Incidente de Voronezh: o que de fato aconteceu na Rússia em 1989?
Uma das histórias mais fantásticas de avistamento de óvnis e contato com alienígenas ainda no século XX foi o incidente em Voronezh, uma cidade da Rússia localizada a pouco mais de 500 km da capital, Moscou.
O ano era 1989 e o mundo vivia ainda os efeitos da Guerra Fria. A Rússia se chamava União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e estava – aos poucos – se abrindo para o mundo.
Na tarde de 27 de setembro, aconteceria um fato que mudaria para sempre a vida de duas dezenas de crianças da cidade de 800 mil habitantes.
Incidente em Voronezh
Os pequenos jogavam bola em um parque da periferia de Voronezh quando ouviram um som que lembrava um zunido. Ao olhar para o céu avistaram um brilho rosado. O brilho foi ficando maior e logo depois pairou a aproximadamente 50 metros de onde estavam.
O tom rosado foi ficando vermelho e eles puderam ver o que era. Tratava-se de um objeto plano em formato de disco com aproximadamente 12 metros de diâmetro. Ele pairou suavemente e após alguns segundos saiu, voltando logo em seguida.
Quando retornou pousou e de dentro saiu uma criatura com aproximadamente 3 metros de altura e três olhos luminosos.
O olho do meio se movia como um “radar” e a roupa tinha coloração prateada e “botas” na cor bronze. No peito havia uma espécie de disco. A criatura saiu da nave, contornou o objeto e depois voltou para dentro fechando a porta.
Humanoides em Voronezh
Minutos depois a porta da nave se abriu novamente e saíram três humanoides parecidos com o primeiro. Enquanto um deles recolhia amostras de vegetação do solo outro manipulava uma espécie de robô quadrado.
Aparentemente sem notar a presença do grupo formado por crianças, adolescentes e adultos, os humanoides passaram a fazer leituras do terreno. Um deles emitia do peito um tipo de raio luminoso diretamente no chão.
Petrificadas com a visão as crianças de Voronezh não se moviam, mas uma delas gritou apavorada. As criaturas então se viraram para eles, mas nada fizeram. Em seguida entraram na nave e decolaram.
Uma criança desmaterializada
Não demorou muito para que voltassem. Quando saiu da nave uma das criaturas mirou um tipo de arma – de aproximadamente um metro de comprimento que mais parecia um cano – para uma das crianças, que desapareceu, como se tivesse sido desmaterializada.
O humanoide voltou para a nave e ela partiu novamente, desta vez em definitivo.
Depois de alguns minutos a criança reapareceu como que por mágica no mesmo local de onde tinha desaparecido. Em pânico, ela não se lembrava de nada do que tinha acontecido.
Incidente repercute no mundo
O caso foi coberto pela agência russa de notícias TASS e ganhou o mundo. Jornais famosos como o americano The New York Times e o britânico The Guardian deram a notícia.
Ouvido, o tenente da Polícia de Voronezh , Sergei Matveyev confirmou o avistamento do objeto voador, embora não tenha visto os alienígenas.
Dias depois do ocorrido o Laboratório Geofísico de Voronezh analisou o local onde o OVNI pousou e encontrou altos níveis de radiação no local e fragmentos de isótopo de Césio-133.
Aparelho não era terrestre
Para o professor Stanislav Kadmensky, responsável pelas pesquisas científicas feitas para determinar o que havia acontecido, o que pousou naquele local não era nada parecido a um aparelho de origem terrestre, como um helicóptero ou um avião.
Físico nuclear da Universidade de Voronezh, ele diz que não duvida da veracidade dos fatos, visto que tanta gente, adultos, crianças e jovens, testemunhou o caso.
“Pode-se dizer que mais de uma centena de pessoas havia visto algo que realmente aconteceu naquele dia no parque. Os detalhes do que tinham presenciado também coincidem, não havia diferença”, explicou.
______________________
Leia Também:
OVNI desceu do céu e atacou soldados na Guerra da Coreia
Livro profético de Baruque fala de viagem no tempo e extraterrestres vigiando a Terra
Operação Prato: o mais enigmático caso da ufologia no Brasil (Vídeo)
______________________
Novos avistamentos
Depois deste contato, moradores de Voronezh afirmaram ter avistado o objeto outras vezes nos dias seguintes, sempre no final do dia.
Alguns avistamentos falavam em alienígenas pequenos, com rostos verde-acinzentados e sobretudos azuis, lembrando uma capa de chuva solta.
E mesmo passados 30 anos o mistério de Voronezh, ninguém sabe ao certo o que houve na cidade russa.