Descobertas pelo menos 52 novas espécies marinhas na Indonésia
18.09.2006 - 12h27 Lusa
Uma equipa internacional de cientistas anunciou hoje a descoberta de pelos menos 52 novas espécies marinhas junto às costas da região indonésia da Papua Ocidental.
Entre as novas espécies contam-se um tubarão de recife e vários camarões, corais e anémonas até agora não classificados, segundo Jatna Supriatna, director-geral da organização de protecção da natureza Conservation Internacional Indonesia.
As águas da Papua Ocidental, região indonésia a oeste da ilha da Nova Guiné, são das mais ricas do mundo. Peritos que fizeram várias expedições no local consideram a biodiversidade dessas águas "muito mais rica do que, por exemplo, a da Grande Barreira de Coral da Austrália", afirmou Supriatna. O mesmo responsável acrescentou que pelo menos 23 peixes de recife e 42 espécies de corais só se encontram naquelas águas.
Não é a primeira vez que os cientistas insistem na importância da Papua para a protecção da biodiversidade mundial. Em Fevereiro deste ano, uma expedição do grupo ecológico Conservation International ao interior da selva da Papua anunciou ter descoberto um mundo perdido onde a fauna e a flora prosperavam, longe da presença humana.
As novas espécies descobertas pelos membros indonésios, norte-americanos e australianos dessa expedição incluem rãs, borboletas, plantas e um pássaro melífago (o "comedor de mel") de cabeça cor de laranja.
Este tubarão de recife é uma das espécies agora descobertas