“Algo chegou ao Brasil em Maio de 86”, diz EUA. Os áudios da Noite Oficial dos Óvnis!
Já faz algum tempo que a Força Aérea Brasileira disponibilizou, no site do Arquivo Nacional, os áudios de diversos pilotos de aeronaves durante aquela que ficou conhecida como a Noite dos OVNIs, ou a Noite Oficial dos OVNIs no Brasil.
Durante levantamento para identificar e relacionar os relatórios referentes aos eventos de detecção radar e observação de óvnis por pilotos envolvendo os sistemas de controle de tráfego aéreo brasileiro, fica claro que localizar os áudios das 16 fitas cassetes da Noite Oficial dos Óvnis no sistema do Arquivo Nacional pode ser um desafio relativamente complexo.
Por isso, encerrando a recente série de matérias que resgataram diversos episódios de alguma forma ligados à chamada Noite Oficial dos Óvnis, o Portal Vigília traz aos leitores a oportunidade de ouvirem diretamente aqui todos os áudios (digitalizações das gravações em fita cassete) liberados através do Arquivo Nacional.
São ao todo 16 digitaluzações fitas de conversas entre pilotos e controladores de voo, descrevendo os momentos tensos vividos naquela noite durante horas.
Mas ao invés de apenas anexar essas gravações ao texto a seguir, resolvemos iniciar essa apresentação com uma espécie de “bonus track”: um documento que não consta dentre os arquivos desclassificados pela Força Aérea Brasileira, mas que é igualmente contundente e relevante quando abordarmos a noite de 19 de maio de 1986.
O material já é conhecido da comunidade ufológica a mais de duas décadas. Em 2001, uma cópia foi cedida ao Portal Vigília pelo pesquisador Edson Boaventura Júnior, notório interessado nas relações oficiais de governos com o fenômeno ufo, e um dos responsáveis pela liberação dos áudios de 1986 ao público em geral.
Em ofício liberado pelo governo dos Estados Unidos, atendendo a um processo movido com base na Lei de Liberdade de Informação (FOIA – Freedom of Information Act), um agente na embaixada dos Estados Unidos em Brasília informa ao Departamento de Defesa (DoD) norte-americano o que ocorreu no Brasil em maio de 86.
Com muitas rasuras de censura por parte do DoD, o relatório mostra uma conclusão no mínimo intrigante por parte do informante:
“Embora o RO [nota: sigla para Reporting Officer, oficial do relatório] não acredite em UFOs ou toda a excitação que cercou relatos anteriores, há muito aqui para ser ignorado. Três contatos visuais e três contatos positivos no radar de três sistemas diferentes, conduzem a acreditar que algo chegou ao Brasil na noite de 19 de maio”.
Curiosamente o oficial usa o termo “chegou” (arrived), ao invés de qualquer outra palavra com o significado de “aconteceu”.
Ao ouvir os áudios listados abaixo, das fitas originais das conversas entre pilotos e controladores de radar da Noite Oficial dos Óvnis, em maio de 1986, talvez o leitor/ouvinte tenha um pouco mais vívida a noção dessa “chegada”. Confira:
Fita 1, partes 1 e 2:
Fita 2, partes 1 e 2:
Fita 3, partes 1 e 2:
Fita 4, partes 1 e 2:
Fita 5, partes 1 e 2:
Fita 6, partes 1 e 2:
Fita 7:
Fita 8, partes 1 e 2:
Fita 9:
Fita 10:
Fita 11:
Fita 12:
Fita 13, partes 1 e 2:
Fita 14:
Fita 15:
Fita 16, partes 1 e 2:
LEIA TAMBÉM:
Atividade de óvnis continuou intensa depois da “noite oficial”, revelam documentos
Mesmo depois de 3 décadas a “Noite Oficial dos Óvnis” segue sem explicação
Documentos comprovam interesse militar pelo fenômeno OVNI (parte 1)
Abril e maio de 1982: a primeira invasão de óvnis nos radares do Brasil
“Brasília? Boa noite! Bem vindo ao festival dos discos voadores”