Luzes misteriosas no céu de Niterói intrigam testemunha e desafiam explicações

Luzes misteriosas no céu de Niterói intrigam testemunha e desafiam explicações
Três momentos do vídeo em Barreto (Niterói). Luzes se parecem com estrelas, mas se movem em trajetórias e velocidades diferentes (imagem cedida)

Dezenas de luzes não identificadas foram avistadas cruzando o céu noturno sobre o bairro do Barreto, em Niterói, Rio de Janeiro, na noite de 7 de agosto de 2024, por volta das 23h14. O avistamento, que durou vários minutos, mostrou um conjunto de mais de 50 luzes esbranquiçadas e amareladas movendo-se de forma aparentemente coordenada, em grupos e pares, a velocidades e altitudes ligeiramente diferentes.

----publicidade----

Intrigada com o que havia presenciado e sem encontrar qualquer menção ao evento na mídia ou redes sociais, a testemunha compartilhou um vídeo do avistamento e um relato detalhado na esperança de obter alguma resposta. O vídeo, gravado com um celular Samsung Galaxy A73 5G, registra o movimento das luzes contra o fundo escuro do céu noturno, oferecendo um vislumbre do fenômeno que, até o momento, desafia explicações.

Luzes se parecem com estrelas - exceto que se movem quase todas na mesma direção (imagem cedida)
Luzes se parecem com estrelas – exceto que se movem quase todas na mesma direção (imagem cedida)

Possivelmente um efeito do vento em razão das diferenças de distâncias e altitudes, algumas luzes parecem demonstrar um comportamento peculiar, mudando de direção e até mesmo dando a impressão de parar momentaneamente no ar antes de retomar o movimento. A natureza incomum do espetáculo levou a testemunha, que pediu para ter sua identidade preservada, a buscar esclarecimentos junto ao Portal Vigília através do formulário de contato em nosso site.

O vídeo, gravado com um celular de excelente conjunto de câmeras, mostra a enorme quantidade de luzes contra o fundo escuro do céu noturno. Com exatos 1’46” de duração, próximo do final, no horizonte, o registro capta um avião comercial em direção ao aeroporto do Galeão, permitindo uma comparação interessante com a potência das luzes registradas.

“Elas se movimentavam de forma coordenada, algumas paravam, depois continuavam em grupos. Se movimentavam em linha reta, para frente, e algumas saíram do grupo e foram em outras direções”, descreveu.

Ela relata que algumas luzes se dirigiram para a região do Galeão ou da Baía de Guanabara. A testemunha afirma que observou o fenômeno até que as luzes desaparecessem de seu campo de visão, após ultrapassarem seu prédio. “Não é possível que ninguém tenha registrado isso”, questiona a testemunha, intrigada pela falta de qualquer menção ao evento na mídia ou em redes sociais.

Direção do deslocamento da maioria das luzes. A testemunha aproximadamente na posição A e de onde pareciam partir a luzes em B, na região de São Gonçalo (Google Maps)

A natureza curiosa do avistamento descarta imediatamente explicações convencionais como o “trem de satélites” Starlink. Os satélites Starlink se movem em linha reta, em formação regular (“fila indiana”) e com espaçamento previsível, o que não corresponde ao padrão observado no vídeo.

----publicidade----

Uma chuva de meteoros também não é uma explicação possível, pois os meteoros deixam rastros luminosos ao atravessar a atmosfera em alta velocidade e se desintegram rapidamente. Além disso, a duração prolongada do avistamento das luzes não é característica de meteoros.

Veja o vídeo completo:

Busca por respostas em múltiplas frentes

Diante do enigma, a equipe do Portal Vigília iniciou uma investigação para tentar encontrar uma explicação plausível para o fenômeno. A busca por outros registros do evento, incluindo imagens de câmeras de monitoramento do clima na região e de redes de monitoramento de meteoros, não obteve sucesso.

----publicidade----

Na tentativa de explorar a hipótese de balões, o Portal Vigília contatou Ricardo Martins, da Balloartes Balões e Gás Hélio, uma das principais distribuidoras de hélio e balões na região. Produto caro, o hélio costuma ser encomendado com antecedência para uso em balões de festas ou eventos promocionais.

Martins, após analisar o vídeo, sugeriu duas possibilidades: balões de fogo (balões juninos de ar quente, com tochas ou mechas de fogo) ou balões de gás hélio com LEDs internos. No entanto, ele ressaltou que, dada a distância e a qualidade do vídeo, era difícil determinar com certeza. Além disso, Martins confirmou que sua empresa não havia registrado nenhum pedido de balões ou gás hélio para a data do avistamento, tornando a hipótese de balões de hélio menos provável.

Na busca por novas pistas, a equipe do Portal Vigília encontrou alguns vídeos no YouTube que apresentam uma semelhança impressionante com o registro da testemunha. Um desses vídeos, publicado em 17 de abril de 2023 pelo canal “Amigos Unidos”, é intitulado “Revoada de balão lata, caixote, aniversário de João Gabriel 2023” e mostra a soltura de dezenas de balões juninos, conhecidos como “lata” (ou “caixa”), realizada um dia antes, 16 de abril, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A data celebrava também a aproximação do dia de São Jorge, 23 de abril. Uma versão curta do mesmo evento pode ser vista no “shorts” do Youtube abaixo:

Nas filmagens, é possível verificar que cada balão carrega uma ou mais “lanterninhas” de vela, criando um efeito visual surpreendentemente similar ao das luzes observadas em Niterói. A revoada, que aparentemente celebrava o aniversário do João Gabriel, sugere que a soltura de balões juninos, embora proibida — a prática é considerada crime ambiental—, poderia ser a explicação para o avistamento de 7 de agosto de 2024, reforçando a hipótese de que eventos similares, não publicados em redes sociais ou não reportados, poderiam ter ocorrido naquela data.

Um caso em aberto: a busca por novas pistas

Para comunicador e ufólogo especializado em análises de imagens de OVNIs Jorge Uesu, os objetos registrados se movem com uma certa velocidade e não se comportam como satélites Starlink, que se deslocariam em linha reta e com espaçamento uniforme. Ueso considera a hipótese de balões, mas se mostra intrigado.

“Parecem balões mesmo, mas me estranha o fato de não ter outras imagens. Com tanta coisa no céu, só tem uma fonte? Um único vídeo de uma pessoa de Niterói?”, questiona Uesu.

O analista faz um paralelo com a dúvida que é bastante comum na divulgação de registros e relatos na Ufologia.

“Isso é uma coisa curiosa que mostra que quando as pessoas duvidam ‘ah, mas só uma pessoa filmou?’ Não é tão impossível assim isso acontecer! De uma pessoa filmar e postar um vídeo e mais ninguém ter registrado uma coisa tão interessante como essa”, ressalta.

Além da semelhança no efeito visual dos balões lata com o registro da testemunha, é impossível não notar a coincidência no fato de o ativo grupo de baloeiros ser oriundo justamente de São Gonçalo, na direção de onde parecem vir as luzes registradas pela testemunha.

Aliás, as chamadas “revoadas” aparentemente continuam bastante comuns no Rio de Janeiro, a despeito da legislação. Quando da consulta para essa reportagem, o próprio Uesu localizou outro evento onde um aniversário foi comemorado com a soltura de um grande número de balões. A atividade foi realizada exatamente um mês antes do registro enviado pela leitora. A diferença é que desta vez a revoada aconteceu no final da madrugada e amanhecer, aparentemente em Bangu (esse dado não fica claro no vídeo), distante cerca de 50km do local da filmagem em Niterói.

Apesar disso, a ausência de outros registros do evento e a falta de respostas no contato do Portal Vigília com o grupo de baloeiros mencionado no vídeo do YouTube impedem uma conclusão definitiva do episódio. O caso das luzes misteriosas no céu de Niterói, portanto, permanece em aberto.

Se você, leitor ou leitora, avistou ou registrou algo incomum no céu de Niterói na noite de 7 de agosto de 2024, entre em contato com o Portal Vigília. Seu relato ou registro pode ser a chave para desvendar este intrigante mistério.

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×