Para chegar a este resultados os astronomos realizaram simulações com o software Mercury ( o mesmo utilizado pelo astrnomo Patryk Lykawka na determinação da possibilidade da existência de um planeta ainda não observado nas regiões do cinturão de Kuiper). O astronomo Javiera Guedes iniciou sua simulação lançando variadas quantidades ( 400 a 900 ) de objetos com massa similar a Lua em um disco planetário, hipotético de dimensões e densidade previstas segundos os modelos atuais da formação de discos planetarios, ao redor de Alfa Centauri B.
O resultado foi surpreendente, mesmo em simulações utilizano um baixo número de partículas planetas rochoso se formaram ( e permaneceram estáveis: os pesquisadores prolongaram as simulações até 200 milhões de anos após a formação do sistema planetário para confirmar sua estabilidade ) em um período de tempo curto de até 70 milhões de anos.
A tabela abaixo apresenta os resultados obtidos para cada quantidade de partícula ( coluna "RUN" ). A quantidade planetas formados estão apresentada na coluna "Planet", sua massa ( em massas terrestres ) e distância a Alfa Centauri B estão apresentados respectivamente nas colunas "M" e "a":

O que é mais interessante é que na maioria das simulações muitos planetas ( 42 % deles ) se formaram dentro ( total ou parcialmente ) da Zona Habitável ( http://www.discoverybrasil.com/alienpla ... ndex.shtml ) ao redor de Alfa Centauri , como mostra a tabela abaixo ( a faixa verde demarca a zona habitável ao redor de Alfa Centauri B ):

Outro ponto apresentado pelos astronomos é que o blanço ocasionado pelo puxão gravitacional destes planetas em Alfa Centauri B seria detectável pelas técnicas atuais de astrometria ( método responsável por boa parte da descobertas de exoplanetas ). A variação da posição de Alfa Centauri B seria minúscula mas dada a sua proximidade seria detectável com a tecnologia atual.
O Mercury teve sua capacidade de previsibilidade testada recentemente quando pesquisadores descobriram exoplanetas dentro da região ( inclusive com excentricidade e inclinação ) prevista em simulações com o software como capaz de conferir estabilidade orbital a partículas-teste orbitando a estrela principal:
- http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien ... 2305.shtml
Vale lembrar que caso fosse detectado um planeta ao redor de Alfa Centauri, e que neste planeta fosse avaliada a possibilidade da existência de vida, talvez esta seria a melhor oportunidade para se enviar uma missão, tripulada ou não, para pesquisa de um eventual planeta habitado/vel fora de nosso sistema solar.
As propostas atuais de naves espaciais, com tecnologia que possuimos ou que podemos desenvolver a curto e mío prazo, dão conta que poderiamos alcançar Alfa Centauri em até 70 anos :
- http://www.space.com/businesstechnology ... ravel.html
Mais em:
- http://www.spaceref.com/news/viewpr.html?pid=24935
- http://www.ucolick.org/~javiera/alphacen.shtml
O paper da pesquisa pode ser lido em:
- http://www.ucolick.org/~javiera/docs/AlphaCen.pdf
[ ]´s