Avanço Moral x Avanço Tecnológico
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre
-
- Administrador
Meninos, sem stress!!
Sabe... Ze, como sempre mordendo o tendao de Aquiles
Vc tem razao irmaozinho, quanto a nossa selvageria, mas mesmo nesse quesito, é facil notar que, continuamos selvagens, MAS, nao da mesma forma que éramos ha milenios atras! Estamos ate comendo menos carne! Estamos matando menos (quero dizer, menos pessoas matando; socialmente hoje a proporçao de seres humanos capazes de matar alguem é bem menor que há 2 seculos, quando isso era comum para qualquer individuo. Aceitável?)
Mesmo assim... por outro lado o Humberto tem razao em afirmar que fica dificil usar dados subjetivos (como este o qual estamos discutindo) como parametro... Penso que a tecnologia serve como um bom parametro, justamente pelos indicativos sociais. Estamos nos mechendo. Longe da parfeiçao, mas estamos fazendo.
...mas talvez esse nao precise necessariamente ser o "unico parametro aceitavel". As vezes podemos tratar com objetividade alguns dados que inicialmente aparentem ser subjetivos. Por exemplo, quanto ao nosso grau de selvageria (subj) podemos escolher um dado (tendencia homicida) e quantificar atraves do tempo (obj), como tentei fazer - de forma primária.
Sabe... Ze, como sempre mordendo o tendao de Aquiles

Mesmo assim... por outro lado o Humberto tem razao em afirmar que fica dificil usar dados subjetivos (como este o qual estamos discutindo) como parametro... Penso que a tecnologia serve como um bom parametro, justamente pelos indicativos sociais. Estamos nos mechendo. Longe da parfeiçao, mas estamos fazendo.
...mas talvez esse nao precise necessariamente ser o "unico parametro aceitavel". As vezes podemos tratar com objetividade alguns dados que inicialmente aparentem ser subjetivos. Por exemplo, quanto ao nosso grau de selvageria (subj) podemos escolher um dado (tendencia homicida) e quantificar atraves do tempo (obj), como tentei fazer - de forma primária.
NÃO HÁ DEUS. NEM DESTINO. NEM LIMITE.
SEM FÉ, SOU LIVRE.
Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)

Se um Homem começar em certezas / ele terminará em dúvidas.
Mas se ele se contentar em começar com dúvidas / ele deve terminar em acertos (Francis Bacon)
A questão que eu pus no ar continua de pé: (1) O avanço tecnológico nos faz melhores seres humanos? (2) Ou por nos tornarmos melhores seres humanos, abrimos caminho para um avanço tecnológico? (3) Ou ambos?
Vou dar minha opinião:
(1) O avanço tecnológico-científico nos proporcionou grandes melhorias no estilo de vida, não tem como negar. Mas este mesmo avanço nos trouxe armamentos bélicos mais poderosos (maior poder de destruição, mais gente inocente morta em menos tempo), e nos trouxe novas doenças também, igualmente mortíferas. Portanto, não, o avanço tecnológico NÃO nos faz melhores seres humanos.
(2) O avanço moral, aquele que diz que devemos fazer ao próximo o que queremos que o próximo nos faça - em outras palavras, empatia! - faz com que nos preocupemos com o bem estar de todos, não somente o nosso. Isto serve como alavanca para o prograsso tecnológico. No entanto, eu diria que a maior parte do avanço tecnológico está submetido à maquina de guerra, à destruição do inimigo, à conquista de territórios.
(3) A moralidade avança lentamente, e a tecnologia avança a passos mais largos. O ideal é que esta última caminhasse mais lentamente a ponto de poder estar lado a lado como o desenvolvimeto moral. (ou então que a moralidade pudesse ser mais incentivada ao ponto de caminhar lado a lado com a tecnologia). Enquanto isto não acontece, todo o avanço tecnológico poderá ser usado CONTRA o próprio homem (o Bushinho que o diga).
Vou dar minha opinião:
(1) O avanço tecnológico-científico nos proporcionou grandes melhorias no estilo de vida, não tem como negar. Mas este mesmo avanço nos trouxe armamentos bélicos mais poderosos (maior poder de destruição, mais gente inocente morta em menos tempo), e nos trouxe novas doenças também, igualmente mortíferas. Portanto, não, o avanço tecnológico NÃO nos faz melhores seres humanos.
(2) O avanço moral, aquele que diz que devemos fazer ao próximo o que queremos que o próximo nos faça - em outras palavras, empatia! - faz com que nos preocupemos com o bem estar de todos, não somente o nosso. Isto serve como alavanca para o prograsso tecnológico. No entanto, eu diria que a maior parte do avanço tecnológico está submetido à maquina de guerra, à destruição do inimigo, à conquista de territórios.
(3) A moralidade avança lentamente, e a tecnologia avança a passos mais largos. O ideal é que esta última caminhasse mais lentamente a ponto de poder estar lado a lado como o desenvolvimeto moral. (ou então que a moralidade pudesse ser mais incentivada ao ponto de caminhar lado a lado com a tecnologia). Enquanto isto não acontece, todo o avanço tecnológico poderá ser usado CONTRA o próprio homem (o Bushinho que o diga).
Ad Honorem Extraterrestris
Colocar a questão nestes termos me parece uma postura excessivamente maniqueísta. O que alguns entendem como bom, outros consideram mal; o que alguns consideram moral, outros consideram amoral; o que alguns consideram meritório, outros consideram deplorável. E na minha opinião ninguém tem nem autoridade e nem o direito para fazer julgamentos de valores sobre isso.(...) O avanço tecnológico nos faz melhores seres humanos? (2) Ou por nos tornarmos melhores seres humanos, abrimos caminho para um avanço tecnológico? (3) Ou ambos?
Seria necessário analisar dados concretos para dar embasamento a essa afirmativa. Não dá para simplificar.(...) No entanto, eu diria que a maior parte do avanço tecnológico está submetido à maquina de guerra, à destruição do inimigo, à conquista de territórios.
A partir desses dados, comparar com momentos históricos passados.
Seria interessante pudermos fazer isso, mas antes teremos que entrar em consenso sobre as civilizações que seriam tomadas como base de comparação.
A moralidade não avança nem recua. Ela se transforma de acordo com o local, o momento e as circunstâncias históricas.(...) A moralidade avança lentamente, e a tecnologia avança a passos mais largos.
O que é uma postura maniqueísta?hsette escreveu:Colocar a questão nestes termos me parece uma postura excessivamente maniqueísta.
Quando desejar ao próximo o que gostaríamos para nós mesmos é mal ou amoral ou deplorável? Acho que esta máxima cabe a qualquer cultura existente ou passada. Eu gostaria de ter alguns exemplos em mãos, mas me falha a memória. O que exatamente em nossa cultura que é considerado um bem moral - pode ser interpretado como imoral em alguma outra cultura diferente da nossa?hsette escreveu:O que alguns entendem como bom, outros consideram mal; o que alguns consideram moral, outros consideram amoral; o que alguns consideram meritório, outros consideram deplorável. E na minha opinião ninguém tem nem autoridade e nem o direito para fazer julgamentos de valores sobre isso.
A virgindade? A monogamia? Estes são bens morais criados pela Igreja, não é a eles que eu me refiro. O Amar ao próximo... é conhecido bem antes de Jesus pelas civilizações orientais e cabe muito bem em qualquer moral.
Roma pode ser um bom exemplo de civilização baseada na Guerra.hsette escreveu:Seria necessário analisar dados concretos para dar embasamento a essa afirmativa. Não dá para simplificar.(...) No entanto, eu diria que a maior parte do avanço tecnológico está submetido à maquina de guerra, à destruição do inimigo, à conquista de territórios.
A partir desses dados, comparar com momentos históricos passados.
Seria interessante pudermos fazer isso, mas antes teremos que entrar em consenso sobre as civilizações que seriam tomadas como base de comparação.
A verdadeira moral cristã (não esta deturpação católica e afins que hoje conhecemos) foi um avanço sem precedentes na moralidade dos povos. Nenhuma outra moral se baseia no amor, no perdão, na caridade como esta.hsette escreveu:A moralidade não avança nem recua. Ela se transforma de acordo com o local, o momento e as circunstâncias históricas.(...) A moralidade avança lentamente, e a tecnologia avança a passos mais largos.
Se a moral se transforma, tem que ser para melhor. O que pode acontecer é ela ser ofuscada pela imoralidade, quando grupos dominantes se predisponham à imoralidade, mas não que ela caminhe para trás.
Hoje nós assistimos a um verdadeiro teatro dos horrores na figura de Bush e sua trupe invadindo outros países, matando e dominando impunemente outras nações que têm o mesmo direito à liberdade que a nação norte-americana. Teriam criado uma nova moral, onde a invasão de território alheio e os assassinatos daí resultantes passariam a ser atos de boa conduta moral? Ou simplesmente estão agindo de forma imoral e injusta?
Ad Honorem Extraterrestris
Visão de mundo que compartimenta a realidade dentro de uma contraposição de valores como bem ou mal, bom ou ruim, certo ou errado.O que é uma postura maniqueísta?
No meu entendimento trata-se de um reducionismo perigoso.
Em algumas culturas, a manutenção da vida de um semelhante enfermo, em quaisquer circunstâncias, é um valor acima de qualquer coisa. Em outras, a eutanásia é um procedimento considerado como uma atitude de amor ao próximo.O que exatamente em nossa cultura que é considerado um bem moral - pode ser interpretado como imoral em alguma outra cultura diferente da nossa?
Em algumas culturas, a defesa do feto, em qualquer momento, é algo sagrado. Em outras a prática do aborto é visto como natural.
Em algumas culturas, o uso de carne animal como alimento é vista como amoral. Para outros, não há esta conotação.
Em algumas sociedades, o culto aos mortos é tido como um princípio moral dos mais elevados. Em outras é visto como despropositada.
Em algumas sociedades, o culto sacro aos elementos da natureza é tido na mais alta conta. Em outras trata-se de balsfêmia.
Poderia me estender ad eternum.
Valores como esses já estavam presentes na humanidade. Dizer que a moral judaico-cristã é um avanço moral é puro marketing; tentativa de falsear a história e se colocar como paradigma da humanidade com o objetivo de conquista. Que o digam os indígenas centro e sul-americanos, para não ir longe.A verdadeira moral cristã (não esta deturpação católica e afins que hoje conhecemos) foi um avanço sem precedentes na moralidade dos povos. Nenhuma outra moral se baseia no amor, no perdão, na caridade como esta.
Amor, perdão e caridade são valores humanos acima da religião. Muda-se apenas os métodos e os objetos.