Caso Artur Berlet
Moderadores: Moderadores, Euzébio, Britan, Cavaleiro, hsette, eDDy, Alexandre
Essa é uma optima hipotese, seria uma realidade paralela onde o Hitler tinha ganho a guerra, pelos vistos era tudo muito clean e uma so pessoa mandava em todos.
http://www.anozero.blogspot.com
(actualizado, com nova imagem novas funcionalidades, inclui feeds)
E aquela navezinha??? Também seria do futuro???Euzébio escreveu:Acabou de me passar pela cabeça uma hipótese: Não seria Acorc um viajante do futuro? Seu "planeta distante" não poderia ser a Terra de um tempo futuro?
Isto poderia explicar a similaridade com a Terra, o estádio, o jogo, a língua alemã falada pelos extraterrestres...
A navezinha poderia ser explicavel dentro do conhecimento que a testemunha tem dos materiais podiam ter algo parecido no tecto que ele identificou como ventoinha e por ai alem
http://www.anozero.blogspot.com
Uma outra hipótese, talvez menos fantástica, me passou agora pela cabeça: Acorc não poderia ser descendente dos alemães que supostamente se refugiaram no Pólo Sul, ou na Terra Oca, após a 2aGG, e que dominavam a tecnologia dos OVNIs? Sei que estas estórias não têm fundamento, mas...
Ad Honorem Extraterrestris
- joaotextor
Quanto mais leio o livro mais duvidas vem a minha cabeça.hsette escreveu:Ricardo e Euzébio.
Ou muito me engano ou vcs estão querendo encontrar sustentação a esta história?
Percebam que à medida que se avança, são necessárias explicações cada vez mais complexas e fantásticas.
Isso não é um bom sinal.
Eu tenho um grande defeito - que penso ser incorrigível: não consigo duvidar dos outros. Para tal, eu teria que conhecer bem a pessoa para tirar um juízo, ou fazer um julgamento.hsette escreveu:Pode ser exagero de minha parte, mas para mim há duas alternativas:
delírio ou fraude.
O relato é completamente inverossímil.
Não vejo porque procurar explicações para os mesmos.
Se você me disser que viu um dragão na sua garagem, não obstante ser um dragão invisível, não vou dizer que você está mentindo, ou que foi vítima de um delírio, não à primeira vista.
Vou partir sempre do pressuposto de que você fala a verdade, pois está sendo honesto para comigo (assim como eu sempre lhe direi a verdade, pois a recíproca neste caso tem que ser verdadeira).
O que pode estar acontecendo é como você está interpretando este caso, o do dragão na sua garagem. Se for um delírio apenas, temos que buscar as causas do mesmo. Delírios não têm uma causa isolada, normalmente são psicopatológicos e derivados de certos mecanismos como estresse, desequilíbrio mental e outros.
Não me consta que Arthur Berlet tivesse este tipo de problemas, nem que tomasse medicamentos "pesados", ou que tivesse surtos psicóticos.
Então a hipótese de delírio eu deixo momentaneamente de lado.
Fraude é uma forte possibilidade, mas me parece que nada fora provado neste sentido, e o pobre agricultor nem fortuna acumulou, talvez um pouco de fama suficiente para escrever seu nome nos anais da Ufologia...
Eu deixo a hipótese de fraude também de lado, até que se prove o contrário.
Quanto à descrição da tecnologia, eu penso que qualquer relato de algo estranho estará preso à tecnologia vigente à época. Sendo assim, fico imaginando como um habitante do século XV ou XVI descreveria nossas maravilhas modernas como o automóvel, o avião, o forno de microondas, o aparelho celular, etc.
Certa vez Emmanuel, o guia espiritual de Chico Xavier, disse que João, suposto autor do Apocalipse bíblico, procurou descrever - sem muito sucesso - uma locomotiva a vapor de séculos passados (parece que João conseguira em êxtase o salto no tempo). Quem ler Elias e Ezequiel, bíblicos, poderá notar a dificuldade em se descrever OVNIs apenas comparando-os à tecnologia da época...
Assim sendo, ainda busco uma resposta coerente para o caso Berlet, assim como buscarei para qualquer um dos casos citados neste fórum pelos nossos usuários.

Ad Honorem Extraterrestris
- joaotextor
Simplesmente ótima sua respostaEuzébio escreveu:Eu tenho um grande defeito - que penso ser incorrigível: não consigo duvidar dos outros. Para tal, eu teria que conhecer bem a pessoa para tirar um juízo, ou fazer um julgamento.hsette escreveu:Pode ser exagero de minha parte, mas para mim há duas alternativas:
delírio ou fraude.
O relato é completamente inverossímil.
Não vejo porque procurar explicações para os mesmos.
Se você me disser que viu um dragão na sua garagem, não obstante ser um dragão invisível, não vou dizer que você está mentindo, ou que foi vítima de um delírio, não à primeira vista.
Vou partir sempre do pressuposto de que você fala a verdade, pois está sendo honesto para comigo (assim como eu sempre lhe direi a verdade, pois a recíproca neste caso tem que ser verdadeira).
O que pode estar acontecendo é como você está interpretando este caso, o do dragão na sua garagem. Se for um delírio apenas, temos que buscar as causas do mesmo. Delírios não têm uma causa isolada, normalmente são psicopatológicos e derivados de certos mecanismos como estresse, desequilíbrio mental e outros.
Não me consta que Arthur Berlet tivesse este tipo de problemas, nem que tomasse medicamentos "pesados", ou que tivesse surtos psicóticos.
Então a hipótese de delírio eu deixo momentaneamente de lado.
Fraude é uma forte possibilidade, mas me parece que nada fora provado neste sentido, e o pobre agricultor nem fortuna acumulou, talvez um pouco de fama suficiente para escrever seu nome nos anais da Ufologia...
Eu deixo a hipótese de fraude também de lado, até que se prove o contrário.
Quanto à descrição da tecnologia, eu penso que qualquer relato de algo estranho estará preso à tecnologia vigente à época. Sendo assim, fico imaginando como um habitante do século XV ou XVI descreveria nossas maravilhas modernas como o automóvel, o avião, o forno de microondas, o aparelho celular, etc.
Certa vez Emmanuel, o guia espiritual de Chico Xavier, disse que João, suposto autor do Apocalipse bíblico, procurou descrever - sem muito sucesso - uma locomotiva a vapor de séculos passados (parece que João conseguira em êxtase o salto no tempo). Quem ler Elias e Ezequiel, bíblicos, poderá notar a dificuldade em se descrever OVNIs apenas comparando-os à tecnologia da época...
Assim sendo, ainda busco uma resposta coerente para o caso Berlet, assim como buscarei para qualquer um dos casos citados neste fórum pelos nossos usuários.
concordo plenamente com você, ele não tinha por que ter alucinações e também não acho que ele tivesse motivos para fraudar. Quem sabe a verdade não esta neste livro e sim nas + de 450 folhas de caderno em que escreveu durante anos até lançar o seu livro, por que acredito que contém muita coisa nestes cadernos que não contém neste livro

Agora queria apenas saber onde estão estes cadernos, vou tentar espicular um pouco para ve se descubro algo.
vlw abs
Meu julgamento é sobre o relato, que o autor tornou público na forma de entrevistas e inclusive livro. Ao fazer isso, submeteu sua obra ao julgamento público.Para tal, eu teria que conhecer bem a pessoa para tirar um juízo, ou fazer um julgamento.
Ocorre que no caso específico, não é à primeira vista. Li o livro, bem como város artigos a respeito (tanto pró como contra o relato).... não vou dizer que você está mentindo, ou que foi vítima de um delírio, não à primeira vista.
É público e notório que o autor encontrava-se sobre forte pressão psíquica, emocional e material/financeira. Não vejo como descartar a hipótese de delírio.Delírios não têm uma causa isolada, normalmente são psicopatológicos e derivados de certos mecanismos como estresse, desequilíbrio mental e outros.
Acrescente-se ainda a possibilidade de fatores externos a desencadear surtos delirantes: exposição a campos eletromagnéticos, exposição a focos de luzes estroboscópicas, aspiração acidental de determinados gases, etc.
Seu livro Os discos voadores: da utopia à realidade, narrativa de real viagem a outro planeta, parece um remake de Num disco voador visitei outro planeta (Rossi, Antonio. São Paulo, Nova Era, 1957).
“...uma terrível tragédia pessoal que o abateu e o marcou até o fim de seus dias. Em conseqüência de uma explosão ocorrida na pedreira onde trabalhava a serviço da Prefeitura de Sarandi, Berlet teve uma das pernas amputadas, ficando impossibilitado de continuar exercendo sua profissão de tratorista. De início, como ele próprio admitiu, isso lhe trouxe sérios problemas psicológicos e financeiros. O pouco que recebia na condição de inativo, não era suficiente para sustentar condignamente a esposa e os quatro filhos (um menino e três meninas).”
Berlet, Artur. Os discos voadores: da utopia à realidade, narrativa de real viagem a outro planeta, 2a ed., Sarandi, Editora e Gráfica A Região, 1978.
Thompson, Keith. Anjos e extraterrestres: OVNIs e a imaginação mítica, Rio de Janeiro, Rocco, 1993, p. 50.
Atente para a falta de verosimilhança do relato. Planeta a 60 milhões de km da Terra, nave improvável, etc.Fraude é uma forte possibilidade, mas me parece que nada fora provado neste sentido...
Ademais, a quem cabe o ônus da prova?
Pode ser cientificismo de minha parte (admito-o), mas penso que se não fizermos uma filtragem adequada é grande a possibilidade de nos dedicarmos a questões totalmente irrelevantes e deixarmos de lado outras realmente importantes.Assim sendo, ainda busco uma resposta coerente para o caso Berlet, assim como buscarei para qualquer um dos casos citados neste fórum pelos nossos usuários.
Por tudo que já li a respeito desse caso, ele não passa em minha filtragem pessoal. Ressalto que não negligenciei a busca de explicação. Aliás, dediquei-me a isso com exaustão.
Caso vc encontre algum informação relevante sobre o mesmo, estou aberto a rever minha posição.