ESA abre inscrições para novos astronautas e quer mulheres em suas fileiras

A Agência Espacial Europeia (ESA) está com inscrições abertas para recrutar novos astronautas e quer diversificar o quadro, principalmente com mulheres. O anuncio foi postado no site da agência na tarde desta segunda-feira, 8.
Esta é a primeira vez em 11 anos que a ESA abre inscrições para novos astronautas. De acordo com a agência, a Europa está ocupando o seu lugar no centro da exploração espacial e, para ir mais longe, é preciso olhar mais longe do que antes.
Segundo o anuncio, a ESA incentiva fortemente as mulheres a se candidatarem porque busca expandir a diversidade de gênero em suas fileiras.
ESA recruta novos astronautas
Para David Parker, diretor de Exploração Humana e Robótica da ESA, representar todas as partes da sociedade é uma preocupação que a agência leva muito a sério. “Por isso, a diversidade não levará em consideração apenas origem, idade, experiência ou sexo dos candidatos, mas também talvez deficiência física”, detalha
As inscrições serão abertas no próximo dia 31 de março e terminam em 28 de maio de 2021. O processo seletivo terá seis etapas e a previsão de conclusão é para outubro de 2022.
Os recrutas trabalharão ao lado dos astronautas veteranos, como Alexander Gerst, conhecido como “Astro Alex”, o alemão que passou mais tempo no espaço. Gerst ficou 166 dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) em 2014 e mais 197 dias em 2018.
Requisitos para astronautas da ESA
A ESA não detalhou quais os requisitos necessários para fazer parte da equipe, mas informou que apenas considerará as candidaturas submetidas ao seu site de carreiras.
Aos seguidores no twitter a agência especificou que o programa é voltado apenas para habitantes dos 22 países membros e 2 países associados com idade máxima de 50 anos.