Empresas cobiçam asteroide de ouro e prata descoberto na órbita de Marte

Empresas cobiçam asteroide de ouro e prata descoberto na órbita de Marte
Compartilhe

Empresas cobiçam asteroide de ouro e prata descoberto na órbita de Marte. Um grande asteroide com aproximadamente 200 km de diâmetro foi descoberto recentemente pelos cientistas da NASA.

----publicidade----

Localizado no cinturão entre as órbitas de Marte e Júpiter, ele seria só mais um corpo celeste vagando pelo espaço não fosse por uma característica muito especial: ele é composto de platina, ouro, ferro, níquel e outros materiais valiosos.

Raro até mesmo para as condições do espaço, o 16 Psyche – como foi batizado – é um asteroide metálico, provavelmente parte de algum planeta.

Asteroide de platina e ouro

Ele é composto 90% por ferro, 6% por cálcio, sódio e magnésio e os outros 4% por platina e ouro, dois dos três metais mais valiosos da Terra. Com isso, o asteroide tem um valor estimado em US$ 700 trilhões (R$ 2,7 quatrilhões).

Para estudar o objeto a NASA pretende enviar para lá uma missão no início de 2022. O plano é que a nave pegue um “empurrão” gravitacional em Marte e em 2026 chegue ao seu destino.

Uma vez pousando no asteroide a missão passará aproximadamente 20 meses recolhendo materiais e fazendo testes. Serão utilizados equipamentos de tomografia ultra espectral, espectrômetro de raios gama, nêutrons e magnetômetros.

Extraindo o material

Enquanto isso, em Terra, empresas buscam maneiras de extrair o material. A ideia passa por explosões seguidas da coleta dos estilhaços e até o impensável reboque do corpo celeste para a Terra.

----publicidade----

De acordo com Hunter-Scullion, fundador de uma empresa britânica especializada na mineração de asteroides, a questão é só estrutural. “Uma vez que a infraestrutura for instalada, as possibilidades são quase infinitas”, diz.

Ele afirma ainda que a exploração mineral no espaço iniciará em 2030. “Há uma quantidade astronômica de dinheiro que podem ganhar aqueles que forem suficientemente audaciosos para enfrentar o desafio da corrida de asteroides”, enfatizou.

____________________

----publicidade----

Leia Também: 

“É 100% certo de que seremos atingidos”, diz cientista sobre asteroide gigante

Astrônomos não percebem e asteroide gigante passa “raspando” pela Terra

Asteroide de 55 milhões de toneladas pode atingir a Terra em outubro

_____________________

A empresa de Hunter-Scullion não é a única a empreender busca por mineração espacial. Scott Moore, diretor da Euro Sun Mining garante que sua empresa também estará na disputa.

Hoje as empresas do ramo de minérios extraem em torno de 140 toneladas de ouro anualmente. Perto do que há no 16 Psyche esse volume é quase nada, garantem os especialistas.

 

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×