Barulho no céu pode ter relação com pandemia de coronavírus, diz especialista
O barulho no céu, ouvido por pessoas em diversas partes do mundo há um mês, aparentemente voltou a se repetir nas madrugadas dessa terça-feira, 5, e quarta-feira, 6. A repetição do fenômeno em várias partes do Brasil acabou indo parar nos trending tópics do twitter com a menção #barulhonocéu .
O som, segundo testemunhas, se pareceria com barulho de aviões ou ruídos de obras sem haver indício algum de ambos.
E apesar de alimentar diversas teorias da conspiração, entre elas de que a Terra estaria sendo invadida por extraterrestres ou de que seria o fim do mundo, o estranho barulho no céu tem explicação e pode estar relacionado com a pandemia de coronavírus.
Pelo menos é o que diz a professora pós-graduada em física Bruna Ignaczuk.
Barulho no céu e os gases da atmosfera
Segundo ela, esse tipo de barulho no céu acontece quando gases entram em contato com mudança de pressão atmosférica. Mais ou menos como quando sai o ar de uma bexiga ou de uma panela de pressão.
Mas o que o barulho no céu tem a ver com a pandemia de coronavírus?
De acordo com a especialista, com boa parte da população mundial dentro de casa, em quarentena, os índices de poluição diminuíram muito. “Com menos funcionamento da indústria, uma quantidade menor de poluição na atmosfera influenciou a movimentação dos gases”, explica.
De fato, com a quarentena provocada pelo coronavírus, os índices de poluição diminuíram em diversos locais.
Diminuição na poluição causou o barulho no céu?
Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Norte Americana (NASA), imagens de satélites captadas nos meses de janeiro a março mostram considerável diminuição nas emissões de dióxido de nitrogênio (NO2).
Esse gás é emitido para atmosfera principalmente pela combustão de veículos e fábricas, com uma incidência especialmente forte na China, mas também outros grandes polos industriais.
Mesmo assim, seria essa a explicação para o mistério do barulho no céu, testemunhado por tantas pessoas?
Deixe sua opinião.