Pessoal, uma dúvida
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre
Pessoal, uma dúvida
Hoje estava vendo um documetário no Nacional Geografic, era sobre abdução. Lá falava sobre a já conhecida paralisia do sono. Dizia que quando uma pessoa pensava ser abduzida ela estava apenas tendo um sintoma da paralisia. Mais a pergunta é:
Se esse é um dos sintomas, então porque todos na maioria das vezes veêm criaturas cinzentas? Seria tão popular os homenzinhos cinzas na cultura popular para quase todos sentiram a presença deles?
Se esse é um dos sintomas, então porque todos na maioria das vezes veêm criaturas cinzentas? Seria tão popular os homenzinhos cinzas na cultura popular para quase todos sentiram a presença deles?
Editado pela última vez por Diego em 15 Dez 2005, 00:10, em um total de 1 vez.
I'm Diego, and I'm coming to get the rest of you alien bastards.
Segundo os que advogam esta tese, uma das hipóteses é essa mesma a que você se referiu: trata-se da hipótese psicossocial para o fenômeno UFO. Essa imagem teria se tornado um ícone. Alguém saberia a origem?
Recentemente, li uma matéria de um psiquiatra americano que, sinceramente, achei risível (tanto que nem guardei a fonte), mas vou citá-la assim mesmo: segundo ele, essa imagem é semelhante àquela que o recém-nascido tem da mãe (ou equivalente) e que lhe transmite sensação de segurança. Como na paralisia do sono a pessoa é acometida de uma sensação de impotência e insegurança muito grande, essa imagem surgiria das reminiscências de sua memória. Cá pra nós, acho que esse cara andou experimentando (com exagero) a medicação indicada para seus pacientes.
Eu, particularmente, acho a hipótese da paralisia do sono bastante plausível, mas creio que não fecha, de forma alguma, a questão.
Recentemente, li uma matéria de um psiquiatra americano que, sinceramente, achei risível (tanto que nem guardei a fonte), mas vou citá-la assim mesmo: segundo ele, essa imagem é semelhante àquela que o recém-nascido tem da mãe (ou equivalente) e que lhe transmite sensação de segurança. Como na paralisia do sono a pessoa é acometida de uma sensação de impotência e insegurança muito grande, essa imagem surgiria das reminiscências de sua memória. Cá pra nós, acho que esse cara andou experimentando (com exagero) a medicação indicada para seus pacientes.
Eu, particularmente, acho a hipótese da paralisia do sono bastante plausível, mas creio que não fecha, de forma alguma, a questão.
Para mim é óbvio que a imagem peculiar dos et's não seja peculiar e passe a ser popular, isto porque ao longo de décadas a mesma imagem vem-se aperfeiçoando e engraçado, voilá, os abduzidos vão acompanhando a evolução da imagem, o sindrome da paralisia do sono é talvez a explicação mais lógica e coerente para as abduções e ponto final, quando a ciência consegue explicar claramente um "fenomeno" para mim, deixa de ser fenomeno para passar a ser um caso clinico, só assim podemos evoluir e pesquisar os VERDADEIROS fenomenos.
nota: bom tópico de discussão Diego, gostei.
nota: bom tópico de discussão Diego, gostei.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
Vi esses dias um DVD sobre abduções em que pesquisadores fizeram uma experiência com voluntários passando pelo cérebro uma fraca corrente eletromagnética. As cobáias relataram sensações parecidas com as de abduções, inclusive a visão de figuras cinzentas semelhantes a ets.
O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Já fui vítima da tal paralisia do sono e não vi alfa-cinzento algum. Já sonhei que estava em naves espaciais (sonhos muito reais!) e também não vi nenhum anãozinho acizentado em parte alguma.
E olha que estes sonhos estão recheados de EBEIs...
Não acho que a PS seja a resposta definitiva para a casuística ufológica envolvendo abduções. Acho mesmo que há mecanismos na mente que ainda desconhecemos - mas que para os EBEIs deixaram de ser um mistério.
E olha que estes sonhos estão recheados de EBEIs...
Não acho que a PS seja a resposta definitiva para a casuística ufológica envolvendo abduções. Acho mesmo que há mecanismos na mente que ainda desconhecemos - mas que para os EBEIs deixaram de ser um mistério.
Ad Honorem Extraterrestris
-
- Administrador
Britan, meu porta voz.
Deixa eu corroborar o pensamento entao: o que nosso poeta explicou eh que a imagem vista pelos supostos abduzidos (paralisados) vem mudando com o passar do tempo, assim como vem mudando a imagem nos filmes.
Em suma, os retratos falados condizem com as imagens do cinema/documentarios/arquivo-X. Estranho nao? Existe um capitulo muito caprichado a respeito no livro do Sagan (Mundo Assombrado); quem leu pode reforçar.
Se vc pedir pra qquer cidadao, hoje em dia, descrever um EBEI, ele nao vai descrever nem o ALF nem o Marvin e nem o ET do Spielberg: o EBEI da moda eh o cinzento: saiu no "Guerra dos Mundos", no "Taken", e naqueles documentarios sinistros que sao veiculados volta e meia. Sao esses que inspiram medo.
Alguem um caso de paralisia descrevendo o ET de Varginha (marrom com "chifres")? Nao. Ou sera q soh o cinzentos paralisam suas vitimas?
Mas independente disso, ainda resta outro detalhe importante: vitimas de abduçao tem forte ligaçao com violencia infantil. Mas isso eh outra looooonga historia. E o que o britan concluiu, e considerou encerrado, eh a explicaçao para as visoes de cinzentos, uma explicaçao psico-social, um comportamento semelhante a muitos outros de nossa sociedade humana.

Deixa eu corroborar o pensamento entao: o que nosso poeta explicou eh que a imagem vista pelos supostos abduzidos (paralisados) vem mudando com o passar do tempo, assim como vem mudando a imagem nos filmes.
Em suma, os retratos falados condizem com as imagens do cinema/documentarios/arquivo-X. Estranho nao? Existe um capitulo muito caprichado a respeito no livro do Sagan (Mundo Assombrado); quem leu pode reforçar.
Se vc pedir pra qquer cidadao, hoje em dia, descrever um EBEI, ele nao vai descrever nem o ALF nem o Marvin e nem o ET do Spielberg: o EBEI da moda eh o cinzento: saiu no "Guerra dos Mundos", no "Taken", e naqueles documentarios sinistros que sao veiculados volta e meia. Sao esses que inspiram medo.
Alguem um caso de paralisia descrevendo o ET de Varginha (marrom com "chifres")? Nao. Ou sera q soh o cinzentos paralisam suas vitimas?
Mas independente disso, ainda resta outro detalhe importante: vitimas de abduçao tem forte ligaçao com violencia infantil. Mas isso eh outra looooonga historia. E o que o britan concluiu, e considerou encerrado, eh a explicaçao para as visoes de cinzentos, uma explicaçao psico-social, um comportamento semelhante a muitos outros de nossa sociedade humana.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.
SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)

Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
Falou tudo.Gustavo Latorre escreveu:Britan, meu porta voz.![]()

Assim como nos séculos anteriores as pessoas viam bruxas, gnomos e coisas do tipo. No século passado antes da popularização dos cinzentos no imaginário popular eles viam fantasmas também. Quem nunca ouviu uma história da avó sobre o fantasma puxar o pé na cama.
I'm Diego, and I'm coming to get the rest of you alien bastards.