Cientistas encontram estranha substância gelatinosa no lado oculto da Lua
Cientistas chineses anunciaram recentemente que encontraram uma substância gelatinosa estranha no lado oculto da Lua.
O material – que lembra um tipo de gel – foi encontrado em uma cratera pelo veículo espacial Yutu-2, que faz parte da missão Chang’e 4, lançada pelos chineses para explorar a face oculta do satélite.
Um membro da equipe chinesa analisava as imagens feitas pelo veículo no lado oculto da Lua quando notou uma substância colorida em uma das crateras. Diferente do solo cinza do satélite, a substância chamava a atenção por sua coloração.
O lado oculto da Lua
O Yutu-2 foi reenviado ao local e, com a ajuda de um espectrômetro (equipamento criado para analisar a composição dos materiais) pode analisar o material.
Embora os chineses não tenham detalhado o que é e do que é composto o material encontrado nessa parte da Lua, pesquisadores acreditam se tratar de vidro derretido. A substância poderia ter ido parar no local após o impacto de um asteroide.
Essa não seria a única vez em que um elemento colorido foi encontrado em solo lunar.
___________________
Leia Também:
Novas descobertas estimam que a Lua tenha 50 milhões de anos
Espaçonave israelense cai na Lua e espalha carga de tardígrados
China, Rússia e Europa irão construir juntas estação de pesquisa na Lua
____________________
Em 1972, durante a missão da Apollo 17, uma substância alaranjada foi encontrada no solo em um local de pouso da espaçonave pelo geólogo e astronauta Harrison Schmitt.
Posteriormente ficou esclarecido que a substância alaranjada aparecera ali após uma erupção vulcânica de 3,64 milhões de anos.