NASA restabelece contato com a Voyager 2 após “grito interestelar”

NASA restabelece contato com a Voyager 2 após “grito interestelar”
Voyager II. ilustração NASA/JPL-Caltech
Compartilhe

A NASA retomou o contato com a sonda espacial Voyager 2, que havia sido perdida há cerca de duas semanas, após um comando errado que inclinou sua antena. A agência espacial dos Estados Unidos conseguiu restabelecer contato total com a distante sonda graças a um “grito interestelar” que endireitou a orientação de sua antena.

----publicidade----

A Voyager 2 foi lançada em 1977 para explorar planetas externos e atualmente está a mais de 19,9 bilhões de quilômetros da Terra, muito além do Sistema Solar. Não se esperava restabelecer contato total com a sonda até pelo menos 15 de outubro, quando estava previsto que a Voyager 2 realizaria uma manobra automatizada de realinhamento. Mas, na terça-feira (1º de agosto), engenheiros conseguiram a ajuda de diversos observatórios terrestres que formam a Rede de Espaço Profundo (DSN, na sigla em inglês) para detectar uma onda portadora ou um “batimento cardíaco” da Voyager 2, embora o sinal ainda fosse muito fraco para que fosse possível ler os dados que transportava.

Em uma nova atualização na sexta-feira, 4, o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL, na sigla em inglês), que construiu e opera a sonda, disse que teve êxito em um esforço de longo alcance para enviar instruções que endireitaram a nave. As instalações da Rede de Espaço Profundo da agência de Camberra, na Austrália, enviaram o equivalente a um “grito interestelar”, informou o laboratório.

Com um tempo de luz unidirecional de 18,5 horas para que as instruções chegassem à Voyager, os controladores da missão demoraram 37 horas para saber se a ordem havia funcionado. A sonda começou a devolver os dados científicos e de telemetria às 12h29 no horário do leste dos Estados Unidos de 4 de agosto (11h29 no horário de Brasília), “indicando que está operando normalmente e que permanece em sua trajetória esperada”, disse o JPL.

Este é um grande feito para a NASA e para toda a comunidade científica. A Voyager 2 continua sua jornada pelo espaço interestelar, fornecendo informações valiosas sobre o universo além do nosso sistema solar. Estamos ansiosos para ver o que mais essa incrível sonda descobrirá em sua jornada pelo Cosmos.

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

As esferas voadoras na história da Ufologia Aviões e óvnis O que caiu em Caieiras na noite de 13 de junho de 2022? Extraterrestres: é a ciência quem diz! As etapas da pressão sobre o governo dos EUA em relação aos óvnis/UAP
Deseja receber notificações de notícias atualizadas do Portal Vigília no celular? SIM! QUERO! Não
×