Big Bang

É fundamental o estudo da astronomia em paralelo com a ufologia: evita-se enganos, e entende-se melhor o substrato das teorias. Este setor do fórum é aberto a questões puramente astronômicas. Debate dentro da metodologia científica - e sem choro.

Moderadores: Moderadores, Euzébio, Alexandre, Cavaleiro, Britan, hsette, eDDy

hsette
Moderador
Mensagens: 1040
Registrado em: 19 Set 2005, 16:45
Localização: Belo Horizonte - MG

Big Bang

Mensagem por hsette »

Esta notícia é de abril/2005, mas parece bem interessante!

Uma experiência de colisão de átomos deixou os físicos confusos com as teorias existentes sobre os momentos que se seguiram ao "Big Bang", que os cientistas dizem ter criado o universo. Pesquisadores conduziram a experiência ao longo de três anos no Departamento de Energia do Laboratório Nacional Brookhaven, em Long Island, Nova York.
Milhares de colisões de átomos de ouro ocorreram na instalação do Colisor Relativístico de Íons Pesados do laboratório. A meta era criar um gás 150 mil vezes mais quente que o núcleo do Sol.
Este era o clima que os cientistas imaginavam que se seguiu ao Big Bang.
Em vez disso, as colisões criaram bolas de fogo do tamanho de uma ponta de alfinete com matéria que se comportava como um líquido em alta temperatura, em vez de um gás, durante sua existência infinitesimalmente breve.
Os resultados sugeriram que as colisões atômicas criaram uma mistura primordial conhecida como plasma "quark-glúon". Mas em vez de se comportar como um gás ou plasma, e se mover em caminhos independentes, as partículas subatômicas se moveram coletivamente em resposta à variações de pressão, como os líquidos.
Quarks e glúons são subpartículas dentro de prótons e nêutrons, que são os blocos de construção dos átomos. Desde o resfriamento que se seguiu ao Big Bang, 13,7 bilhões de anos atrás, estas subpartículas geralmente nunca são vistas liberadas de prótons e nêutrons. Elas estão presas dentro destas partículas por fortes forças atômicas.
As partículas pós-colisão agiram como líquidos "perfeitos", que agem quase uniformemente em concerto e dissipam calor rapidamente. Os pesquisadores estão tentando conciliar seus resultados com o comportamento da bola de fogo primordial, que teria durado 380 mil anos após o Big Bang.
A descoberta de que as colisões produziram um líquido perfeito em vez de um gás é particularmente intrigante porque combina com alguns aspectos da teoria das cordas. Esta é uma explicação da física fundamental que trata as partículas físicas como minúsculas cordas em vez de objetos como pontos, e incorpora líquidos perfeitos.
Fonte: http://www.bnl.gov/bnlweb/pubaf/pr/PR_d ... prID=05-38
Britan
Administrador
Mensagens: 2735
Registrado em: 12 Mai 2004, 19:14
Localização: Portugal

Mensagem por Britan »

5*
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Latorre
Administrador
Mensagens: 2942
Registrado em: 28 Out 2003, 10:56
Localização: Florianopolis SC Brasil

Mensagem por Latorre »

Quando ouvia falar sobre o plasma fundamental eu imaginava algo semelhante a plasma mesmo, e com comportamento tendendo ao liquido... Entrao eu estava certo na minha confusao amadora? :lol:
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.Imagem SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)