
Num artigo publicado na semana passada no Astrophysical Journal pesquisadores declararam ter descoberto um novo objecto não identificado em meio às observações do Hubble. Os cientistas no artigo sugerem que o sinal transitório poderá ser de uma nova classe, antes desconhecida, mesmo porque após centenas de dias de observação, o dito objeto desaparece repentinamente sem qualquer explicação óbvia.

E o pior: o dito cujo apareceu no céu quando não estava lá antes. E mais: desconhecem a posição de tal objeto dado que este se comporta de uma forma que nunca antes sido observada. Paradoxalmente, afirmam que o objeto tanto pode estar a 130 anos-luz como a 11 bilhões de anos-luz! Também não se encontra em qualquer galáxia conhecida até o momento. Descartaram também a hipótese de supernova. Ou seja, não se tem a mínima idéia do que seja.
A única coisa que se sabe é que o objeto apareceu de repente na direcção de um enxame com o pomposo nome de CL 1432.5+3332.8, a cerca de 8,2 mil milhões de anos-luz.
O Hubble captou o objeto, que aumentou de brilho de forma contínua durante mais ou menos 100 dias, tendo o pico máximo na magnitude 21 (quanto maior a magnitude, mais difícil a visibilidade).
Em tom de brincadeira um cientista chegou a dizer que o objecto é similar ao flash que um “Imperial Star Destroyer” (Star Wars) emite quando atinge a velocidade Warp 10.

Link para a notícia:
Hubble Finds Unidentified Object in Space, Scientists Puzzled
http://gizmodo.com/5049896/hubble-finds ... t-in-space