Fotos da NASA mostram detalhes da superfície do asteroide Bennu

Fotos da NASA mostram detalhes da superfície do asteroide Bennu
Compartilhe

Novas fotos divulgadas pela NASA mostram detalhes da superfície do asteroide Bennu. Medindo 492 metros de diâmetro Bennu é uma rocha que cruza a órbita da Terra a cada seis anos.

----publicidade----

As novas imagens mostram uma área da região norte do asteroide e uma formação rochosa mais escura. Há ainda uma cavidade com um tipo de pedra gigante de cor mais clara.

A foto foi feita pela câmera MapCam na espaçonave OSIRIS-REx no dia 18 de abril, a uma distância de 3,7 km.

Quando a imagem foi feita a OSIRIS-REx sobrevoava o hemisfério norte, apontando o MapCam para o sul e para o oeste. De acordo com a NASA o campo de visão é de 260,3 metros.

 

Bennu pode se chocar com a Terra

Segundo os cientistas Bennu tem 1 chance em 2.500 de se chocar com o planeta Terra no século 23, ou seja, em 2135. Descoberto em 1999, ele teria sido gerado após um violento choque entre outros asteroides.

----publicidade----

De acordo com a NASA, Bennu foi testemunha do nascimento do nosso Sistema Solar há aproximadamente 4,6 bilhões de anos e pode, segundo os cientistas, ter respostas para questões como de onde viemos e para onde vamos.

Com o objetivo de observar o asteroide, pousar nele e coletar material, em 2016 A NASA enviou para o espaço a sonda OSIRIS-REx. O pouso da nave deve acontecer em julho de 2020. Após a coleta de cerca de 4,5 kg de rocha espacial antiga a OSIRIS deve selar os materiais em uma cápsula e enviá-la à terra.

___________________

----publicidade----

Leia Também:

Asteroide de 55 milhões de toneladas pode atingir a Terra em outubro

Afinal, o asteroide Oumuamua é ou não é uma nave extraterrestre?

Como funciona a TESS, nova sonda buscadora de planetas da NASA

___________________

Para o pesquisador da missão, Dante Lauretta, um dos maiores interesses dos cientistas é descobrir se Bennu possui áreas com argila. Isso porque dentro da argila há água. E como água é composta por hidrogênio e oxigênio, pode servir como um “depósito de combustíveis”. “Quem sabe um dia Bennu não sirva como um depósito de combustíveis para futuras missões espaciais”, diz.

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×