Hale-Bopp deverá ser visto no Brasil de abril a julho

Compartilhe

O cometa Hale Bopp deverá ser visto a olho nú pelos brasileiros de abril a julho, já durante seu distanciamento da Terra. O cometa, descoberto no dia 23 de julho de 1995 pelos astrônomos Alan Hale, do Novo México, e Thomas Bopp, do Arizona, encantou o Hemisfério Norte com seu brilho e foi usado como justificativa para o suicídio de 39 membros da seita denominada Heaven’s Gate (Portal Celeste), no Rancho Santa Fé, em San Diego, na Califórnia.

----publicidade----

No Hemisfério Sul, sua visualização deverá ocorrer sem maiores dificuldades para observadores mais experientes, mas provavelmente vai exigir algum sacrifício de quem não está acostumado a vasculhar o céu. A partir de 9 de abril ficou visível no Brasil, mas apenas nas regiões do Nordeste, e muito próximo do horizonte, ao pôr do sol.

Durante todo o mês de maio o Hale Bopp poderá ser visto aqui. No entanto, perdendo o brilho aos poucos, na medida em que já estará se afastando da Terra. Nas regiões Sul e Sudeste deverá ser visualizado melhor em duas épocas. A primeira vai de 30 de abril a 27 de maio, podendo ser visto no início da noite, após o pôr-do-sol, na direção noroeste. Depois, de 20 a 30 de julho, será visto já bem menos brilhante, ao nascer do Sol.

A melhor maneira de encontrar o Hale Bopp no céu é procurar lugares afastados das luzes das cidades e com ampla visão do horizonte. Noites com Lua não são recomendáveis, pois a luz do satélite se espalha na atmosfera terrestre e prejudica a observação de corpos celestes de pouco brilho.

Do fascínio ao fanatismo
O fascínio causado por fenômenos celestes pode resultar em tragédias, fruto do fanatismo. Os membros da seita Heaven’s Gate, encontrados mortos pela polícia no dia 26 de março, quarta-feira, acreditavam que seriam “libertados” ao morrer, sendo levados por uma nave que, segundo eles, estaria escondida atrás do cometa, acompanhando o bólido formado de gelo e rocha.

Apesar de não passar de mais um entre 3 ou 4 cometas descobertos anualmente pelos astrônomos anualmente, o Hale Bopp já entrou em cena com a marca da polêmica. Em novembro do ano passado, o astrônomo amador Chuck Shramek, de Houston, Texas, durante uma discussão no “talk show” sensacionalista Art Bell’s, nos EUA, chegou mesmo a afirmar que o tal acompanhante do cometa existia. Mais tarde, exibiu, na Web, uma foto do suposto objeto. Mas a fraude foi desmascarada dias depois, merecendo intervenção do próprio descobridor do cometa, Alan Hale (Revista Vigília 0).

Onde encontrar mais informações:

----publicidade----

Hale Bopp:
http://www.halebopp.com

Heaven’s Gate:
http://www.heavensgate.com

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×