Astrônomos descobrem tipo peculiar de estrela que só pulsa de um lado

Astrônomos descobrem tipo peculiar de estrela que só pulsa de um lado
Compartilhe

O Universo – que não cansa de nos surpreender – desta vez apresentou uma estrela que pulsa apenas de um lado.

----publicidade----

Ela está praticamente “sob o nosso nariz”, há “apenas” 1.500 anos-luz de distância de nós. E embora esse objeto tenha sido previsto há décadas, esta é a primeira vez que o vemos.

“Sabíamos teoricamente que estrelas como essa deveriam existir desde os anos 80”, explicou o astrônomo Don Kurtz, da Universidade de Lancashire, no Reino Unido. “Estamos procurando uma estrela assim há quase 40 anos e agora finalmente encontramos uma”, continuou.

Estrela com estranho comportamento

A estrela é chamada HD74423, uma estrela da sequência principal do tipo A, que possui cerca de 1,7 vezes a massa do Sol, e também mais jovem. Seu estranho comportamento pulsante foi detectado pela primeira vez por cientistas amadores que estudavam os dados do telescópio espacial TESS da NASA.

Sem saber o que estavam vendo, eles levaram suas descobertas a Don Kurtz e ao astrônomo Gerald Handler, do Centro Astronômico Nicolaus Copernicus, na Polônia.

De acordo com os pesquisadores, pulsações dentro de uma estrela não são incomuns. Muitas delas – talvez todas – oscilam em padrões rítmicos causados ​​por ondas que saltam de dentro para fora.

Pensa-se que essas ondas sejam criadas por convecção e pelo campo magnético da estrela. Assim como terremotos podem ser usados ​​para sondar as entranhas da Terra, as ondas podem revelar o que está acontecendo nos interiores estelares.

----publicidade----

Mas em todas as outras estrelas anteriores à HD74423, essas oscilações podiam ser detectadas globalmente, isto é, por toda sua superfície.

Então, por que as pulsações de HD74423 são tão esquisitas?

Em forma de ovo ou lágrima

Bem, os especialistas acreditam que uma estrela binária pulsante anã vermelha está presa em uma órbita superapertada de apenas 1,6 dias com HD74423. Nessa proximidade, a gravidade da anã vermelha está distorcendo HD74423, puxando-a e deixando com forma de ovo ou lágrima.

----publicidade----

E não é apenas o material de HD74423 que está sendo distorcido. A anã vermelha também está distorcendo as oscilações da estrela maior. E e isso que causa o comportamento estranho.

“Enquanto as estrelas binárias orbitam umas às outras, vemos diferentes partes da estrela pulsante”, disse o astrônomo David Jones, do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias, na Espanha. “Às vezes vemos o lado que aponta para a estrela companheira e, às vezes, vemos a face externa”.

Uma estrela quimicamente estranha

Mas essa não é a única coisa estranha sobre o HD74423. Quando os pesquisadores começaram a examinar o objeto mais de perto, o astrônomo Simon Murphy, da Universidade de Sydney, na Austrália, percebeu algumas abundâncias químicas incomuns.

“O que primeiro chamou minha atenção foi o fato de ser uma estrela quimicamente estranha”, disse. “Estrelas como essa geralmente são bastante ricas em metais – mas essa é pobre em metais, tornando-o um tipo raro de estrela quente”, continuou.

A baixa metalicidade é uma das características definidoras de estrelas realmente antigas, mas o HD74423 é diferente.

“Isso não tem absolutamente nada a ver com as oscilações desequilibradas da estrela. É uma total coincidência”, destacou.

“Mas ficamos realmente felizes com o resultado final, sendo um perfil mais completo de uma estrela que é não é apenas uma bola estranha flutuando no Universo”, finaliza.

FONTE

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×