Ja eu acho que ele não fez nada ''Divino'', eu só acho que pelo ''movimento'' dele ter se expandido de forma rapida e o seu nome ter ficado conhecido em pouco tempo, as pessoas da epoca começaram a inventar historias.
Por exemplo, é mais ou menos um ''telefone sem fio'', naquela epoca não existia Radio, Tv, Orkut etc. hahhaa
As pessoas contavam as historias de tempos em tempos, ou seja quando a historia chegava em outro lugar muitas vezes ja tinha sido completamente distorcida.
Vamos dizer que ele tivesse pescado um peixe um dia e todos seus apostolos vissem isso, anos depois quando essa historia fosse contada novamente ja iriam dizer '' Jesus com a ajuda de Deus, ajudou os pescadores a pescar dezenas de peixes!!!! '' muitas dessas historias começaram assim eu acho.
E os evangelhos só foram escritos anos e anos depois do fato ocorrido, ou seja a historia pode ter sido distorcida durante esses anos.
Ele foi um homem normal como qualquer outro, mas a Igreja anos depois escolheu ele como o ''Filho de Deus'' para atrair mais pessoas para a Igreja e assim controlar o pensamento dessas pessoas.
E isso vai variando de tempos em tempos, por exemplo agora vemos pessoas ja dizendo que ele era um ''ET'', mas naquela epoca como o pensamento das pessoas era limitado, chamaram ele de ''Filho de Deus'', mas isso não significa que essas historias eram verdadeiras, mas eu volto a dizer e tenho quase certeza que ele era um homem normal que se destacou naquele tempo só por ''bater de frente'' com a igreja etc.
Ele de fato existiu! existem fontes romanas, cristas e judaicas que comprovam isso, mas NÃO era o Filho de Deus/Cristo/Salvador/Messias/Senhor da Luz etc.. etc...!!!!!!!!
Abraços