Assim sendo, responda-me os questionamentos acima...Gustavo Latorre escreveu:H, ja li o livro de Oparin, e agora estou na 278a pagina (de 500) de Darwin, e a cada dia corroboro mais a ideia do post acima!
O que Darwin fala sobre isto?
Ao enviar, verifique a msg de boas vindas em seu email. Se cair no SPAM, sinalize como "não é SPAM" para continuar recebendo.
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre
Qual a relação disso com intervenção artificial?Euzébio escreveu:Um bom indício está na complexidade irredutível da célula. Outro bom indício está no pouco tempo decorrido desde o surgimento do Homo Sapiens Sapiens até os dias de hoje (~200 mil anos). A única "evolução" apalpável é a cor da pele ou dos olhos e cabelos. Ou seja, como o cérebro pôde ter se desenvolvido tanto em tão pouco tempo? E o que dizer das Artes, das Emoções e da Razão? Neste caso, quem surgiu primeiro? A Razão forçou o desenvolvimento de um cérebro maior, ou o crescimento do cérebro proporcionou um aumento da Razão?hsette escreveu:Eu penso que nós humanos nos enquadramos muito bem dentro da linha evolutiva aqui da Terra desde seus primórdios.ricardo_britan escreveu:A teoria parece me com bastante lógica mas gostava de levantar a seguinte questão: Qual, a vosso ver a probablidade de termos sido colonizados no planeta e evoluido a partir de uma e por uma raça semelhante?
Não percebo o menor indício de uma intervenção artificial em qualquer momento de nossa história.
Isto tem toda a relação com uma intervenção artificial em nosso desenvolvimento. Eu não consigo ver de que outra forma pudemos dar um salto evolutivo como este em tão pouco tempo (a despeito de todas as outras espécies vivas encontradas neste mundo)...hsette escreveu: Qual a relação disso com intervenção artificial?
Euzébio, de minha parte não vejo problema algum em discutir o tema. Mas concordo com você. Fica a critério de cada um.ricardo_britan escreveu:Ok mas agora surge-me outra pergunta que foi levantada pelo Euzébio e como leigo em biologia ou desenvolvimento de especies pergunto porque é que só o homem chegou a este estado evolutivo? Se as espécies surgiram ao mesmo tempo ou até já havia espécies antes do homem como é que só nós chegamos a este ponto de evolução?
Sim, sem dúvida!hsette escreveu:Euzébio, você não acha que a capacidade de fabricar e usar ferramentas (e aí incluo armas dos mais diversos tipos) não é melhor do que apêndices fixos e imutáveis como garras e etc.?
Sem falar da capacidade de se antecipar aos acontecimentos através de previsões e planejamento.
Chimpanzés usam ferramentas.Euzébio escreveu:Sim, sem dúvida!hsette escreveu:Euzébio, você não acha que a capacidade de fabricar e usar ferramentas (e aí incluo armas dos mais diversos tipos) não é melhor do que apêndices fixos e imutáveis como garras e etc.?
Sem falar da capacidade de se antecipar aos acontecimentos através de previsões e planejamento.
Mas todas estas coisas o homem somente começou a fazer APÓS ter seu cérebro desenvolvido... ou não?
O cérebro se desenvolveu e proporcionou estas qualidades citadas por ti, ou estas qualidades proporcionaram um rápido desenvolvimento ao cérebro? Ou seja, é o velho paradoxo do ovo e da galinha: quem nasceu primeiro?
Sim, e muito provavelmente já as usavam há duzentos mil anos ou muito mais.hsette escreveu:Chimpanzés usam ferramentas.
O máximo que pode decorrer daí são adaptações climáticas (mais ou menos pêlos), adaptações na alimentação (carnívora/herbívora), etc.hsette escreveu:E estão aí até hoje porque estão bem adaptados a seus nichos.
Desloque grupos deles para locais inadequados e veja o que acontece. Se as condições forem extremas, serão eliminados.
Se não tão extremas, as pressões evolutivas levarão a novas adaptações.