O perfil do ufólogo
Com o passar dos anos e a diversificação nas manifestações do fenômeno UFO, os ufológos passaram a ser mais exigidos na condução das investigações, necessitando, nos dias de hoje, ter obrigatoriamente uma cultura geral, com conhecimentos pelo menos básicos de Astronomia, Aeronáutica, Física, Biologia, Psicologia e, inclusive, Parapsicologia. É necessário também que possua uma mente aberta e principalmente equilibrada, procurando estar sempre bem informado sobre tudo que acontece na Ufologia mundial, mantendo contato – na medida do possível – com pesquisadores e grupos ufológicos sérios.
Essa aproximação com quem lida seriamente com a Ufologia é muito importante, uma vez que inexistindo cursos administrados por Faculdades que possam formar ufólogos, a Ufologia virou uma “terra de ninguém”, onde ufólogos bem intencionados em seus propósitos convivem lado a lado com visionários e aproveitadores, que acabam por uma questão de vaidade mais se servindo da Ufologia do que para com ela contribuindo.
Apesar dessa realidade, uma parcela significativa de ufólogos são profissionais de diversas áreas, que acabam dedicando grande parte de seu precioso tempo de descanso em estudos e pesquisas para tentarem compreender a natureza, a origem e os objetivos das visitas dos extraterrestres ao planeta Terra.
Como uma característica quase que geral na formação do ufólogo, pode-se afirmar que essa qualificação foi conquistada por iniciativa própria, longe do amparo das universidades, como já citado.
Para informação do público leitor, registre-se que com raras exceções os ufólogos bancam suas próprias despesas nos constantes deslocamentos que o assunto exige, tanto por ocasião das pesquisas de campo quanto nas ocorrências de eventos que divulgam a Ufologia, ou seja, congressos, palestras, simpósios, fóruns etc, não havendo, em quase nenhum dos casos, a colaboração de instituições governamentais.
Pode-se concluir, portanto, que o ufólogo é um verdadeiro idealista, lutando com muitas dificuldades para dar seguimento à busca da verdade tão ansiosamente esperada pela humanidade.
Auditor financeiro e diretor do grupo CEPEX – Centro de Estudos e Pesquisas Exológicas de Sumaré.(extinto)