duas, bem menores, com uma grande distância entre elas. Elas não se moveram em direção nenhuma, foram sumindo, só a mais forte, da squerda, fazia movimentos circulares de vez em quando. E suas luzes, de todas, tinham rítmo, durante todo o tempo, sendo que essa mais forte tinha rodando á sua volta como se fosse um satélite em azul, independente de suas luzes, que continuavam a piscar.Observamos com um binóculo. O céu estava limpo, cheio de estrelas, que piscavam, como estrelas mesmo, diferentemente dessas luzes que ficamos observando. Grata se alguém tiver uma foto ou vídeo de algo semelhante.
A descrição acima coincide com a conformação que citei, inclusive no que se refere ao local (pôr-do-sol).
Na minha opinião trata-se das estrelas Sirius, Murzim, Wezen e Adara.
A observação de alterações de cor, movimentos circulares, e outros se devem a fenômenos ópticos como refração, difração e espalhamento. O fato de estarem próximas ao horizonte intensifica esses fenômenos.
Tenho observado isto todas as noites aqui em BH.
Em Cabreúva, essa noite (23 para 24/03), essa situação deve se repetir a partir de 01:00 da madrugada até por volta de 02:00 horas.
O jeito é conferir!
Na minha opinião trata-se das estrelas Sirius, Murzim, Wezen e Adara.
A observação de alterações de cor, movimentos circulares, e outros se devem a fenômenos ópticos como refração, difração e espalhamento. O fato de estarem próximas ao horizonte intensifica esses fenômenos.
Tenho observado isto todas as noites aqui em BH.
Em Cabreúva, essa noite (23 para 24/03), essa situação deve se repetir a partir de 01:00 da madrugada até por volta de 02:00 horas.
O jeito é conferir!
A Soraya enviou-me a foto.
Porém, não tenho onde hospedá-la para que seja posta no Fórum para a análise de todos.
Se alguém tiver essa possibilidade, envie-me uma Mensagem Particular para que eu a repasse.
Apesar de estar pouco nítida, fiquei com a "pulga atrás da orelha".
Já não estou tão convicto com a possibilidade que aventei de ser a conformação estrelar que citei no Fórum.
Analisando-a num editor de imagens percebi que a luz emitida pelo objeto ocupa um espaço no ecran que não corresponde à imagem de uma estrela ou mesmo algum planeta como Saturno, por exemplo, que está visível a Noroeste.
Porém, não tenho onde hospedá-la para que seja posta no Fórum para a análise de todos.
Se alguém tiver essa possibilidade, envie-me uma Mensagem Particular para que eu a repasse.
Apesar de estar pouco nítida, fiquei com a "pulga atrás da orelha".
Já não estou tão convicto com a possibilidade que aventei de ser a conformação estrelar que citei no Fórum.
Analisando-a num editor de imagens percebi que a luz emitida pelo objeto ocupa um espaço no ecran que não corresponde à imagem de uma estrela ou mesmo algum planeta como Saturno, por exemplo, que está visível a Noroeste.
Ok ai vai:
Primeiro lugar obrigado a Soraya pela disponibilidade que teve em me aturar com as minhas perguntas trengas no msn.
O caso ocorreu a 2006:03:20 e segundo a testemunha a 1:00.
Depois de ver a foto que me foi enviada constatei q a mesma foi tirada com uma maquina digital olympus e nao apresenta sinal de manipulação.
O relogio da maquina marcava as 09:22:41, não estava certo é verdade tem uma diferença de 15h48m
Segundo a testemunha nunca mexeu no relogio e hoje no teste efectuado a diferença horária do mesmo era de 12h34m
Pura coincidência? Talvez, presumo que sim, mas era importante verificar os dados.
A Foto:
A primeira vista a foto não é nada famosa, é certo, o local entre as casas onde a testemunha diz q viu algo esta mal iluminado, a foto tem fraca qualidade e esta tremida. O estar tremida ou desfocada pode ter um papel preponderante, não fosse a palavra da testemunha dizendo que realmente estava ali algo, penso que será de bom tom acreditarmos na palavra da testemunha.
Segundo a mesma aquela e a parte visivel de outras semelhantes q diz se pode ver na foto, embora eu so consiga ver aquela, e é sobre essa que me debrucei, nesta primeira e inconclusiva fase limitei me a mexer na foto, seja em contrastes, variações e modulações de cor etc.
A unica conclusão que cheguei e a seguir percebem o porque, é que o tal ponto luminoso embora pouco visivel na foto possui grande intensidade dado a manter-se igual num grau grande de modulações de cor, portanto presume-se que o mesmo possuia uma magnitude razoavel embora se encontre sem duvidas a uma distancia grande do local onde a testemunha estava.
Fotos:
Foto Original:

Foto Original Aumentada no Ponto Luminoso:

Foto Original Aumentada no Ponto Luminoso a Preto e Branco:

Foto Original Aumentada no Ponto Luminoso a Preto e Branco com Alto Contraste:

A mesma ainda com mais Contraste:

Foto Original a Cores Aumentada

Foto Original com mudança do espectro de cor

Foto Original com mundança das ondas de cor

Estas manipulações são um estudo da fotografia enviada pela testemunha até melhores informações o caso esta em aberto. Daqui não se retira qualquer conclusão que estamos perante um OVNI ou outro qualquer artefacto alienigena. Este é um trabalho pessoal e estas são as minhas intrepetações individuais e não como membro ligado a moderação do forum.
Ricardo Britan
Primeiro lugar obrigado a Soraya pela disponibilidade que teve em me aturar com as minhas perguntas trengas no msn.
O caso ocorreu a 2006:03:20 e segundo a testemunha a 1:00.
Depois de ver a foto que me foi enviada constatei q a mesma foi tirada com uma maquina digital olympus e nao apresenta sinal de manipulação.
O relogio da maquina marcava as 09:22:41, não estava certo é verdade tem uma diferença de 15h48m
Segundo a testemunha nunca mexeu no relogio e hoje no teste efectuado a diferença horária do mesmo era de 12h34m
Pura coincidência? Talvez, presumo que sim, mas era importante verificar os dados.
A Foto:
A primeira vista a foto não é nada famosa, é certo, o local entre as casas onde a testemunha diz q viu algo esta mal iluminado, a foto tem fraca qualidade e esta tremida. O estar tremida ou desfocada pode ter um papel preponderante, não fosse a palavra da testemunha dizendo que realmente estava ali algo, penso que será de bom tom acreditarmos na palavra da testemunha.
Segundo a mesma aquela e a parte visivel de outras semelhantes q diz se pode ver na foto, embora eu so consiga ver aquela, e é sobre essa que me debrucei, nesta primeira e inconclusiva fase limitei me a mexer na foto, seja em contrastes, variações e modulações de cor etc.
A unica conclusão que cheguei e a seguir percebem o porque, é que o tal ponto luminoso embora pouco visivel na foto possui grande intensidade dado a manter-se igual num grau grande de modulações de cor, portanto presume-se que o mesmo possuia uma magnitude razoavel embora se encontre sem duvidas a uma distancia grande do local onde a testemunha estava.
Fotos:
Foto Original:

Foto Original Aumentada no Ponto Luminoso:

Foto Original Aumentada no Ponto Luminoso a Preto e Branco:

Foto Original Aumentada no Ponto Luminoso a Preto e Branco com Alto Contraste:

A mesma ainda com mais Contraste:

Foto Original a Cores Aumentada

Foto Original com mudança do espectro de cor

Foto Original com mundança das ondas de cor

Estas manipulações são um estudo da fotografia enviada pela testemunha até melhores informações o caso esta em aberto. Daqui não se retira qualquer conclusão que estamos perante um OVNI ou outro qualquer artefacto alienigena. Este é um trabalho pessoal e estas são as minhas intrepetações individuais e não como membro ligado a moderação do forum.
Ricardo Britan
http://www.anozero.blogspot.com