O Ceará na rota dos UFOs
O alerta foi dado pelo leitor de Vigília Giovanni Freitas Vale (veja seção “Contato”), no dia 30 de setembro. Morador de Fortaleza, Ceará, ele relatou ter visto uma gravação em vídeo de um UFO feita no dia 29 de setembro, sobre a pequena cidade de Massapé, 270 quilômetros de Fortaleza. A cidade antes era conhecida apenas pelo seu artesanato de palha, produzindo boa parte dos chapéus e bolsas de palha de carnaúba que são vendidos e exportados na Capital, Fortaleza.
Com a ajuda do internauta Eric Zompero, morador em Fortaleza que contribui com a lista de discussão por e-mail OVNIBR-L, o mistério foi esclarecido. Segundo os grupos de pesquisas do Ceará tratava-se provavelmente de planeta ou estrela muito luminosa.
Apesar da autenticidade do fenômeno não ter sido confirmada, a cidade parece mesmo estar na rota dos UFOs. No dia 1º de outubro, o repórter Rodolfo Spinola, correspondente da Agência Estado, publicou nota sobre outra filmagem, realizada pela professora Maria do Socorro Rocha e com 12 minutos de duração e mostrando as evoluções de uma luz noturna. Além da evidência física, o jornalista conseguiu apurar diversos testemunhos, inclusive de autoridades da cidade, deslumbrados com os objetos que estariam aparecendo principalmente na região da Serra da Meruoca, sempre no período entre 19 e 21 horas. “Eles têm forma oval, emitem fachos de luzes coloridas muito intensas e se deslocam de um lado para o outro com muita velocidade”, afirmou o advogado Geraldo Soares, que presta serviços à prefeitura.
Em Sobral, cidade próxima a Massapé, o repórter da Agência Estado localizou a história mais estranha. O agricultor Antero Ricardo da Silva, de 47 anos, até então um dos mais ativos animadores da comunidade local, disse ter sofrido uma “agressão” de um desses objetos. “Hoje ele está apático, abatido, sem ânimo para nada”, diz o padre da comunidade São Damião, João Batista Mesquita.
Silva está sendo tratado na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, pelo neurocirurgião Geraldo Cristino. Ele sente dificuldades em respirar e não tem mais força nas pernas. Só anda com auxílio de uma bengala e, se está sentado, precisa apoiar-se em outra pessoa para manter o equilíbrio. “Ele contou ter recebido uma forte carga de luz de um objeto não identificado em Massapé”, revelou o neurocirurgião. “Depois de um exame clínico, quando fizemos uma avaliação, verificamos que seus reflexos motores estavam comprometidos, o que não lhe permitia andar direito”, afirmou o médico, destacando que é possível que isso tenha sido provocado “por uma descarga térmica, por um calor muito forte na direção de sua medula”. Cristino disse ainda que o efeito é similar quando uma bala de revólver passa próxima à medula. “Ela sofre conseqüências em função da sua temperatura”, concluiu.