O segredo de sua fabricação se perdeu depois e até hoje permanece cercado de mistério. Mas agora, uma equipe de pesquisadores descobriu o que pode estar por trás das suas características lendárias: nanotubos de carbono, uma novidade tecnológica ainda pouco usada mesmo agora, em pleno curso do século 21.
Fonte: Folha de São Paulo
Link da Folha de São Paulo para a reportagem completa:
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE. SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Sabres de Ferro? Perdeu-se a técnica mas não tem nada de tecnologia de ponta, foi feita por ferreiros com materiais vindos da india que possuiam altos indices de carbono, onde esta o mistério?
A do metal vindo das Plêiades mas acobertado pelo governo norte-americano (que usa secretamente em seus aviões mais modernos) é bem mais legal!
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE. SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Os árabes sempre nos surpreenderam - parecem ser herdeiros de uma tecnologia e de um conhecimento que perdemos há muitos milênios. Começo a imaginar que os contos das mil e uma noites não são tão inverossímeis assim...
Tecnologias foram desaparecendo devido a guerras, aculturações de povos sobre povos escassez de matéria prima.
Em relação ao tópico lembro aqui alguns trechos da noticia:
"O aço é uma liga metálica feita principalmente de ferro, mas contendo proporções variáveis de carbono, que serve para enrijecer o material."
"Esses minérios indianos, ao se tornarem mais escassos depois, fizeram com que a fabricação dos sabres damascenos ficassem mais difíceis.
"
ou seja aqueles materiais que eram muito bons porque combinavam uma serie de materiais importantes tornou-se escasso
o unico misterio aqui:
arte de fabricação dos sabres acabou por desaparecer por completo em Damasco durante o século 18. Ainda é um mistério como os ferreiros medievais conseguiam superar os problemas de excesso de carbono na liga.
esse misterio so existe pq ng ainda se calhar estudou a cultura do povo e os metodos artesanais
"O problema é que o excesso de carbono pode tornar o aço bastante quebradiço. Outros elementos, como manganês, cobalto, vanádio, por exemplo, podem fazer parte das ligas de aço também. Cada um afetará de forma diferente as características químicas dessas várias ligações. O segredo para ter uma arma eficiente é a combinação de tudo isso.
"
"O aço dos sabres de Damasco derivaria sua qualidade tanto da matéria-prima, que teria os elementos químicos ideais, como também do processo de fabricação. A matéria-prima viria da Índia, na forma de "bolos" de aço conhecidos como "wootz".
"
Interpretemos com atenção o seguinte trecho da reportagem:
O aço dos sabres de Damasco derivaria sua qualidade tanto da matéria-prima, que teria os elementos químicos ideais, como também do processo de fabricação. A matéria-prima viria da Índia, na forma de "bolos" de aço conhecidos como "wootz".
Esses minérios indianos, ao se tornarem mais escassos depois, fizeram com que a fabricação dos sabres damascenos ficassem mais difíceis.
Se a qualidade depende da matéria prima e do processo de fabricação, quanto será dependeria da matéria prima?
Porque os minérios indianos desapareceram? Teria acabado os estoques deixado por alguma civilização mais avançada? Ou alguma siderúrgica avançada montada por não se sabe quem teria quebrado e ninguém mais soube como consertá-la?
Interessante que muitos enígmas antigos nos remetem a India...
Quais tecnologias avançadas ou siderírgica montada qual que??? Voces tão a ficar doidos???? Simples existe uma matéria prima como é muito usada desaparece, isto as vezes parece uma conversa de manicómio
Acontece, Britan, que se trata de alta tecnologia empregada - e não simplesmente de matéria-prima existente na Natureza.
Segundo a Unicamp (Universidade de Campinas - SP), os nanotubos de carbono são 100 mil vezes mais finos que um fio de cabelo e invisíveis até para microscópios ópticos. Apesar disso, possuem a maior resistência mecânica dentre todos os materiais conhecidos — não quebram nem deformam quando dobrados ou submetidos à alta pressão. Destacam-se também como dos melhores condutores de calor que existem e, para completar, podem ser capazes de transportar eletricidade.
hsette escreveu:Segundo a matéria, o fato ocorreu casualmente, o que eu acho mais provável.
Lógico que sim o que a matéria nos mostra e acho que todos sabemos ler Portugues é que as ligas metálicas era ricas em carbono eles não fabricaram nanotubos ou ligas de carbono avançadas.
Agora tomou, Britan
Sim tens razão acabei de almoçar e estava cheio de fome. E comentário produtivo para a discussão?
Já viu a estrutura do gelo ao microscópio, Zé? Iria te apavorar. Já jogou uma porção de M&Ms dentro de um ponte, despejando mesmo, e reparou como todos eles se organizam e encaixam perfeitamente, como tijolos num muro, de modo quase que incrível?
Pois é. Com a fibra de carbono acontece o mesmo.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE. SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)