Congresso reunirá grandes nomes da Ufologia mundial no Brasil
De 12 a 15 de outubro deste ano, será realizado no auditório da Ordem Rosa Cruz, em Curitiba, no Paraná, o XXI Congresso Brasileiro de Ufologia Científica e X Conferência Internacional de Ufologia. O evento deverá reunir alguns dos principais nomes da pesquisa ufológica no Brasil e contará com a presença de diversos conferencistas internacionais.
O organizador é o pesquisador Rafael Cury, presidente do Núcleo de Pesquisas Ufológicas de Curitiba e tradicional promotor de congressos direcionados à comunidade ufológica no Brasil.
A programação é uma mistura das correntes de pensamento hoje encontradas na Ufologia, com temas que variam da abordagem científica – que empresta o nome ao evento – à abordagem holística, passando por conceitos místicos, além das palestras e depoimentos dos chamados “contatados”, pessoas que alegam terem tido algum contato com seres extraterrestres.
O 1º Congresso Brasileiro foi realizado em julho de 1985 e a série de conferências internacionais começou em 1990. Com essa tradição, Cury está confiante no sucesso do evento. Mas é cauteloso na avaliação da série histórica. “Os congressos de ufologia têm seus altos e baixos. Quanto ao nível das informações e qualidade dos congressistas e conferencistas, podemos dizer que é satisfatório [o XXI Congresso]. As dificuldades residem na falta de apoio para organizar estes eventos e muitas vezes a freqüência fica abaixo das expectativas”, disse, por e-mail, à Vigília.
Segundo o organizador, o perfil do público freqüentador não mostrou grande variação nos últimos anos. Mas isso não quer dizer que não seja bastante eclético. “O perfil das pessoas que participam dos congressos é o mesmo, ou seja, temos desde a simples dona de casa ao cientista; temos jovens de 10 anos até senhores de 60 ou 70”. Contudo, ressaltou Cury, uma mudança é perceptível: “podemos dizer que as pessoas hoje estão muito mais preparadas e esclarecidas sobre o tema”.
Fazendo uma autocrítica, Cury acha que a proposta dos congressos deveria também ter em vista o público que não participa diretamente das pesquisas e da comunidade ufológica, atuando apenas como espectador. “É aí que muitas vezes pecamos”, avaliou, para completar em seguida: “quem sabe neste próximo evento possamos mudar isso”.
Novidades e documento oficial
Algumas novidades, especialmente, vão chamar a atenção dos participantes. Entre os conferencistas internacionais estão dois pesquisadores russos, o comsmonauta Valeri Bourdacov e o cientista Alexander Lazutkin.
A Rússia, após o fim da antiga União Soviética, ganhou espaço no cenário ufológico produzindo grande quantidade de informações e apresentando estudos aprofundados antes confinados na cortina de ferro. Os estudos que agora estão sendo divulgados no mundo todo e serão tema da Conferência de Curitiba analisam desde a casuística naquele país até assuntos históricos que já causaram e ainda causam polêmica junto a ufólogos e cientistas, como a gigantesca explosão ocorrida em Tunguska no início do século.
Outra novidade no Brasil será, se confirmada (até o fechamento desta matéria não havia confirmação), a presença do pesquisador italiano Roberto Pinotti. Ex-professor de Química da Universidade de Florença, é considerado um dos mais influentes ufólogos italianos. Presidente do Centro Ufologico Nazionale (CUN) e editor da revista mensal Notiziario UFO, tornou pública uma série de documentos e depoimentos de militares na Itália, país que aos poucos vem reconhecendo oficialmente a existência dos UFOs.
Cury revelou que durante o evento será redigido um documento que deverá ser entregue às autoridades brasileiras, repetindo o que foi feito no 1º Fórum Mundial de Ufologia, realizado no Brasil em 1998. Naquela época, a Carta de Brasília, como ficou conhecida, foi encaminhada a autoridades representantes dos poderes Executivo e Legislativo federais, em busca da oficialização da pesquisa ufológica no Brasil. No entanto, o documento não mostrou resultados práticos.
O organizador do XXI Congresso espera que seja diferente numa próxima oportunidade. “Temos como objetivo levar o tema UFO novamente a debate junto à Organização das Nações Unidas”, destacou.
As inscrições podem ser feitas pela Internet, telefone, fax e Correios (para envio do comprovante de pagamento da taxa de inscrições). A taxa única para participar do Congresso é de R$ 65,00. Duas ou mais inscrições pagam R$ 55,00 (cada). Mais informações: Central de Informações NPU – Caixa Postal 1366, Curitiba – PR – CEP 80011-970. Fone/Fax: (41) 354-7367. E-mail: rafael.cury@avalon.sul.com.br