A NASA está a concluir os últimos preparativos para a sua missão mais quente de sempre: a nave Messenger vai fazer uma viagem de seis anos e meio até ao planeta Mercúrio.
( 16:42 / 26 de Julho 04 )
Com lançamento marcado para o dia 2 de Agosto, a nave Messenger estará sob temperaturas que poderão ir até aos 449 graus centígrados quando estiver em órbita em volta do planeta mais próximo do Sol.
A Messenger será a primeira nave espacial a orbitar Mercúrio e também a primeira a aproximar-se do planeta em mais de 30 anos.
Ainda assim, os peritos da Universidade Johns Hopkins - que conceberam o projecto - reconhecem que a missão não poderá competir com as de Marte, com os seus robôs, ou Saturno, com a recente chegada da sonda Cassini.
Apesar deste aspecto, há uma série de dados interessantes sobre esta escaldante missão. A nave terá duas asas solares em que estão inseridos dois mil pequenos espelhos para reflectir a intensa luz solar das vizinhanças de Mercúrio.
Embora Mercúrio esteja a 80 milhões de quilómetros da Terra na sua menor distância, o Messenger viajará oito mil milhões de quilómetros para lá chegar.
A data prevista da chegada do Messenger é de Março de 2011. A missão, inserida no programa Discovery, está orçada em 427 milhões de dólares.
Nota: Pergunto eu, a nave chama-se Messenger??? Porquê?
