Sete minutos de terror: rover Perseverance pousa daqui a pouco em Marte
O rover Perseverance da NASA está a apenas algumas horas de seu ousado pouso em Marte, uma descida conhecida como sete minutos de terror.
O veículo, que tem o tamanho de um carro, tentará pousar dentro de Jezero, uma cratera de 28 milhas (45 quilômetros).
A entrada, descida e aterrissagem são fases da missão a Marte – chamadas EDL – e referidas como “sete minutos de terror” porque a sequência é tão angustiante e acontece mais rápido do que os sinais de rádio podem alcançar a Terra.
Rover Perseverance em Marte
Pouco antes de chegar ao Planeta Vermelho, o Perseverance mudará seu estágio de cruzeiro, o que ajudou a voar com o rover a Marte nos últimos 6,5 meses. O próximo grande marco é a entrada atmosférica, quando o rover voará pelos céus de Marte a cerca de 19.500 km / h.
O veículo é equipado com um escudo térmico que protegerá o rover do intenso calor gerado durante sua descida inicial e também ajudará a desacelerar a espaçonave.
A cerca de 7 milhas (11 quilômetros) acima da superfície, a espaçonave implantará seus 70,5 pés de largura (21,5 metros) de paraquedas supersônico – o maior já enviado a outro planeta.
O pouso seguro do rover
Logo depois, o escudo térmico se separará e se afastará da espaçonave, expondo o Perseverance à atmosfera marciana pela primeira vez e dando partida no sistema de Navegação Relativa ao Terreno do veículo, que é uma nova tecnologia de piloto automático que ajudará a guiar o rover até um local seguro em Marte.
Enquanto desce no paraquedas, Perseverance capta imagens da superfície de Marte e determina para onde ir com base no que vê.
A sequência do Perseverance é muito semelhante à do rover Curiosity da NASA , que pousou em 2012. No entanto, o Perseverance é um pouco maior e equipado com instrumentos científicos mais avançados, incluindo nova tecnologia que ajudará a guiar a espaçonave em seu difícil pouso.
Perseverance no minuto final do pouso
Durante o minuto final antes de Perseverance pousar no Planeta Vermelho, o estágio de descida do sky-guindaste da missão acionará oito retrorockets, ou motores de pouso em Marte.
Em seguida, o guindaste do céu abaixará o rover com segurança até o solo em três cabos de náilon.
Depois que o rover aterrissar, ele cortará os cabos que o conectam ao estágio de descida, que então voará e pousará com segurança longe do Perseverance.
Sinais de vida antiga
Uma vez em Marte o rover Perseverance irá caçar por sinais de vida antiga e coletar amostras.
Os cientistas acreditam que um lago de 250 m de profundidade encheu a cratera de Jezero cerca de 3,9 bilhões a 3,5 bilhões de anos atrás.
A área também tem um proeminente delta do rio, onde a água antes fluía e depositava muitos sedimentos. Embora este local de pouso ofereça um terreno geologicamente rico, as rochas, crateras e penhascos o tornam um lugar muito desafiador para o Perseverance pousar.
A transmissão do pouso pode ser acompanhada no canal da NASA no Youtube a partir das 17 horas, horário de Brasília.
Veja o vídeo com a animação do pouso: