Mistério no céu de Guaranésia (MG): luzes anômalas intrigam moradores

Uma série de luzes misteriosas pairando sobre os céus de Guaranésia, no sul de Minas Gerais, tem despertado a curiosidade e a apreensão dos moradores. Diversos relatos, acompanhados de fotos e vídeos, descrevem o fenômeno como incomum e inexplicável, levando a comunidade a buscar respostas.
Guaranésia é um município localizado na Região Geográfica Imediata de Guaxupé, no estado de Minas Gerais, a 457 quilômetros da capital Belo Horizonte1. Com uma população de pouco menos de 20 mil habitantes, segundo dados do Censo 2022, a cidade faz divisa com São Pedro da União, Guaxupé, Mococa, Arceburgo e Monte Santo de Minas.
“Cara, tem uma luz piscando ali no céu. Faz um tempão que tá piscando e não sai daquele lugar”, declara um morador em um vídeo gravado à noite, enquanto a câmera focaliza um ponto luminoso no céu. “Não vem falar que tá movimentando, que não tá, cara. Tá parado”. A inquietação é palpável nas vozes dos moradores que se perguntam: “Que que é isso?” e “Será que são os ovnis?”.
As luzes, que mudam de cor e se movem entre os morros da região, têm sido observadas por diversos moradores nos últimos dias. “Ele tá mudando de cor”, observa uma testemunha. Em outro vídeo, a surpresa é evidente: “Dois, dois. Agora tô gravando. Tá pegando. Sumiu. Sumiu. Pegou dois. Você viu? Apareceu dois”.
Ver essa foto no Instagram
Natanael Carvalho da Silva, de 31 anos, funcionário público de Guaranésia, tem atuado como interlocutor dos vizinhos junto à comunidade ufológica. Nesta semana, ele apresentou seu relato e alguns vídeos aos participantes do grupo de Whatsapp recém-criado pelo Portal Vigília para compartilhar informações e buscar ajuda na investigação do fenômeno.
“Aqui está aparecendo umas luzes nas montanhas à noite e o povo está comentando; já fizeram uns vídeos e tal dessas luzes”, explica Natanael em sua primeira mensagem ao grupo, demonstrando a crescente preocupação da cidade. Ele ressalta a singularidade do evento: “posso te garantir quase, não com certeza assim, mas que, nunca apareceu. Sabe? Então é uma coisa que a gente tá procurando explicação ainda”.
Os relatos detalham que as luzes se concentram em uma área de três morros, distantes entre 1 e 6 km um do outro. Um aspecto intrigante do caso é a aparente interação das luzes com um grupo de moradores que realizava uma vigília. “Eles piscaram [as luzes do carro] e as luzes retornaram com mais intensidade”, conta Natanael, junto com o áudio do morador que relatou a interação, reforçando a estranheza do fenômeno.
Buscando uma explicação, Natanael enviou fotos e vídeos para a análise da equipe do Portal Vigília, questionando se existe “uma resposta lógica ou se trata de algo realmente estranho”. Os vídeos permanecem sem explicação, por enquanto, mas a hipótese de que os objetos em uma de suas fotos seriam pássaros foi levantada. Contudo, Natanael contesta: “Eu acho que aquele lá não é passarinho não, viu? Com todo respeito, que dá para perceber quando é passarinho. Mesmo estando de longe, aqui, dá para ver”.

A comunidade, ávida por respostas, continua a monitorar o céu noturno. Natanael se comprometeu a manter contato com a redação do Portal Vigília, compartilhando novos registros e informações, na esperança de que, com a ajuda de especialistas, seja possível desvendar o mistério que paira sobre Guaranésia.
Minas Gerais: terra de grandes casos ufológicos
De acordo com dados oficiais da Aeronáutica, compilados entre 1952 e 2019, Minas Gerais ocupa apenas a quinta posição em registros oficiais de OVNIs com 49 avistamentos documentados em 80 anos. O Pará lidera o ranking com 137 registros, seguido pelo Distrito Federal com 110 e São Paulo com 107 ocorrências.
O estado de Minas Gerais, entretanto, continua sendo palco de intrigantes fenômenos aéreos inexplicáveis. A região sul do estado, em particular, tem se destacado como uma área de intensas atividades ufológicas. O município de Cláudio, por exemplo, que voltou recentemente aos holofotes da ufologia brasileira, registrou em 2024 novos casos significativos, incluindo o relato do vigia conhecido como “Seu Sabiá”, que afirma ter avistado “seres luminosos”. Em 2018, um caso intrigante envolveu o jovem Luís Eduardo de Abreu Silva, que descreveu ter observado um ser careca, de pescoço fino, que se movia como se flutuasse em direção a uma luz dentro de um milharal.
Vale ressaltar que Minas Gerais é berço de um dos casos mais emblemáticos e controversos da história da ufologia mundial: o Caso Varginha. O episódio, que completou 28 anos em 2024, continua gerando debates e novas investigações até hoje, com repercussões que ultrapassam as fronteiras nacionais.
O sul de Minas Gerais destaca-se como uma das regiões mais ativas em termos de fenômenos ufológicos no Brasil. O ufólogo Edison Boaventura Jr., que investiga ativamente a região, inclusive instalou câmeras com sensores de movimento em algumas fazendas da região de Cláudio para monitoramento contínuo dos fenômenos. A ocorrência em Guaranésia adiciona um novo capítulo a essa rica história de encontros inexplicáveis nos céus mineiros, reforçando a reputação do estado como um verdadeiro hotspot para atividades ufológicas, mesmo que os números oficiais não reflitam completamente essa realidade.