Abdução? Viagem no tempo? O que há em Manifest, o Mistério do Voo 828?

No último dia 6 de abril a Rede Globo começou a exibir Manifest, o Mistério do Voo 828, uma série campeã de audiência nos EUA.
A história gira em torno do Voo 828 da Montego Air, que decola do Aeroporto de Montego Bay, na Jamaica, em 7 de abril de 2013, com 191 pessoas a bordo, com destino a Nova York, mas desaparece misteriosamente por cinco anos e meio.
Apesar do período ausente, para passageiros e tripulação nada de muito especial aconteceu, a não ser um breve período de turbulência severa.
Entretanto, quando aterrissam, descobrem que mais de cinco anos e meio se passaram enquanto estavam no ar, período que os fez serem declarados mortos.
Ao se reintegrarem na sociedade atual, todos começam a encarar o fato de que suas vidas – e entes queridos – não são os mesmos de antes, enquanto também passam a experimentar vozes e visões norteadoras que representam eventos ainda por acontecer.
O que aconteceu com o Voo 828?
Há teorias que apontam para abdução alienígena ou viagem no tempo.
Logos nos primeiros episódios da primeira temporada alguns personagens – como os irmãos Ben e Michaela Stone – passam a ouvir vozes que os fazem salvar pessoas em perigo.
Mas não são todos que ouvem as tais vozes e tem visões: apenas 20 dos 191 sobreviventes.
Além disso, após o pouso e todo o rebuliço que o reaparecimento da aeronave causou, o avião ficou sob os cuidados das autoridades americanas, que passam a fazer testes e investigar os possíveis motivos para o desaparecimento e reaparecimento.
Mas, misteriosamente, o avião explode no hangar sob os olhares de seus passageiros, que foram atraídos até o local por uma força que nem mesmo eles conseguem explicar.
A partir daí as perguntas vão se multiplicando: onde o voo esteve durante estes cinco anos? Por que tripulação e passageiros não se lembra de nada? Quem ou o que explodiu o avião? Por que algumas pessoas que estiveram no voo estão morrendo?
Advento extraterrestre
No ano do lançamento da série, 2018, uma enquete foi realizada no twitter e 17% dos fãs americanos chegaram a apostar que a série tratava de abdução alienígena.
Até mesmo alguns membros da série entraram na brincadeira. Durante a San Diego Comic-Con de 2018, Josh Dallas (Ben) e Melissa Roxburgh (Michaela), disseram acreditar que se trava de um advento extraterrestre.
“[Poderiam] ser alienígenas”, brincou Roxburgh na suíte de vídeos SDCC Comic-Con da TVLine, antes de adicionar rapidamente: “Podia [também] ser um buraco de minhoca. Pode ser um milhão de coisas diferentes”.
Um buraco de minhoca no meio do caminho
A ideia que o avião entrou em um buraco de minhoca e viajou para o futuro com as 191 vidas a bordo é outra hipótese bastante aceitável por parte daqueles que assistiram a série nos EUA.
Novamente o fato de não envelhecerem um dia sequer durante cinco anos é apresentada como prova cabal de que passageiros e tripulação encontraram um buraco de minhoca em seu caminho.
Mas como poderia o Voo 828 viajar no tempo?
Passagem pelo Triângulo das Bermudas
Há quem defenda que o evento aconteceu enquanto o avião sobrevoava o misterioso Triângulo das Bermudas.
É possível que a aeronave tenha voado pela parte norte do triângulo durante sua viagem da Jamaica aos Estados Unidos.
Dependendo dos padrões de voo, o avião pode ter feito uma breve passagem pela ponta americana do Triângulo ou uma viagem prolongada por dentro dele, só que mais ao norte.
Mas, se houve uma ruptura no espaço/tempo causado pelo triângulo, por que outros voos e barcos que desaparecem a cada ano não reaparecem?
Muitas teorias, poucas explicações
De acordo com autoridades internacionais, até o momento mais de mil vidas foram reivindicadas pelo misterioso lote de água na costa da América do Norte entre o Caribe e as Bermudas.
Passando pelo Triangulo das Bermudas ou não, o fato é que apenas o autor pode dizer o que aconteceu.
Enquanto a primeira temporada da série é exibida a conta-gotas pela TV Globo, nos Estados Unidos a segunda temporada foi exibida na última semana.