Nem raio bola nem óvni: vídeo divulgado por youtuber de ciência é desmascarado

Nem raio bola nem óvni: vídeo divulgado por youtuber de ciência é desmascarado
Raio globular parecido com óvni enorme sobre uma cidade durante uma tempestade (Ilustração Portal Vigília/Bing/Dall-E2)

Um vídeo que supostamente mostrava um raio globular, também conhecido como raio bola, viralizou nas redes sociais após ser publicado pelo astrônomo amador e editor do blog Space Today, Sergio Sacani, em seu perfil no X (antigo Twitter) em 7 de agosto de 2023. Sacani é um conhecido crítico dos relatos ufológicos e diversas vezes lança mão do fenômeno dos raios globulares para contrapor relatos ou registros de objetos voadores não identificados, argumentando que na maioria das vezes erros de interpretação de fenômenos naturais podem ser explicações para relatos insólitos.

----publicidade----

Seria uma raro e belíssimo registro do misterioso e pouco compreendido fenômeno atmosférico, não fosse por um detalhe: o vídeo divulgado é falso, apenas uma criação digital.

A filmagem gerou polêmica nas redes sociais e muitos internautas se maravilharam com o registro. Alguns, entretanto, adotando o mesmo ceticismo habitual do divulgador científico, chegaram a apontar a falta de informações sobre a origem do vídeo bem como a inexistência de uma pesquisa mais apurada antes de apresentá-lo como verídico. O episódio chegou a render uma matéria na seção Tilt, do portal UOL.

Mas quem acabou identificando a fraude e apresentou uma comparação mostrando o vídeo original e a montagem foi o pesquisador, ufólogo e também youtuber Jorge Uesu Jr, criador do canal Óvnis e Mistérios em Geral (OMG). Ele publicou uma comparação em vídeo no shorts do seu canal no Youtube, mostrando lado a lado em sincronia (na verdade, em cima e embaixo) as duas gravações. A comparação de Uesu Jr deixou evidente a montagem digital, já que o vídeo original mostra apenas o momento em que relâmpagos atingem o solo, sem qualquer sinal de raio globular.

Uesu é um experiente investigador de imagens ufológicas e já teve outras análises de videos divulgadas pelo Portal Vigília, como no caso do UFO da Mooca.

----publicidade----

O raio globular é um fenômeno raro e pouco compreendido pela ciência. Ele é caracterizado por uma bola luminosa que pode variar em tamanho e cor, e que se move rápida ou lentamente pelo ar antes de desaparecer ou explodir. Os casos descritos na literatura ou já relatados indicam que a duração do fenômeno em geral é de poucos segundos, mas há episódios de vários minutos. Embora existam muitos relatos de testemunhas oculares do fenômeno, registros em vídeo ou fotografia são extremamente raros.

Este caso serve como um lembrete da importância de verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las nas redes sociais. É sempre importante buscar fontes confiáveis e checar os fatos antes de acreditar em tudo o que vemos na internet. Seja para relatos ufológicos ou… fenômenos naturais raros!

Redação Vigília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

×