Liberation Times estranha resposta do MoD britânico sobre extraterrestes

Liberation Times estranha resposta do MoD britânico sobre extraterrestes
Ilustração - Uma reunião do Five Eyes do OVNIs (Gerada por IA - Portal Vigília)
Compartilhe

Em artigo assinado pelo jornalista Christopher Sharp, o periódico online Liberation Times tratou da confirmação, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD), que aquele país e seus aliados do Five Eyes (FVEY) continuam discutindo “áreas de interesse e preocupação mútua relacionadas a Fenômenos Aéreos Não Identificados (OVNIs)”. A publicação, no entanto, destacou um fato curioso: uma mudança na forma como o Ministério da Defesa Britânico (MoD) respondeu aos questionamentos praticamente colocando na mesa em pé de igualdade com qualquer outra a hipótese extraterrestre para os UAPs.

----publicidade----

Sharp obteve a confirmação da troca de informações no âmbito do FVEY pelo Pentágono que, segundo ela, seguiu-se à reunião inaugural sobre OVNIs realizada em maio de 2023 pelo Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios (AARO) do governo dos EUA. Naquele encontro, representantes de cada um dos aliados do FVEY – Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália – estiveram presentes.

O FVEY é uma aliança de inteligência que compreende esses cinco países, focada na cooperação em inteligência de sinais. Essa colaboração aumenta a capacidade dos países membros de compartilhar informações e conduzir operações conjuntas.

A porta-voz do DoD, Susan Gough, disse ao Liberation Times: “O AARO realizou seu primeiro Grupo de Trabalho do FVEY em maio de 2023 e continua discutindo áreas de interesse e preocupação mútua relacionadas a OVNIs com seus parceiros do FVEY. O AARO está comprometido em trabalhar com aliados e parceiros em um ambiente aberto e compartilhado para identificar e resolver avistamentos de OVNIs.”

Recentemente, o pesquisador Grant Lavac publicou documentação oficial detalhando a reunião inaugural de maio de 2023 através da Lei de Liberdade de Informação (FOIA). Durante a sessão, o AARO apresentou suas atualizações, seguidas por briefings da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), NASA, Escritório Nacional de Integração de Inteligência Aérea (NIM-Aviation) e Escritório Nacional de Integração de Inteligência Marítima (NIM-Maritime).

 


O NIM-Aviation concentra-se na integração e análise de inteligência de aviação dos EUA para aumentar a segurança nacional, enquanto o NIM-Maritime lida com responsabilidades semelhantes em relação à inteligência marítima.

----publicidade----

A naturalidade do MoD ao falar de “inteligências extraterrestres”

Notavelmente, os parceiros do FVEY forneceram suas próprias atualizações sobre OVNIs, mesmo que algumas nações, como o Reino Unido, tenham afirmado não ter interesse particular no assunto.

Segundo o artigo, isso indica um compromisso mais amplo de compartilhar inteligência e colaborar em investigações de OVNIs entre as nações aliadas – apesar de suas respectivas comunicações públicas oficiais sobre o tema.

Com isso em mente, o Liberation Times entrou em contato com o Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD) para questionar se sua postura cética em relação aos OVNIs permanece inalterada, apesar da documentação oficial, obtida por Lavac, confirmar que o Reino Unido estava programado para fornecer sua própria atualização sobre OVNIs.

----publicidade----

Estranhamente, apesar de tentar minimizar um contexto insólito das informações trocadas, o que a resposta do MOD do Reino Unido fez foi justamente o contrário, levantando ainda mais a perspectiva de OVNIs representarem inteligências extraterrestres, afirmando que tais fenômenos “não indicam nenhuma ameaça militar” e que o MOD prioriza recursos para outras atividades de defesa.

“Em mais de 50 anos, nenhum avistamento de inteligência extraterrestre, Objetos Voadores Não Identificados e Fenômenos Aéreos Não Identificados relatados a nós indicou a existência de qualquer ameaça militar ao Reino Unido. Continua sendo mais valioso priorizar os recursos do MOD para outras atividades relacionadas à Defesa”, respondeu o MoD a Sharp.

Mudança na resposta padrão e suspeitas

O Liberation Times não considerou a colocação como uma expressão idiomática ou um deslize da linguagem. Sharp pontuou que o MOD modificou sua resposta habitual ao seu veículo noticioso, que anteriormente indicava que não tinha opinião sobre vida extraterrestre.

Para o autor, a resposta adaptada simplesmente “afirma que nenhum avistamento de inteligência extraterrestre indicou qualquer ameaça militar”, mas não nega a existência de tal inteligência relatada ou encontrada pelo MOD.

“Embora isso não seja uma admissão explícita, é notável, pois sugere que o MOD pode ter encontrado inteligência não humana”, ponderou o artigo.

Dado o escrutínio cuidadoso e a aprovação que tais declarações normalmente passam, essa redação pode se provar significativa, caso um processo de divulgação se desenrole nos EUA ou em outra nação, como a China. Também é digno de nota que não priorizar OVNIs não significa que o MOD não tenha interesse no assunto.

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×