Batizada de Dragon Endeavour, cápsula atraca na Estação Espacial
Depois do sucesso no lançamento, a nave Crew Dragon (agora chamada Dragon Endeavour), da SpaceX, em missão para a agência espacial norte-americana, NASA, atracou com sucesso na Estação Espacial Internacional (ISS) neste domingo, 31 de maio, pela manhã.
Veja abaixo em vídeo, no twitter da NASA, o momento em que os astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken são recebidos com festa pela atual tripulação da Estação Espacial.
This is the first time in human history @NASA_Astronauts have entered the @Space_Station from a commercially-made spacecraft. @AstroBehnken and @Astro_Doug have finally arrived to the orbiting laboratory in @SpaceX's Dragon Endeavour spacecraft. pic.twitter.com/3t9Ogtpik4
— NASA (@NASA) May 31, 2020
O lançamento da espaçonave aconteceu no sábado, 30, usando um foguete Falcon 9, também da SpaceX, a partir da base do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.
Na viagem de cerca de 19 horas até a acoplagem da cápsula, os astronautas Hurley e Behnken rebatizaram a Crew Dragon para Dragon Endeavour.
A missão é histórica porque marca a retomada das viagens tribuladas a partir de solo norte-americano. Desde o fim do programa dos ônibus espaciais, em 2011, isso não acontecia. Além disso, é um teste de eficiência da tecnologia da SpaceX, do bilionário Elon Musk, que levará o homem de volta — e a primeira mulher — à Lua no programa da NASA chamado Artemis, até 2024.