Som parecido com ruído de vento, já ouviram falar?

Espaço livre, reservado à qualquer tipo de assunto, relacionado ou não a ufologia.

Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre

skafast

Som parecido com ruído de vento, já ouviram falar?

Mensagem por skafast »

Oi galera, antes de mais nada, acabei de me cadastrar aqui por ter acontecido algo... diferente, e esse é meu primeiro post:

Agora, antes de se perguntarem porque diabos eu colocaria isto aqui ao invés de em "contato imediato", é porque acredito que mesmo que extraterrestres existam, sejam inteligentes o suficiente e tenham tecnologia para aparecer pela Terra, eles teriam mais o que fazer do que ficar nos visitando de modo sorrateiro. Dito isso, estava agora há pouco escrevendo uma mensagem particular para alguém no fórum da Frictional Games quando comecei a ouvir esse som parecido com o uivo do vento fora de casa, levantei e abri a janela e, estranhamente, o som parecia vir de cima da casa; como tinha um teto sobre a minha cabeça não pude olhar para a direção de que ele vinha, mas continuei na janela escutando-o por alguns segundos (ou até mesmo um minuto, quem sabe).

O fato é que eu estava preocupado de mais pensando no que poderia ser até que o som começou a diminuir (e com diminuir eu quero dizer de uma forma que parecia que ele estava se afastando), daí resolvi pegar o celular para gravar alguns poucos segundos que fossem, mas quando finalmente consegui abrir o gravador, o som já estava baixo o suficiente para que o microfone do celular ignorasse-o. Gravei isso no Audacity usando meu sofisticado equipamento bucal com um microfone ruinzinho que tenho no computador e acredito que se aproxima do que ouvi:

Também parece ser algo na linha do que aparece no link a seguir, mas sem os estralos agudos:

http://strangesoundsinthesky.com/2012/1 ... ry-solved/

Não vi nada além do normal, só o som mesmo. Já ouviram falar nisso, passaram por algo semelhante, têm alguma ideia do que seja? Usem o tópico à vontade! =D
Alexandre
Moderador

Mensagem por Alexandre »

...

Olá skafast, bem vindo ao fórum.

Não vejo razões para se preocupar, não deve ser nada além de vento, algo parecido com o famoso "minuano" muito comum lá pelos lados do sul do Brasil.
Mas à propósito, em qual região do país você gravou isso?
A ausência da evidência não significa evidência da ausência.
Carl Sagan
Bem-aventurados os que não viram e creram.
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Seria o vento solar esbarrando violentamente na magnetosfera?...

:shock:
Ad Honorem Extraterrestris
Cavaleiro
Moderador

Mensagem por Cavaleiro »

Por vezes, por mais tempo que vivamos num local, o dia a dia leva-nos a ignorar determinados sons, luminosidades, etc, que de repente, num dia mais calmo para nós se destaca.

- O local onde vive como é?
- Tem prédios altos? O senhor vive num?
- A disposição dos edifícios onde vive formam corredores estreitos devido à largura da rua? Vive numa zona baixa rodeado com uma elevação perto num dos lados do seu edifício?
- O seu PC tinha alguma página aberta que pudesse produzir esse som estando o volume do PC muito baixo (um jogo aberto, etc))

Por vezes a mistura de sons ambiente (como no último filme) pode originar um som que parece estar em todo o lado por causa do seu eco.
Como diz o Alexandre, não é certamente nada.

Gostei da sugestão do Euzébio sobre o vento solar na magnetosfera (nem sabia que isso produzia sons).
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Também não - e acho mesmo que não - foi só um "chute", rsrs...
Cavaleiro
Moderador

Mensagem por Cavaleiro »

Mas aí é que está Euzébio. Pelos vistos o vento solar ao chocar com a magnetosfera produz um som. Esse som pode ser ouvido no rádio amadorismo. Só me falta saber se esse som também tem repercussões na nossa atmosfera de maneira a conseguir ser ouvida por nós.

Mas no seguimento do que disse no post anterior, hoje ao sair de casa (prédio) estava vento. Em frente ao meu prédio tenho outro a cerca de 10 metros havendo entre os dois apenas um espaço para acesso às garagens do prédio e pouco mais.
Como este conjunto cria uma passagem estreita (10 m) ouve-se o vento a assobiar.
O assobio lembrou-me também o som que os aviões que se deslocam a grande altitude fazem. Como esses sons dependem sempre das condições atmosféricas, julgo que aquilo que o skafast ouviu tem muita possibilidade de ter sido um avião. Até o facto que referiu de que "parecia que ele estava se afastando" coincide com a descrição de um avião a afastar-se.

Se estiver mesmo curioso, veja as rotas que passem pela zona onde mora, veja se à hora do acontecimento coincide com a hora de passagem de um avião e foca ma esclarecido.
"Não podemos confundir os factos com aquilo que gostaríamos que eles fossem, sob pena de uma investigação séria sobre ovnilogia se transformar numa espécie de devaneio religioso."
de José Manuel Chorão
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

O vento solar causa interferência nas telecomunicações (daí o ruído no rádio-amadorismo).

A teoria do ruído de avião é plausível, mas teria que ocorrer sempre que um avião passasse por aquela rota, o que me parece que não acontece.

O mesmo se dá para o vento nos edifícios próximos: teriam que "assobiar" sempre que ventasse, e não uma única vez...
Cavaleiro
Moderador

Mensagem por Cavaleiro »

Tenho de discordar Euzébio.

Nem sempre o som do avião é audível. Tudo depende das condições atmosféricas. Vento, humidade, temperatura.
Por cima de mim passam duas rotas comerciais. Por vezes ouço o barulho (depois do avião já ir afastado (mas visível) e por outras vejo o avião mas não o ouvi. De dia e de noite.
Por outro lado o facto de ouvirmos ou não tem muito a ver com a atenção com que estamos.

Com o vento entre os prédios é exactamente o mesmo. Depende em muito da velocidade do vento, da direcção e até da altura a que ele sopra (em relação à altura dos prédios).

Para acabar, quanto ao vento solar, pelo que li a reverberação do vento a chocar na megnetosfera produz, além das interferências nos rádios, efeitos directos na atmosfera, que produzem sons.

Ando à procura desses sons mas até agora aquilo que ouvi julgo não ser o som real ou pelo menos há uma mistura de som de fundo com musica. Logo, descarto essa "evidencia" por não ser "pura".
de José Manuel Chorão
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Então há mesmo uma possibilidade de ser o vento solar?
Cavaleiro
Moderador

Mensagem por Cavaleiro »

Euzébio escreveu:Então há mesmo uma possibilidade de ser o vento solar?
Bom, possibilidades há. Mas falta comprovar.
de José Manuel Chorão
Alexandre
Moderador

Mensagem por Alexandre »

...

Até hoje, o que temos de mais concreto com relação aos ventos solares é que este fenômeno pode interromper sinais de rádio e confundir o vôo de aves que se orientam pelo campo magnético terrestre. Outras manifestações dessa força são as auroras austral e boreal, belos arcos de luz que se formam no céu das regiões polares, e a porção brilhante do rabo dos cometas, além de interferências em nossos eletroeletrônicos.

Sabe-se que estas emanações de plasma produzem som, que entretanto não são audíveis aos humanos, resta saber se de repente uma dessas frequências poderiam ser percebidas "acidentalmente". :?:

Abaixo alguns exemplos captados pela NASA.

[web]http://translate.google.com.br/translat ... 0AH3y4DQAQ[/web]
Carl Sagan
Jesus Cristo
Euzébio
Gerente

Mensagem por Euzébio »

Euzébio escreveu:A teoria do ruído de avião é plausível, mas teria que ocorrer sempre que um avião passasse por aquela rota, o que me parece que não acontece.

O mesmo se dá para o vento nos edifícios próximos: teriam que "assobiar" sempre que ventasse, e não uma única vez...
É claro, dependendo do tipo, altitude e velocidade do avião. O mesmo para a direção em que o vento vai estar soprando....
Cavaleiro
Moderador

Mensagem por Cavaleiro »

Alexandre, pode deixar aqui o link se faz favor?
Obrigado.
de José Manuel Chorão
Alexandre
Moderador

Mensagem por Alexandre »

Carl Sagan
Jesus Cristo
Cavaleiro
Moderador

Mensagem por Cavaleiro »

Obrigado.
de José Manuel Chorão