Astrônomo amador alimenta mistério que cerca Hale Bopp
A revelação foi feita pelo astrônomo amador Chuck Shramek, de Houston, Texas, durante uma discussão no “talk show” Art Bell’s, nos EUA: um objeto parecido com o planeta Saturno, com um anel em volta, aproximara-se do cometa Hale Bopp. No programa, que foi ao ar na noite de 15 de novembro, um dia depois da observação de Shramek, o astrônomo alimentou ainda mais o ar de mistério que envolve o cometa.
Desde as primeiras observações do Hale Bopp, descoberto no dia 23 de julho de 1995 pelos astrônomos amadores Alan Hale e Thomas Bopp, o cometa vem servido de argumento para teorias mirabolantes. Algumas referem-se a profecias apocalípticas de Nostradamus e outras a histórias de acobertamento por parte do governo americano, que estaria escondendo o fato do cometa ser uma nave extraterrestre.
Depois da exposição de Shramek, a história correu rapidamente os EUA e invadiu a Internet. Ele fotografou o objeto e logo o colocou na Web ( http://paradise.dpl.net.com/shram/comet.htm ).
A “news letter” eletrônica semanal UFO ROUNDUP, que circulou no dia 17 de novembro, publicou a hipótese levantada pelo astrônomo David W. Knisely. Ele afirmou que o objeto poderia ser um satélite geoestacionário, mais próximo do telescópio e refletindo a luz do sol.
No mesmo dia, a Alberta UFO Research Association (Aufora) publicou no seu informativo Aufora News um artigo do próprio Alan Hale, criticando a atitude de Shramek e considerando-a irresponsável.
Segundo Alan Hale, o “misterioso objeto” nada mais é do que “uma estrela com brilho de nona magnitude aparecendo numa imagem do projeto Digital Sky Survey – DSS (Mapeamento Digital do Céu)”. Alan garante, ainda, que os anéis nada mais são que um efeito de difração.
Para chegar a esta conclusão, Alan fez o “download” de uma imagem do DSS e rotacionou a foto 45 graus no sentido horário, tendo a imagem do cometa sempre ao centro.