OVNIs fotografados por acaso no RS.

Espaço aberto para o debate e tentativa de solução de casos (e fraudes) ufológicos nacionais e internacionais. Com o toque detalhista (e chato) característico da nossa Equipe. Quer se juntar ao time?

Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre

Latorre
Administrador

OVNIs fotografados por acaso no RS.

Mensagem por Latorre »

Quinta feira (15/set/07) recebí um email aqui pelo portal de um leitor intrigado com duas estranhas formações reveladas em uma fotografia feita no Rio Grande do Sul. O intervalo entre as duas fotos é de quatro segundos (conforme informado pelo leitor).

Imagem
Imagem

Em primeira análise (créditos ao Eddy) foi verificado que:

1) as duas fotos são diferentes (há algum movimento do sujeito), portanto a segunda não é apenas uma colagem da primeira;

2) não há, em primeira análise, sinais de montagem.

Ótimo hein!? A priori não parece migué (o que é raridade por estas bandas!!) :P :D

A caçada está aberta meninos! Uma bolinha e um risquinho prateados, sombras harmônicas com a iluminação, sem sinais de recorte. E aí?
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Britan
Administrador

Mensagem por Britan »

Avião!
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
eDDy
Moderador

Mensagem por eDDy »

Britan escreveu:Avião!
Onde?
eDDy
Moderador

Mensagem por eDDy »

Imagem
Latorre
Administrador

Mensagem por Latorre »

Avião hiperluminar? O cara disse que sumiu em quatro segundos.

E murruga, eu achei ele simplesmente a cara daquele teu passarinho da última vez, ta lembrado?

Libera a tua pesquisa aí, Eddy, Tá na hora.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
fputti

Mensagem por fputti »

Olá a todos... Sou o Fernando quem está na foto. Fiquei muito intrigado com as fotos tbm, digo pra vcs que montagem nao foi e tbm nunca me havia acontecido nada parecido... Nao fiz isso pra perder o meu tempo e o tempo de vcs, apenas procurei a ajuda de quem entende do assunto.
Minha opiniao propria é que isso se trata de algum ovni ou coisa parecida, visto que por tudo que li e pesquisei por ai... mais documentarios e casos descritos seria quase que idiotice nossa ignorar a existencia de outros seres entre nos!!
eDDy
Moderador

Mensagem por eDDy »

Olá Fernando, seja bem vindo ao forum. Muito boa a qualidade das fotos que você mandou, agradecemos desde já por ter mandado para nós.
Bem, em uma breve análise percebi que realmente as fotos não foram manipuladas por qualquer software, e ainda permanecem os dados originais da camera. Infelizmente por algum motivo, ainda não consegui buscar nestas infos uma data e hora em que a foto foi tirada, (provavelmente opção de data/hora estão desativadas no mini-software da camera). A princípio creio que não poderemos chegar a conclusões definitivas sobre o que poderia ser o objeto, pois mesmo tendo tao boa qualidade, não podemos definir o que poderia ser (mesmo com software). Observe que mesmo elevando a Nitidez e Pixelização de certos quadros de pixel ainda temos um objeto desfocado e 'embaçado', sem contrastes e iluminação definidos.
Poderia nos contar mais sobre as imagens? Local, hora e data, modelo de maquina... se percebeu algo de estranho no dia. Qualquer informação já seria válida. :)

Estou com uma teoria de pontos de iluminação aqui gerada pelo auto-foco da camera digital... se estiver certo creio que poderemos definir o quão distante ou próximo está o objeto em relação ao cenario da foto, postarei o quanto antes.

Abraços
eDDy
Moderador

Mensagem por eDDy »

Análise Parte 1

Em teoria um Foco Digital é um truque do computador que amplia uma parcela da informação que atinge o sensor. A câmera irá usar metade dos pixels no centro do sensor e ignorar todos os outros pixels. Depois usará técnicas de interpolação para adicionar detalhes à foto. A câmera usa pontos de iluminação em relação a luminosidade do ambiente e combina essas cores.
Penso que com o foco automático das cameras digitais atuais, podemos estabelecer certas distancias FISICAS e não metricas, de objetos ou paisagem umas das outras. Usando apenas a separação de cor e luminosidade em que a camera captou no momento da foto.
Vejamos.

Imagem

Temos dois tipo de iluminação captada pelo foco da camera nesta foto.
O Rosa la no fundo das montanhas juntamente com o céu.
O Verde logo atraz de Fernando na pequena elevação de um morrote.

Agora reparem que o 'objeto' está captado como ponto de iluminação secundaria porque o auto-foco da câmera fez a separação do que é fundo focado (Fernando e a paisagem próxima) e fundo desfocado (paisagem muito distante).
Então eu não classifico isso como apenas um tipo de inseto já que isto esta bem distante do auto-foco da camera.

Vejamos novamente com uma completa separação.

Imagem

Imagem

Neste link tem a imagem 1 em alta resolução.
http://img66.imageshack.us/img66/6513/s ... lorwx0.jpg
eDDy
Moderador

Mensagem por eDDy »

Análize Parte 2

Em todas as mudanças de balanciamento de cores e saturação, tanto o 'objeto' quanto a montanha ao fundo tem a mesma tonalidade de cor pura.

Imagem
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Imagem
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Imagem
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Imagem
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para mim um indicativo de mesma distancia de acordo com o auto-foco :)
Latorre
Administrador

Mensagem por Latorre »

Magnífico, Eddy. Magnífico. Só que como sempre vc enrrola o final e fica difícil de entender o que você descobriu.

Portanto, concluindo em português (o que vc não fez), poderíamos inferir, então que os objetos estão no mesmo plano das montanhas mais ao fundo, portanto, estão muito longe do observador.

É ISSO, FILHO?

Para situar o pessoal, eu e o Eddy estudamos há alguns dias as imagens, e os padrões são exatamente iguais aqueles observados quando insetos passam ao fundo da paisagem fotografada (em breve vamos publicar um artigo a respeito no Portal).

Mas isso tudo muda radicalmente se a conclusão da análise do Eddy for realmente o que eu entedí, os objetos estão juito longe do observador e portanto são MUITO grandes para aparecerem como pontos a tamanha distância.

Tô realmente me impolgando com esse caso.

E Fernando, agradeço imensamente a ti, não só pelo material de excelente qualidade que me esviaste, mas também por te dispores de pronto a abrir o caso publicamente, o que sabemos que, em se tratando de ufologia, não é nada fácil. Ainda, temos que te agradecer por comparer ao nosso fórum, o que certamente vai melhorar infinitamente a discussão. Em nome de toda a equipe do Portal Vigília, muito obrigado e seja muito bem vindo ao time.
eDDy
Moderador

Mensagem por eDDy »

Eddy escreveu:Agora reparem que o 'objeto' está captado como ponto de iluminação secundaria porque o auto-foco da câmera fez a separação do que é fundo focado (Fernando e a paisagem próxima) e fundo desfocado (paisagem muito distante).
Então eu não classifico isso como apenas um tipo de inseto já que isto esta bem distante do auto-foco da camera.
Latorre escreveu:Portanto, concluindo em português (o que vc não fez), poderíamos inferir, então que os objetos estão no mesmo plano das montanhas mais ao fundo, portanto, estão muito longe do observador.

É ISSO, FILHO?
Teoricamente sim! :P
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Muito bom, Eddy! Excelente trabalho!

Uma pergunta apenas: Não há rotas de avião nesta região? Algum aeroporto nas proximidades? O "objeto" não poderia estar na descendente - daí sumir em menos de 4s?
Ad Honorem Extraterrestris
Latorre
Administrador

Mensagem por Latorre »

2 objetos, Zé? Tão próximos?

Eddy, como eu te disse, uma coisa me incomoda nessa sua teoria. O relógio e a estampa (cores claras e alto brilho) são classificadas como mesma cor (e portanto mesma distância!) dos objetos mais ao fundo (morros distantes e os dois OVNIs.

Portanto, essa diferença que você achou não seria apenas de brilho, não tendo nada a ver com a distância em sí?
eDDy
Moderador

Mensagem por eDDy »

Onde estaria Ricardo Britan a estas alturas?
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Latorre escreveu:2 objetos, Zé? Tão próximos?
Se houver algum aeroporto por perto, não tem porque se admirar...
Ad Honorem Extraterrestris