Filmagem de UFO na Inglaterra é divulgada na Internet

Compartilhe

Está disponível da Internet o filme de um UFO divulgado pelo grupo inglês de pesquisas ufológicas BUFOSC – British UFO Studies Centre. A informação circulou, através de um release enviado à imprensa pelo grupo, no início da segunda quinzena de julho, quando as imagens chegaram a ser classificadas como “as melhores já feitas”.

----publicidade----

O filme foi feito no dia 9 de julho pelo produtor de cinema Karl Woods, na cidade de Cheshire, na região de Northwich. Ele e a esposa estavam em sua casa; tinham acabado de almoçar, por volta das 14h30, quando avistaram o que parecia ser uma esfera no céu. Woods inicialmente pensou na hipótese de ser um balão, mas logo descartou a idéia, “pela forma como o objeto se movia no céu”, disse.

Ele pediu à esposa que buscasse a câmera e começou a filmar. “Ele tinha um movimento sistematicamente controlado”, ressaltou Woods, que acompanhou a aparição por aproximadamente 2 minutos, até o objeto desaparecer. Karl contatou o pesquisador Eric Morris, do BUFOSC, para avaliar as imagens, que foram divulgadas através do site Manchester OnLine, noticioso integrante da rede BBC (http://www.bbc.co.uk/manchester/talkback/072000_UFO.shtml).

A euforia do release veiculado pelo BUFOSC, no entanto, não se justifica pelas imagens. O formato do objeto realmente intriga: uma esfera opaca, com sombras em oposição ao sol, aparentemente com movimentos erráticos. Contudo, conforme a nota divulgada pelo centro de pesquisas, ao assistir ao vídeo, no dia 16 de julho, o especialista Russ Callaghan, da revista inglesa UFO Magazine, disse que essa era “a melhor gravação que eu já tinha visto”.

Woods também portava um scanner de freqüências (um rádio para ouvir comunicações entre pilotos de aviões e a torre de controle), através do qual pôde verificar que havia tráfego de aviões de passageiros nas imediações. Mesmo assim, o aeroporto de Manchester informou que não houve qualquer comunicação de pilotos ou controladores de tráfego aéreo confirmando a presença do objeto.

O avistamento de Woods foi seguido por outro, no dia 12 de julho, conforme divulgado pelo BUFOSC. Sem citar nomes, o grupo informou que uma testemunha viu três aviões e um helicóptero militar perseguindo um objeto voador não identificado.

Exageros à parte, o fato é que Eric Morris, diretor do BUFOSC, juntamente com o pesquisador Tim Matthews e Nick Pope, responsável por uma seção no Ministério da Defesa Britânico encarregada de catalogar e registrar UFOs, estão empenhados na pesquisa do caso, que não é o primeiro na região. Em outro incidente famoso, ocorrido em 1995, a tripulação de um Boeng 737 que dirigia-se ao Aeroporto Internacional de Manchester reportou a aproximação de um UFO.

----publicidade----

Culpa da mídia

A Revista Vigília entrou em contato por e-mail com Eric Morris, que trabalha como enfermeiro à noite. Ele revelou que foi contatado por Woods dois dias depois da testemunha ter feito a gravação. Concordou que a qualidade das imagens foi superestimada, e culpou a imprensa por isso, especialmente os noticiosos britânicos. Mas parece estar bastante impressionado com o vídeo. “Certos ufólogos que não gostam de mim ou do colega Tim Matthews ficaram céticos, mas eles não viram o filme!”, alfinetou.

Morris estimou que o objeto tinha cerca de de 30 metros, e estava a aproximadamente 1500 metros de altitude, “logo abaixo do nível das nuvens”, reforçou. Ele está esperando um posicionamento oficial do Ministério da Defesa Britânico (MOD), e está contando com a ajuda de Nick Pope para isso. Além disso, ressaltou Morris, “nós estamos esperando uma resposta da Autoridade de Aviação Civil (CAA) sobre uma detecção por radar”.

O BUFOSC não tem página na Internet, mas quem quiser entrar em contato com o centro de pesquisas pode utilizar o endereço 78 Greenall Road, Northwich, Cheshire, CW9 5RN, United Kingdom.

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×