Ação da Red Bull com paraquedistas causa relatos de óvnis em São Paulo

Desde domingo, 14 de fevereiro de 2021, circulam nas redes sociais vários relatos e registros em vídeo de estranhas luzes nos céus de São Paulo. As luzes surgiram na madrugada e foram filmadas de diversos locais e em diversos ângulos diferentes.
Seu comportamento é bem peculiar: um objeto luminoso parece se dividir em dois. Um deles segue seu curso e o segundo, que aumenta de intensidade, se divide em outros dois ou três objetos descendentes, fazendo movimentos quase circulares.
https://youtu.be/vwDTWnno8e4
Os avistamentos provavelmente foram causados por uma ação publicitária da marca de bebidas energéticas Red Bull, organizada pela agência DPZ&T. A campanha foi marcada por um “salto de Carnaval” no Sambódromo de São Paulo, realizado pelos paraquedistas austríacos Marco Waltenspiel e Marco Fürst, o alemão Max Manow, todos do Red Bull Skydive Team, além do espanhol Dani Roman e o chileno Sebastian Alvarez.
O efeito das luzes descendentes e da “divisão do objeto” foi provocado pela descida inicial em formação, utilizando sinalizadores, e a saída, quando cada paraquedista se distancia dos demais para a abertura do paraquedas. Neste salto, além das luzes para indicar o trajeto (os sinalizadores), eles também utilizaram trajes especiais, os wingsuits, que permitem um deslocamento horizontal maior.
Não é incomum que saltos de paraquedas influenciem relatos de avistamentos de óvnis, principalmente usando luzes em apresentações noturnas. Mesmo em localidades habituadas a receberem esse tipo de apresentação, como aconteceu em Milwaukee (EUA), em 2015, por ocasião do tradicional “Show do Ar e da Água de Milwaukee”.
O salto na Capital de São Paulo terminou com a aterrissagem perfeita na passarela do samba paulista, cujo Carnaval foi cancelado em virtude da pandemia de Covid-19. Um vídeo promocional da ação foi publicado no perfil da marca no Instagram, @redbullbr:
Ver essa foto no Instagram
_________________
LEIA TAMBÉM
Será mesmo uma flotilha de OVNIs em Milwaukee (EUA)?
Não foi dessa vez: esses vídeos incríveis não são óvnis reais
Exclusivo: nova testemunha contradiz conclusão do Exército sobre Caso Varginha