Trata-se de um enorme cinturão de poeira quente, localizado exatamente no lugar onde há as condições necessárias para existir água em estado líquido.
O cinturão fica exatamente no meio da "zona habitável" deste novo sistema, mesma posição da Terra em relação ao Sol. Segundo os cientistas o cinturão tem a idade perfeita para a formação de planetas como a Terra. Além disso, a presença de um anel de gelo externo também faz supor que a água, e portando a vida, poderão em algum momento chegar à superfície deste planeta.
O cinturão de poeira é de um tipo que raramente se forma em torno de estrelas como o Sol. De acordo com Lisse, ele é formado por compostos rochosos similares aos que se encontram na crosta terrestre e sulfetos parecidos com os existentes no centro do nosso planeta.
Serão necessários mais 100 milhões de anos até que este planeta esteja totalmente formado e mais um bilhão de anos para que haja as condições para que surjam os primeiros sinais de vida.
O estudo será publicado na próxima edição da revista Astrophysical, e também será apresentado na próxima semana na conferência da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Americana de Astronomia.

Concepção artística do sistema HD 113766
SpaceDaily
http://www.spacedaily.com/reports/Star_ ... h_999.html