Clarão no céu: o que caiu sobre Pernambuco na noite desta quarta-feira?

Um clarão no céu, que terminou com um grande estrondo em terra, chamou a atenção de moradores do Sertão Pernambucano na noite desta quarta-feira, 15/07.
De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o clarão no céu foi causado por um meteoro brilhante gigante chamado de bólido.
Além de Pernambuco, o objeto foi visto também na Paraíba, Ceará e Bahia por volta das 18h59 (horário de Brasília). Ele teria surgido há cerca de 400 km de Recife, capital pernambucana, e seguido em direção sudeste.
O que era o clarão no céu?
O diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, explica que quando o objeto é muito brilhante ele é chamado de bólido.
“Esse tipo de fenômeno se forma quando um fragmento de rocha espacial atinge a atmosfera da Terra em uma velocidade muito elevada”, diz.
Zurita destaca ainda que, por conta da alta velocidade, o gás atmosférico na frente dessa rocha aquece e produz um brilho intenso de uma maneira que pode ser visto facilmente e de longe.
Segundo ele, o calor faz ainda o bólido vaporizar ao entrar na atmosfera. O clarão pode ser comparável com a lua cheia no céu.
Um bólido rasgou o céu de Pernambuco
Uma estudante moradora da cidade de Matureia, na Paraíba, disse que viu o momento em que o objeto riscou o céu. Segundo ela, o clarão parecia uma bola de fogo.
“Mas, se não prestasse atenção, poderia confundir com um avião caindo”, contou.
O Bramon ainda não tem a definição da órbita do bólido e nem estimativas de tamanho e massa do objeto. “Apesar de chamativos, objetos assim não costumam representar perigo”, finaliza o órgão.
Assista o vídeo impressionante: