POR UM NOVO CALENDÁRIO

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre

Euzébio
Gerente

POR UM NOVO CALENDÁRIO

Mensagem por Euzébio »

O arqueólogo americano José Arguelles lidera um movimento mundial pela reforma do calendário em 2013. Arguelles, que quer um ano de 13 meses iguais - baseado no calendário maia -, já foi até recebido no Vaticano pelo secretário particular do papa e conta com o importante apoio de Kofi Annan, secretário-geral da ONU, em sua cruzada. Arguelles sustenta que o calendário gregoriano, que hoje utilizamos, mecaniza o tempo quando esquece que a Terra leva 13 luas de 28 dias cada para girar em torno do Sol. Em vez disso, contamos 12 meses, com o décimo terceiro distribuído entre os outros de forma irregular. Esse erro, segundo o pesquisador, levou a humanidade a acreditar que "tempo é dinheiro" e tem sido a causa da cultura da escassez e do desperdício, das guerras e da fome no mundo. Caramba! Mas é isso mesmo: Arguelles acha que tratamos o tempo de maneira tão utilitária porque nos esquecemos do seu vínculo com os ciclos naturais.
Para reverter a situação, ele propõe o Calendário da Paz, desenvolvido por ele a partir dos calendários dos maias antigos. São 13 meses de 28 dias, totalizando 364. Sobra apenas um, o "dia fora do tempo", que seria proclamado "Dia da Paz".
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador

Mensagem por Latorre »

Interessante mesmo.

...soh q.... (sempre tenho um "soh q" neh? :)) nao entendi onde o novo calendario mudaria nossa cultura de time is money.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Gustavo Latorre escreveu:Interessante mesmo.

...soh q.... (sempre tenho um "soh q" neh? :)) nao entendi onde o novo calendario mudaria nossa cultura de time is money.
Também não, mas penso que seria uma boa sincronizarmos o calendário solar com o lunar. Dá uma sensação maior de equilíbrio...
ricardonds

humm

Mensagem por ricardonds »

desde que seja mais 1 mes de férias tudo bem, heheheheh .... mas falando serio, sou tradicional, eu prefiro esse de 12meses mesmo, mesmo porque essa ideia nao vai pra frente nao, na minha opiniao... :)
MINHA MENTE É ESCRAVA DO MEU SISTEMA NERVOSO.
Euzébio
Gerente

Re: humm

Mensagem por Euzébio »

ricardonds escreveu:desde que seja mais 1 mes de férias tudo bem, heheheheh .... mas falando serio, sou tradicional, eu prefiro esse de 12meses mesmo, mesmo porque essa ideia nao vai pra frente nao, na minha opiniao... :)
Ah, com certeza! Tem muita coisa em jogo para se modificar assim um calendário tão antigo como o nosso...

Mas, se os EBEIs estão mesmo preparando uma nova humanidade <opinião minha>, não vejo porque motivo não adotaremos esse novo-velho calendário maia...
8)
Latorre
Administrador

Re: humm

Mensagem por Latorre »

ricardonds escreveu:(...)sou tradicional, eu prefiro esse de 12meses mesmo, mesmo porque essa ideia nao vai pra frente nao, na minha opiniao... :)
tsc, tsc... pessoas aversas a mudanças...

Pra cima povo! As vezes as coisas vem para melhorar... e quanto maior a mudança maior o progresso... quanto maior a mudança, mais relativo deve ser nosso olhar sobre ela. Eh muito cedo pra dizer q o calendario novo nao presta.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
ricardonds

...

Mensagem por ricardonds »

tava relendo, faz sentido esse calendário, mas acreditar que :

"Esse erro, segundo o pesquisador, levou a humanidade a acreditar que "tempo é dinheiro" e tem sido a causa da cultura da escassez e do desperdício, das guerras e da fome no mundo. " é mta bobage vc nao acha?
MINHA MENTE É ESCRAVA DO MEU SISTEMA NERVOSO.
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Uma coisa é certa: nosso calendário está longe de ser perfeito.

Eu considero a primavera como o início de um ano novo. Nela, tudo se renova, a Natureza se enche de perfume e de cores quando desabrocham as flores, tudo parece sorrir e os animais se acasalam. É como se fosse o reinício de tudo.

Penso que o ano deveria começar com o início da primavera, e não no meio do verão, como acontece agora.
Britan
Administrador

Mensagem por Britan »

Mas nós não tinhamos um calendário só com 10 meses? O Agosto e o Julho tinham sido implementados pelos Romanos (Agosto por Augustus e Julho pelo Julio César)
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)