Mas muitos cientístas levam a sério esse projeto e de fato seria importantíssimo para o desenvolvimento espacial se pudesse ser contruído, pois eliminaria a queima enorme de combustível a cada vez que um foguete é lançado, tornaria possível de fato o turismo espacial a baixo custo financeiro e de recursos além de ser ecológico, pois não necessitaria de combustíveis carburantes podendo funcionar com energia elétrica.
O melhor de tudo, a velocidade de escape seria qualquer uma que se quisesse adotar, mas como o percurso é grande, os cientístas trabalham com algo em torno de 2.000 km/h o que cobriria o trajeto de 36.000 km em 18 horas, um pouco mais que uma viagem de avião de São Paulo aos Estados Unidos. Mas talvez a velocidade mais adequada seja variável, com algo em torno de 100 km/h nos primeiros 30 km onde a atmosfera é mais pesada, acelerando para 500 km/h nos próximos 100 km onde a atmosfera é bem mais etérea para finalmente atingir velocidades ultrasônicas de até 10.000 km/h ou mais no espaço.
Desta forma a viagem duraria algo em torno de 4h, sendo 18 minutos nos primeiros 30 km + 12 minutos nos 100 km seguintes e 3:30 h nos próximos 35.870 km. Há de se ressaltar que também não é necessário ir a 36.000 para estar no espaço. A estação espacial Mir flutuava a 400 km de distância. Se for possível fazer uma torre com 400 km de altura, já estaria resolvido o problema dos lançamentos espaciais e não seria necessário nenhum asteróide para ancorá-la.

Os links para conhecimento dos detalhes estão abaixo:
http://revistagalileu.globo.com/Galileu ... 38,00.html
http://teknospace.no.sapo.pt/elevador_espacial.htm
http://es.wikipedia.org/wiki/Ascensor_espacial
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atmosfera