Cientistas espanhóis descobriram o menor planeta orbitando outra estrela na constelação de Leão a cerca de 30 anos luz da Terra e com diâmetro de aproximadamente 1,5 vezes o da Terra. Isso é importante porque determina a gravidade do planeta que é fundamental para seres como nós habitarmos um outro mundo. Claro que outros aspéctos serão importantes como a pressão na superfície, a temperatura, a composição atmosférica, etc. Mas já é um alento uma descobeta como esta.
Link para a reportagem da Folha de São Paulo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien ... 0496.shtml
Finalmente um planeta extrasolar rochoso
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre
Finalmente um planeta extrasolar rochoso
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Isso mesmo, pelo menos é o que diz a reportagem:Latorre escreveu:rochoso?
da Folha Online
da Efe, em Madri
Cientistas espanhóis anunciaram nesta quarta-feira a descoberta do menor planeta fora do Sistema Solar. Segundo os pesquisadores, a descoberta representa mais um passo para encontrar planetas com características parecidas com as da Terra que possam abrigar, ou ter abrigado, algum tipo de vida.
Ignasi Ribas, pesquisador do CSIC (Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha), apresentou o novo planeta, denominado GJ 436c.
O planeta é do tipo rochoso e está localizado na constelação de Leão, a cerca de 30 anos-luz da Terra. O raio do GJ 436c é cerca de 50% maior que o raio da Terra.
A descoberta, publicada no última edição da revista "Astrophysical Journal Letters", "é um pequeno passo a mais para encontrar planetas com uma superfície similar às da Terra e a uma distância de sua estrela que lhe permita ter as características adequadas para abrigar vida", segundo Ribas.
O cientista espanhol previu que uma descoberta desse tipo poderia ocorrer dentro de uma década, embora em nenhuma hipótese, segundo ele, trata-se de um "clone" de nosso planeta.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!