POR UM NOVO CALENDÁRIO
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre
POR UM NOVO CALENDÁRIO
O arqueólogo americano José Arguelles lidera um movimento mundial pela reforma do calendário em 2013. Arguelles, que quer um ano de 13 meses iguais - baseado no calendário maia -, já foi até recebido no Vaticano pelo secretário particular do papa e conta com o importante apoio de Kofi Annan, secretário-geral da ONU, em sua cruzada. Arguelles sustenta que o calendário gregoriano, que hoje utilizamos, mecaniza o tempo quando esquece que a Terra leva 13 luas de 28 dias cada para girar em torno do Sol. Em vez disso, contamos 12 meses, com o décimo terceiro distribuído entre os outros de forma irregular. Esse erro, segundo o pesquisador, levou a humanidade a acreditar que "tempo é dinheiro" e tem sido a causa da cultura da escassez e do desperdício, das guerras e da fome no mundo. Caramba! Mas é isso mesmo: Arguelles acha que tratamos o tempo de maneira tão utilitária porque nos esquecemos do seu vínculo com os ciclos naturais.
Para reverter a situação, ele propõe o Calendário da Paz, desenvolvido por ele a partir dos calendários dos maias antigos. São 13 meses de 28 dias, totalizando 364. Sobra apenas um, o "dia fora do tempo", que seria proclamado "Dia da Paz".
Para reverter a situação, ele propõe o Calendário da Paz, desenvolvido por ele a partir dos calendários dos maias antigos. São 13 meses de 28 dias, totalizando 364. Sobra apenas um, o "dia fora do tempo", que seria proclamado "Dia da Paz".
Ad Honorem Extraterrestris
-
- Administrador
Interessante mesmo.
...soh q.... (sempre tenho um "soh q" neh?
) nao entendi onde o novo calendario mudaria nossa cultura de time is money.
...soh q.... (sempre tenho um "soh q" neh?

NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.
SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)

Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Também não, mas penso que seria uma boa sincronizarmos o calendário solar com o lunar. Dá uma sensação maior de equilíbrio...Gustavo Latorre escreveu:Interessante mesmo.
...soh q.... (sempre tenho um "soh q" neh?) nao entendi onde o novo calendario mudaria nossa cultura de time is money.
-
humm
desde que seja mais 1 mes de férias tudo bem, heheheheh .... mas falando serio, sou tradicional, eu prefiro esse de 12meses mesmo, mesmo porque essa ideia nao vai pra frente nao, na minha opiniao... 

MINHA MENTE É ESCRAVA DO MEU SISTEMA NERVOSO.
Re: humm
Ah, com certeza! Tem muita coisa em jogo para se modificar assim um calendário tão antigo como o nosso...ricardonds escreveu:desde que seja mais 1 mes de férias tudo bem, heheheheh .... mas falando serio, sou tradicional, eu prefiro esse de 12meses mesmo, mesmo porque essa ideia nao vai pra frente nao, na minha opiniao...
Mas, se os EBEIs estão mesmo preparando uma nova humanidade <opinião minha>, não vejo porque motivo não adotaremos esse novo-velho calendário maia...

-
- Administrador
Re: humm
tsc, tsc... pessoas aversas a mudanças...ricardonds escreveu:(...)sou tradicional, eu prefiro esse de 12meses mesmo, mesmo porque essa ideia nao vai pra frente nao, na minha opiniao...
Pra cima povo! As vezes as coisas vem para melhorar... e quanto maior a mudança maior o progresso... quanto maior a mudança, mais relativo deve ser nosso olhar sobre ela. Eh muito cedo pra dizer q o calendario novo nao presta.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.
SEM FÉ, SOU LIVRE.

-
...
tava relendo, faz sentido esse calendário, mas acreditar que :
"Esse erro, segundo o pesquisador, levou a humanidade a acreditar que "tempo é dinheiro" e tem sido a causa da cultura da escassez e do desperdício, das guerras e da fome no mundo. " é mta bobage vc nao acha?
"Esse erro, segundo o pesquisador, levou a humanidade a acreditar que "tempo é dinheiro" e tem sido a causa da cultura da escassez e do desperdício, das guerras e da fome no mundo. " é mta bobage vc nao acha?
MINHA MENTE É ESCRAVA DO MEU SISTEMA NERVOSO.
Uma coisa é certa: nosso calendário está longe de ser perfeito.
Eu considero a primavera como o início de um ano novo. Nela, tudo se renova, a Natureza se enche de perfume e de cores quando desabrocham as flores, tudo parece sorrir e os animais se acasalam. É como se fosse o reinício de tudo.
Penso que o ano deveria começar com o início da primavera, e não no meio do verão, como acontece agora.
Eu considero a primavera como o início de um ano novo. Nela, tudo se renova, a Natureza se enche de perfume e de cores quando desabrocham as flores, tudo parece sorrir e os animais se acasalam. É como se fosse o reinício de tudo.
Penso que o ano deveria começar com o início da primavera, e não no meio do verão, como acontece agora.
Mas nós não tinhamos um calendário só com 10 meses? O Agosto e o Julho tinham sido implementados pelos Romanos (Agosto por Augustus e Julho pelo Julio César)
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)