Hale-Bopp deverá ser visto no Brasil de abril a julho
O cometa Hale Bopp deverá ser visto a olho nú pelos brasileiros de abril a julho, já durante seu distanciamento da Terra. O cometa, descoberto no dia 23 de julho de 1995 pelos astrônomos Alan Hale, do Novo México, e Thomas Bopp, do Arizona, encantou o Hemisfério Norte com seu brilho e foi usado como justificativa para o suicídio de 39 membros da seita denominada Heaven’s Gate (Portal Celeste), no Rancho Santa Fé, em San Diego, na Califórnia.
No Hemisfério Sul, sua visualização deverá ocorrer sem maiores dificuldades para observadores mais experientes, mas provavelmente vai exigir algum sacrifício de quem não está acostumado a vasculhar o céu. A partir de 9 de abril ficou visível no Brasil, mas apenas nas regiões do Nordeste, e muito próximo do horizonte, ao pôr do sol.
Durante todo o mês de maio o Hale Bopp poderá ser visto aqui. No entanto, perdendo o brilho aos poucos, na medida em que já estará se afastando da Terra. Nas regiões Sul e Sudeste deverá ser visualizado melhor em duas épocas. A primeira vai de 30 de abril a 27 de maio, podendo ser visto no início da noite, após o pôr-do-sol, na direção noroeste. Depois, de 20 a 30 de julho, será visto já bem menos brilhante, ao nascer do Sol.
A melhor maneira de encontrar o Hale Bopp no céu é procurar lugares afastados das luzes das cidades e com ampla visão do horizonte. Noites com Lua não são recomendáveis, pois a luz do satélite se espalha na atmosfera terrestre e prejudica a observação de corpos celestes de pouco brilho.
Do fascínio ao fanatismo
O fascínio causado por fenômenos celestes pode resultar em tragédias, fruto do fanatismo. Os membros da seita Heaven’s Gate, encontrados mortos pela polícia no dia 26 de março, quarta-feira, acreditavam que seriam “libertados” ao morrer, sendo levados por uma nave que, segundo eles, estaria escondida atrás do cometa, acompanhando o bólido formado de gelo e rocha.
Apesar de não passar de mais um entre 3 ou 4 cometas descobertos anualmente pelos astrônomos anualmente, o Hale Bopp já entrou em cena com a marca da polêmica. Em novembro do ano passado, o astrônomo amador Chuck Shramek, de Houston, Texas, durante uma discussão no “talk show” sensacionalista Art Bell’s, nos EUA, chegou mesmo a afirmar que o tal acompanhante do cometa existia. Mais tarde, exibiu, na Web, uma foto do suposto objeto. Mas a fraude foi desmascarada dias depois, merecendo intervenção do próprio descobridor do cometa, Alan Hale (Revista Vigília 0).
Onde encontrar mais informações:
Hale Bopp:
http://www.halebopp.com
Heaven’s Gate:
http://www.heavensgate.com