Ocorreu-me a seguinte questão:
- existe a possibilidade de os corpos do Cinturão de asteróides localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter virem a se aglutinar, em função de forças gravitacionais, de modo a formarem um novo planeta no futuro, ou não há massa suficiente, ou podemos dizer que o Sistema Solar já atingiu sua estabilidade estrutural, em grande escala?
- em caso negativo, seria possível que nós humanos pudéssemos vir a provocar as condições que levassem a esse fim?
Esclareço: não seria má idéia termos uma alternativa a Marte na hipótese de uma eventual terraformação.
Cinturão de asteróides
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre
Agora que você está expondo idéias malucas como eu, responderei com os pés no chão.
Não, é impossível os asteróides se unirem para formar um planeta, pois estão seguindo o mesmo curso e na mesma velocidade.
Brincadeirinha.. Ah, Ah, Ah...
Na verdade eu sempre tive uma idéia mais maluca ainda sobre estes asteróides. Não seriam eles o resultado da explosão do 5º planeta, cujos habitantes teriam colonizado a Terra e construído as pirâmides, as estátuas da Ilha de Pascoa entre outras maravilhas da antiguidade? Não teriam sido eles os Deuses Astronautas que colonizaram a Terra e tiveram que retornar quando seu planeta Natal entrou em guerra civil e os recursos necessários a colonização da Terra deixaram de chegar?
E depois de uma longa guerra pelo poder, o planeta explode e seus restos se espalham ocupando a antiga órbita do planeta e calando para sempre a mais pujante civilização já vista em nosso sistema solar.
Quanto aos asteróides se unirem, acho que é possível, desde que ocorram colisões que comece a formar um corpo maior com capacidade de atrair os demais. Certamente serão úteis para os humanos do futuro seja para formar um novo planeta, seja para Terraformar Marte.

Não, é impossível os asteróides se unirem para formar um planeta, pois estão seguindo o mesmo curso e na mesma velocidade.
Brincadeirinha.. Ah, Ah, Ah...
Na verdade eu sempre tive uma idéia mais maluca ainda sobre estes asteróides. Não seriam eles o resultado da explosão do 5º planeta, cujos habitantes teriam colonizado a Terra e construído as pirâmides, as estátuas da Ilha de Pascoa entre outras maravilhas da antiguidade? Não teriam sido eles os Deuses Astronautas que colonizaram a Terra e tiveram que retornar quando seu planeta Natal entrou em guerra civil e os recursos necessários a colonização da Terra deixaram de chegar?
E depois de uma longa guerra pelo poder, o planeta explode e seus restos se espalham ocupando a antiga órbita do planeta e calando para sempre a mais pujante civilização já vista em nosso sistema solar.
Quanto aos asteróides se unirem, acho que é possível, desde que ocorram colisões que comece a formar um corpo maior com capacidade de atrair os demais. Certamente serão úteis para os humanos do futuro seja para formar um novo planeta, seja para Terraformar Marte.

O futuro está no desenvolvimento da ciência!
Isso tem a ver com interpretações de registros feitos pelos povos da antiga Mesopotâmia, não tem?lulu escreveu: (...) Não seriam eles o resultado da explosão do 5º planeta...
A propósito, Lulu, você não tem algum material do Zecharia Sitchin para me repassar? Estou querendo me inteirar melhor das idéias dele, que parecem bem interessantes.